Mato Grosso

Banco de dados balístico utilizado pela Politec auxiliou mais de 130 inquéritos de crimes com uso de arma de fogo

Published

on

Há quase dois anos desde a adesão do Estado ao Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) identificou 154 ligações entre crimes cometidos em diferentes locais do país com 61 armas de fogo que foram apreendidas em Mato Grosso. Até agora, a ferramenta já auxiliou 131 inquéritos policiais.

A tecnologia pericial fornece subsídios fundamentais às ações destinadas às apurações criminais, contribuindo para a elucidação da autoria e correlação de crimes cometidos com a mesma arma de fogo.

O banco de dados que conecta todos os Estados do país na identificação de armas de fogo é utilizado em Mato Grosso desde abril de 2023.

Em uma das investigações, um único do fuzil modelo 556 “viajou” mais de mil quilômetros durante quase um ano e meio, e foi usado em assaltos nas cidades de Araçatuba (São Paulo) e Guarapuava (Paraná), em assaltos na modalidade “novo cangaço”. Além destes Estados, a Politec evidenciou que a mesma arma também foi utilizada em Mato Grosso, em assalto no mesmo modo de operação na cidade Confresa, no ano de 2023. A reconstituição do caminho da arma foi possível a partir do Sinab.

Leia Também:  Vigia Mais MT recupera 74 veículos em 2025 e devolve R$ 3,3 milhões em patrimônio a vítimas de furto ou roubo

Conforme explica o Gerente de Perícias de Balística da Politec, José Roque Arfeli, a ferramenta já possibilitou a identificação de que uma mesma arma foi utilizada em mais crimes de homicídio que ainda não estavam no radar das investigações ou que não se sabiam a autoria.

“Quando uma arma de fogo é apreendida e os ‘padrões’ são inseridos no Sinab é possível determinar em quais crimes ela foi utilizada. A ideia da ferramenta é possibilitar encontrar aquilo que ninguém está procurando”, citou Arfeli.

Cada ‘hit’, ou correlação entre armas e vestígios distintos, gera um laudo que é produzido pela Gerência de Perícias de Balística e encaminhado para as delegacias de polícia, para atender a pelo menos dois inquéritos policiais.

Sobre o Sinab

O Sinab é um banco de dados integrado entre unidades de perícia criminal, do Distrito Federal e da União e que utiliza equipamentos importados do Canadá e sistemas específicos para balística forense através dos Sistemas Automatizados de Indexação Balística (SIB).

A Politec de Mato Grosso conta com três SIB´s , que consistem em dois tipos de scanners, sendo um para projéteis e outro para estojos, e uma estação de análise balística. O sistema é um dos mais avançados do mundo, sendo utilizado pelas forças de segurança de mais de 80 países, dentre elas a Interpol.

Leia Também:  Desenvolve MT esclarece dúvidas sobre o financiamento de linhas de crédito

O sistema possibilita a comparação dos elementos de munição (projéteis e estojos) armazenados no Banco Nacional de Perfis Balísticos, do Sistema Nacional de Análise Balística.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Politec procura por familiares de vítimas já sepultadas

Published

on

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) procura por familiares de dois homens identificados e que já foram sepultados, em cemitérios públicos, para que sejam concluídos os trâmites legais de liberação dos corpos.

Eles foram identificados pela análise das impressões digitais, através do projeto “Lembre de Mim”, desenvolvido pela Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica, que revisa os casos antigos de vítimas não identificadas, aplicando tecnologias atuais e análise papiloscópica.

As pesquisas são realizadas com auxílio do sistema biométrico Abis, do banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral, e da Polícia Federal, além da colaboração do Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Polícia Civil e dos institutos de identificação de outros Estados.

Caso a família tenha interesse em transferir o corpo para outro cemitério ou jazigo, ou registrar a declaração de óbito, deve procurar a DMML pelo telefone (65) 98108-0036.

São procurados os familiares de:

Francisco Firmino Sobrinho nasceu em 09/09/1969 no município de Itaporanga (PB). É filho de Expedido Firmino e Maria Pereira Firmino. Ele morreu no dia 12/1/2012 no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá após ter sido socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Leia Também:  Secel estreia Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses 2025 com etapa regional Sudeste

Fernando Antonio Padilha nasceu em 02/2/1982 no município de Flórida Paulista (SP). É filho de José Padilha e Terezinha dos Anjos Padilha. Morreu no dia 06/5/2014 após ser socorrido pelo SAMU no dia 17/4/2014.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA