Mato Grosso

Bombeiros resgatam 13 pessoas presas em elevadores neste final de semana

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atuou no resgate de 13 pessoas presas em elevadores, em duas ocorrências distintas, registradas neste final de semana, nos municípios de Campo Verde e Lucas do Rio Verde.

A primeira ocorrência foi na noite deste sábado (1.11). Uma equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM), de Campo Verde (a 139 km de Cuiabá), recebeu uma chamada por volta das 20h14, informando sobre nove pessoas presas em um elevador da torre do Mirante, na Praça João Paulo II.

Ao chegar, os militares constataram que o elevador havia parado entre o terceiro e o quarto andar, deixando nove pessoas presas no interior do equipamento. Duas delas apresentavam sintomas de claustrofobia, como ansiedade intensa e dificuldade para respirar.

Com apoio remoto da equipe de manutenção 24 horas do elevador, os bombeiros seguiram os procedimentos de emergência para nivelamento e descida do equipamento. Contudo, o sistema entrou em modo de segurança, após uma das vítimas forçar a porta, impedindo qualquer movimentação do elevador.

Leia Também:  Polícia Militar frustra tentativa de roubo e apreende menores com arma de fogo e facão

Diante da situação, os bombeiros utilizaram uma escada para retirar as vítimas com segurança, após uma das pessoas, em pânico, ter arrombado uma parede de gesso na tentativa de sair.

As duas vítimas que apresentavam sintomas de claustrofobia foram encaminhadas ao hospital por terceiros, com apoio e acompanhamento da equipe da 11ª CIBM. As demais sete pessoas não apresentaram ferimentos e foram liberadas no local.

Após o resgate, o elevador permaneceu inoperante, e o local foi deixado em segurança sob responsabilidade da administração do local.

Segunda ocorrência

A segunda ocorrência aconteceu neste domingo (02.11). A equipe da 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar (13ª CIBM), de Lucas do Rio Verde (a 333 km de Cuiabá), foi acionada para resgatar quatro pessoas presas no elevador de uma papelaria no bairro Menino Deus.

Ao chegar, os militares constataram que o elevador apresentou uma pane súbita e parou no 2º andar do edifício.

Para liberar os ocupantes com segurança, os militares realizaram o acesso forçado utilizando o desencarcerador, equipamento especializado para esse tipo de situação.

Leia Também:  Câmeras do Vigia Mais MT permitem ao Governo recuperar R$ 19,6 milhões em veículos roubados e furtados

Todos foram resgatados, ilesos e examinados pela equipe de resgate do CBMMT, todos estáveis clinicamente, apresentando apenas suor leve, devido ao calor e ao susto.

Para mais informações sobre como agir ao ficar preso em elevador, acesse as orientações do CBMMT.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Prédios do novo Hospital Universitário Júlio Muller entram em fase de acabamento

Published

on

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão em fase de acabamento dos prédios. A previsão é de que a unidade, que será administrada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), se torne a maior estrutura hospitalar do Estado, com 58,5 mil metros quadrados de área construída.

O novo hospital está sendo erguido no km 16 da MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger, em uma área de 147 hectares. O projeto prevê oito blocos, 228 leitos de internação, 68 leitos de repouso, 63 leitos de UTI, 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios e diversas áreas de apoio, como banco de sangue, centro de triagem e unidades de diagnóstico por imagem.

Além dos acabamentos, ainda serão executados outros serviços referentes aos sistemas de água e esgoto do hospital. Quando a obra for concluída, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vinculada ao Ministério da Educação, será responsável por equipar e administrar a unidade.

O novo hospital é resultado de uma parceria entre a UFMT e a Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT), recebendo um investimento conjunto de R$ 221,1 milhões. A unidade será uma referência não apenas no atendimento à população, mas também na formação de profissionais de saúde.

Leia Também:  Ação rápida da Polícia Civil garante bloqueio e devolução de dinheiro furtado de vítima

“Restam alguns detalhes para que nós possamos entregar para a EBSERH, que vai fazer a instalação dos equipamentos e o funcionamento do hospital”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.

A construção do novo Hospital Universitário foi iniciada em 2012, pelo Consórcio Normandia, e deveria ter sido concluída antes da Copa do Mundo de 2014. No entanto, apenas 9% do projeto chegou a ser executado, o que levou à rescisão do contrato e à paralisação da obra por sete anos.

Durante o período de abandono, a estrutura sofreu com alagamentos recorrentes e chegou a ser considerada inviável, em gestões anteriores, devido a problemas de drenagem, captação de água e esgoto.

A partir de 2019, por determinação do governador Mauro Mendes, a Sinfra-MT realizou novos estudos técnicos para avaliar a estrutura existente e encontrar soluções para os problemas do terreno. Toda a parte já construída foi escaneada e reavaliada, o que permitiu o aproveitamento de parte das fundações e a retomada segura das obras.

Em 2020, foi realizada uma nova licitação na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), em que a empresa vencedora é responsável tanto pelos projetos quanto pela execução. O Consórcio JL-MBM venceu o processo e iniciou os trabalhos em novembro de 2021, após a conclusão dos novos projetos executivos.

Leia Também:  Polícia Militar apreende armas de fogo e prende homem por disparos e ameaça em Sinop

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA