Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em usina solar na zona rural

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na noite de quinta-feira (9.10), um incêndio em uma usina solar na zona rural de Nova Xavantina (a 607 km de Cuiabá).

A equipe da 4ª Companhia Independente Bombeiro Militar foi acionada por volta das 20h40 e prontamente se deslocou até o endereço da ocorrência.

Ao chegarem, os bombeiros constataram que o portão principal da propriedade estava trancado, o que impediu o acesso imediato à área atingida. Diante do risco de propagação das chamas, foi necessário o uso de ferramentas manuais para romper o cadeado e permitir a entrada.

Durante o reconhecimento, os militares perceberam que o terreno apresentava várias valetas de drenagem, o que dificultou a aproximação das viaturas de combate. Para controlar o incêndio, a equipe utilizou sopradores e aceiros manuais, uma técnica eficaz em áreas de pastagem seca, especialmente em condições de vento forte, que favorecem a propagação das chamas.

Os bombeiros militares permaneceram no local por mais de três horas até a completa extinção das chamas. O rescaldo foi concluído com o apoio da chuva que começou por volta da meia-noite, auxiliando na eliminação de possíveis focos remanescentes. Não houve registro de vítimas.

Leia Também:  PM frustra rolezinho de motoqueiros e prende suspeitos por direção perigosa em Cuiabá

*Sob supervisão de Hannah Marques

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Prédios do novo Hospital Universitário Júlio Muller entram em fase de acabamento

Published

on

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão em fase de acabamento dos prédios. A previsão é de que a unidade, que será administrada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), se torne a maior estrutura hospitalar do Estado, com 58,5 mil metros quadrados de área construída.

O novo hospital está sendo erguido no km 16 da MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger, em uma área de 147 hectares. O projeto prevê oito blocos, 228 leitos de internação, 68 leitos de repouso, 63 leitos de UTI, 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios e diversas áreas de apoio, como banco de sangue, centro de triagem e unidades de diagnóstico por imagem.

Além dos acabamentos, ainda serão executados outros serviços referentes aos sistemas de água e esgoto do hospital. Quando a obra for concluída, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vinculada ao Ministério da Educação, será responsável por equipar e administrar a unidade.

O novo hospital é resultado de uma parceria entre a UFMT e a Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT), recebendo um investimento conjunto de R$ 221,1 milhões. A unidade será uma referência não apenas no atendimento à população, mas também na formação de profissionais de saúde.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros realiza corte e remoção de árvore que obstruía pista de rodovia

“Restam alguns detalhes para que nós possamos entregar para a EBSERH, que vai fazer a instalação dos equipamentos e o funcionamento do hospital”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.

A construção do novo Hospital Universitário foi iniciada em 2012, pelo Consórcio Normandia, e deveria ter sido concluída antes da Copa do Mundo de 2014. No entanto, apenas 9% do projeto chegou a ser executado, o que levou à rescisão do contrato e à paralisação da obra por sete anos.

Durante o período de abandono, a estrutura sofreu com alagamentos recorrentes e chegou a ser considerada inviável, em gestões anteriores, devido a problemas de drenagem, captação de água e esgoto.

A partir de 2019, por determinação do governador Mauro Mendes, a Sinfra-MT realizou novos estudos técnicos para avaliar a estrutura existente e encontrar soluções para os problemas do terreno. Toda a parte já construída foi escaneada e reavaliada, o que permitiu o aproveitamento de parte das fundações e a retomada segura das obras.

Em 2020, foi realizada uma nova licitação na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), em que a empresa vencedora é responsável tanto pelos projetos quanto pela execução. O Consórcio JL-MBM venceu o processo e iniciou os trabalhos em novembro de 2021, após a conclusão dos novos projetos executivos.

Leia Também:  Governo de MT lança programa inovador para fortalecimento da agricultura familiar em parceria com Banco Mundial

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA