.

Mato Grosso

Detran-MT aprimora prova teórica para promover a acessibilidade as pessoas surdas

Publicados

em

image_pdfimage_print


Em razão das dificuldades enfrentadas pelas pessoas surdas no momento da realização da prova teórica de direção, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) adequou a prova teórica para o formato em Libras, buscando garantir o acesso a comunidade surda na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A gravação da tradução das provas foi realizada pelo Intérprete de Libras do Detran-MT, Maurício Tadeu Pacheco da Silva, no estúdio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

A prova contém 30 questões e 4 alternativas, sendo que cada alternativa tem um vídeo traduzido para Libras, para facilitar o entendimento dos candidatos surdos.

Os exames teóricos já foram aplicados na sede do Detran-MT, em Cuiabá, e na 51ª Ciretran de Campo Verde.  

O Intérprete de Libras do Detran-MT, Maurício Tadeu Pacheco da Silva, explica que muitas vezes os candidatos surdos têm dificuldade com a língua portuguesa e pouca orientação em Libras, gerando falta de compreensão no momento da leitura da prova teórica.

De acordo com o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, além dos candidatos surdos, as provas também irão atender os candidatos que possuem dislexia e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, em virtude do acréscimo do tempo de realização da prova do candidato que é de 90 minutos, quase o dobro do tempo padrão para a população em geral.  

Leia Também:  Abertas inscrições para capacitação em gestão pública cultural

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, destaca que as adequações na prova teórica buscam garantir o acesso ao serviço a todos os cidadãos e o atendimento digno da pessoa humana. 

Atendimento exclusivo

Desde o final do ano passado, o Detran-MT já conta com atendimento exclusivo aos cidadãos surdos com suporte do intérprete de libras para auxiliar no momento da realização do serviço presencial.

Para ter esse atendimento exclusivo, o cidadão surdo deve fazer o agendamento prévio através do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br), pelo link CLIQUE AQUI 

O atendimento com suporte do intérprete de libras é realizado somente as quartas-feiras, no período matutino e vespertino, na sede do Detran-MT, em Cuiabá. 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Sábado (19): Mato Grosso registra 438.719 casos e 11.635 óbitos por Covid-19

Publicados

em

Por

image_pdfimage_print


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (19.06), 438.719 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 11.635 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 875 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 438.719 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 12.750 estão em isolamento domiciliar e 412.610 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 441 internações em UTIs públicas e 376 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 79,17% para UTIs adulto e em 42% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (91.024), Rondonópolis (31.853), Várzea Grande (29.639), Sinop (21.288), Sorriso (15.234), Tangará da Serra (15.064), Lucas do Rio Verde (13.472), Primavera do Leste (11.160), Cáceres (9.488) e Alta Floresta (8.384).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Governo fortalece diálogo e ouve demandas de gestores da rede de ensino no interior do Estado

O documento ainda aponta que um total de 350.769 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 682 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na sexta-feira (18.06), o Governo Federal confirmou o total de 17.801.462 casos da Covid-19 no Brasil e 498.499 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 17.702.630 casos da Covid-19 no Brasil e 496.004 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta sábado (19.06).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Leia Também:  Detran-MT intensifica aplicação de prova teórica para colocar demanda em dia

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VÍDEO INSTITUCIONAL

Beth`s Grill Restaurante

VÍDEO INSTITUCIONAL

VÍDEO INSTITUCIONAL

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA