Mato Grosso

Dois homens são presos em Cuiabá após serem identificados por câmeras do Vigia Mais MT

Published

on

Dois homens foram presos neste final de semana em Cuiabá com o auxílio do sistema de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, que integra câmeras de videomonitoramento em todo o estado. Ambos possuíam mandados de prisão em aberto.

O caso mais recente ocorreu no sábado (1º.11), às 16h22, na Rua 13 de Junho, região central da capital. O suspeito foi identificado pelo sistema de reconhecimento facial do Vigia Mais MT, e a checagem confirmou um mandado de prisão por estupro de vulnerável. As informações foram imediatamente repassadas ao 1º Batalhão da Polícia Militar, que realizou a abordagem.

Mais cedo, no mesmo dia, às 15h32, outro homem foi localizado em um shopping center de Cuiabá. Ele também foi identificado pelas câmeras do programa, que apontaram um mandado de prisão por tráfico de drogas. O videomonitoramento levantou informações junto à equipe de segurança do local e constatou que o suspeito estava em um café do shopping. A ocorrência foi repassada às guarnições da região do Bosque da Saúde, que efetuaram a abordagem. O indivíduo se recusou a se identificar e não portava documentos.

Leia Também:  Mato Grosso amplia ações para aplicação da avaliação em mais de 1,3 mil escolas públicas e privadas

Os dois homens foram encaminhados à Delegacia da Polícia Judiciária Civil (PJC) para as providências legais.

Vigia Mais MT

O Programa Vigia Mais MT já conta com mais de 15 mil câmeras integradas ao sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A iniciativa está presente em 128 municípios mato-grossenses, fortalecendo a atuação integrada entre as forças de segurança do Estado.

Com o uso de tecnologias avançadas, como o reconhecimento facial e a leitura automática de placas (OCR), o programa tem contribuído de forma decisiva para a prevenção e elucidação de crimes, além de garantir respostas mais rápidas às ocorrências. Desde a sua implantação, mais de 70 prisões já foram realizadas com o apoio direto do sistema, consolidando o Vigia Mais MT como uma das ferramentas mais eficientes de segurança pública no país.

*Sob supervisão de Alecy Alves

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Seduc realiza Aulão de Véspera para estudantes da rede estadual que prestarão o Enem 2025

Published

on

A Secretaria de Estado de Mato Grosso (Seduc-MT), realizou nesta sexta-feira (7.11), o primeiro de dois aulões de véspera para estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Durante a aula, eles puderam revisar os conteúdos, participar de palestras e atividades culturais.

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes a revisão de conteúdos essenciais por meio de aulas dinâmicas, os aulões contam com a participação de professores convidados. Nesta primeira aula, foram abordados conteúdos de Linguagens e Ciências Humanas.

De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, durante toda a preparação dos estudantes, foram mais de 800 horas de aulas gravadas, com encontros presenciais aos sábados.

“Estamos oferecendo as últimas aulas presenciais para mais de 600 estudantes. Para os estudantes que não podem acompanhar as aulas de forma presencial, também estamos transmitindo, por meio do canal do YouTube da Seduc”.

O secretário também afirmou que mais de 37 mil estudantes da rede estadual que estão concluindo o Ensino Médio ou EJA estão aptos para as provas nos dias 9 e 16 de novembro. Desse total, mais de 27 mil alunos se prepararam por meio do Pré-Enem Digit@l MT, da Seduc.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem que deixou companheira cega após violenta agressão

“Desde maio, a preparação dos alunos incluiu simulados e atividades, além das avaliações do sistema estruturado. Os professores puderam elaborar questões e materiais didáticos direcionados ao Enem”, completou.

A estudante Alanis Luigi, do 3º ano da Escola Estadual Adalgisa de Barros, em Várzea Grande, afirmou que os aulões auxiliam na preparação dos estudantes, especialmente para aqueles que possuem pouco tempo disponível, seja por questões de trabalho ou outras responsabilidades.

Sua colega, Sofia Figueiredo, também do 3º ano, concordou. Segundo ela, “o aulão serve como uma revisão que permite esclarecer dúvidas e reforçar o conhecimento adquirido durante todo o ano”.

A estudante ainda contou que participou do Enem no último ano. “Percebi que demorei bastante para responder às questões. Acabou não dando tempo de terminar as questões e precisei escrever a redação com pressa”, disse ela.

O próximo aulão acontece dia 14 de novembro, no Senai Várzea Grande, presencialmente, das 12h às 18h, no Senai Várzea Grande e vai abordar a segunda parte da prova, com assuntos relacionados a Física, Química, Biologia e Matemática. A aula também será transmitida ao vivo pelo canal da Seduc-MT no YouTube.

Leia Também:  Quatro pessoas são presas em Cuiabá durante operação de fiscalização com foco em motocicletas

O Pré-Enem, Digit@l MT faz parte das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA