Mato Grosso

Disque Extorsão 181 fecha primeiro mês com 380 denúncias registradas e resulta em operações

Published

on

O serviço de denúncia Contra Facções Criminosas, criado pelo Governo do Estado de Mato Grosso como parte das ações do Programa Tolerância Zero, recebeu 380 denúncias no primeiro mês de funcionamento e já resultou em operações policiais. Criado em 11 de março, o serviço registrou uma média de 13 denúncias ao dia.

“Mesmo 30 dias sendo considerado um prazo curto quando se trata de crimes de maior complexidade, que exigem mais tempo para apuração e produção de provas, a Polícia Civil já fez operações com base em denúncias que chegaram pelo Disque Extorsão”, afirma o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri.

Desse total, 90%, ou 345, foram formalizadas via Disque Extorsão, o telefone 181. As demais, 35, chegaram pela internet, em relatos de textos feitos na aba ‘Facção Criminosa’, dentro do serviço ‘E-Denúncias 24 horas’, disponibilizado na página da Secretaria de Segurança Pública(Sesp-MT) para denunciar todas as modalidades de crimes.

“Informações fornecidas por cidadãos mato-grossenses foram fundamentais, por exemplo, para a Falso Profeta, a segunda operação da Polícia Civil dentro do trabalho de desarticulação de esquemas de extorsão e lavagem de dinheiro praticados por facção criminosa contra estabelecimentos comerciais de distribuição de água mineral em Cuiabá e Várzea Grande”, informa Roveri.

Leia Também:  Documentário selecionado em edital da Secel resgata memórias e valoriza mestre da cultura em Poxoréu

Deflagrada no dia 20 de março, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco), com a Falso Profeta foram cumpridas 30 ordens judiciais, sendo sete mandados de prisão preventiva, nove de buscas e apreensão, duas determinações de proibição de exercício de atividade econômica de empresas, cinco sequestros de veículos e sete bloqueios de contas bancárias que inicialmente geraram um prejuízo de R$ 1,5 milhão aos criminosos, de acordo com dados da Polícia Civil.

“Esse número de denúncias recebidas é uma excelente resposta da sociedade ao chamamento do Governo do Estado. Queremos que as pessoas continuem ligando, informando, pois além da garantia de sigilo, asseguramos que todas as informações que chegam são investigadas”, assinala o secretário.

Roveri reforça que o Disque Extorsão 181 é parte do Tolerância Zero às Facções Criminosas, lançado em novembro de 2024 pelo governador Mauro Mendes. Dentro desse o Governo do Estado convocou 400 novos servidores para a Segurança Pública, implantou uma coordenadoria e ampliou o número de delegacias de repressão ao crime organizado, além de chamar representantes de outros poderes e da sociedade organizada para compor o Comitê Integrado e Estratégico de Combate às Facções Criminosas, um órgão deliberativo presidido pelo governador Mauro Mendes.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros resgata lobo-guará que ficou preso em restaurante em Jaciara

Garantia de sigilo

O Disque Extorsão 181 funciona em sala anexa à central de câmeras de monitoramento, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública(Ciosp), na sede da Secretaria de Segurança Pública. Quem denuncia tem a garantia de sigilo absoluto. Além de não precisar dizer o nome, o número do telefone de origem da ligação não aparece para o servidor que faz a interlocução. A Sesp utiliza o recurso de criptografia para ocultar a numeração.

Canais de denúncias: Disque Extorsão – 181 e www.sesp.mt.gov.mt

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

“É a primeira vez que vejo um espetáculo dessa grandeza aqui em Cuiabá”, afirma espectadora do Auto da Paixão de Cristo

Published

on

Em uma noite marcada pela emoção, espiritualidade e conexão entre gerações, o Auto da Paixão de Cristo, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, encantou centenas de pessoas com um espetáculo a céu aberto nesta quinta-feira (17.4), retratando os últimos momentos da vida de Jesus. A ação vem se consolidando como um dos mais importantes eventos de fé e cultura do calendário mato-grossense.

Para muitos, a apresentação não foi apenas uma encenação teatral, mas uma oportunidade de reflexão profunda e vivência espiritual coletiva.

Residente em Mato Grosso há 36 anos, a aposentada Rozecrei Rosa, que mora em Cuiabá há seis anos, afirmou que foi a primeira vez que assistiu um espetáculo grandioso como este, ficando encantada com a experiência.


Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT

“Eu estou aqui com a minha família e é a primeira vez que temos a oportunidade de ver um espetáculo como este. Minha mãe e irmão vieram do Paraná e estão aqui comigo. Está sendo mais surpreendente do que eu pensava. Não tinha noção de como seria, mas estou adorando. Nunca vi algo tão grandioso como esse espetáculo aqui em Cuiabá. Que o Governo de Mato Grosso continue pensando na cultura como um todo, porque precisamos muito disso. Para a minha mãe, que tem 76 anos, e meu irmão, que é especial, encontramos uma estrutura com boa acessibilidade, cadeiras confortáveis, tudo de muito bom acesso. Estamos aproveitando bastante”, destacou Rozecrei.

Leia Também:  SES promove capacitação sobre arboviroses na infância

Outro espectador que se emocionou com a apresentação foi Joaquim Ribeiro Rocha, de 66 anos, morador do bairro Cidade Verde. Evangélico, ele ressaltou a importância de momentos como este para o fortalecimento da fé.


Foto: Darlene Marques | Setasc-MT

“A gente precisa refletir sobre o que aconteceu com Jesus, sobre a vida e a morte d’Ele. Não vivemos só para esta terra. Jesus está prometendo uma vida eterna e precisamos ter essa visão espiritual. Está tudo muito bonito. Convido todo mundo que ainda não veio: venham assistir, é um momento nobre e muito especial”, convidou.

O evento faz parte do Programa SER Família Fé e Vida, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso voltada ao fortalecimento dos valores familiares, espirituais e culturais, com atenção especial à inclusão de idosos, pessoas com deficiência e famílias em situação de vulnerabilidade.

A secretária da Setasc, coronel PM Grasi Paes, destacou a importância da ação como um espaço de união e fortalecimento da espiritualidade:

“A fé move as pessoas, e o SER Família Fé e Vida vem justamente com essa proposta: promover momentos de encontro, acolhimento e espiritualidade. O Auto da Paixão de Cristo é uma manifestação cultural que toca a alma, resgata valores e fortalece os laços familiares. Estamos felizes em proporcionar essa experiência a tantas famílias mato-grossenses”, afirmou a secretária.

Leia Também:  Museu de História Natural de Mato Grosso recebe a 1ª Feira Indígena de Mato Grosso


Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT

O espetáculo segue em exibição até domingo (20) e a entrada é gratuita. A organização reforça que o evento é totalmente acessível, com estrutura adaptada para pessoas com mobilidade reduzida e espaço amplo para acolher o público com conforto e segurança.

Mutirão da Cidadania integra programação do Auto da Paixão de Cristo

Além do espetáculo que emociona o público, o evento também conta com o Mutirão da Cidadania, que segue até domingo (20), das 14h às 18h, oferecendo atendimentos gratuitos à população. Entre os serviços disponíveis estão a emissão de segunda via de documentos, fotos 3×4, orientações jurídicas e sociais, atendimento psicológico e ações voltadas à promoção de direitos, fortalecimento dos vínculos familiares e informações sobre os benefícios do Programa SER Família.

A união entre cultura, fé e cidadania reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o cuidado integral às famílias, promovendo não só o acesso à arte, mas também a serviços essenciais que impactam diretamente na qualidade de vida da população.

Programação do Auto da Paixão de Cristo 2025

Local: Arena Pantanal (Setor Oeste)

  • Sexta-feira (18/04) – 18h30 e 21h
  • Sábado (19/04) – 19h
  • Domingo (20/04) – 19h

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA