Mato Grosso

Estudantes da rede estadual visitam Senado Federal e Câmara dos Deputados nesta terça-feira (4)

Published

on

Vinte e um estudantes da rede estadual de ensino embarcaram para Brasília (DF), nesta terça-feira (4.11), para participar de mais uma etapa do Projeto Parlamento Jovem. A iniciativa é promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT).

Voltado à formação cidadã e ao fortalecimento do protagonismo estudantil, o projeto tem como objetivo aproximar os jovens da realidade política e institucional do país. Além disso, busca estimular o exercício da cidadania, a reflexão sobre os valores democráticos e a compreensão do funcionamento dos poderes da República.

Durante a programação desta manhã, os participantes realizaram uma visita técnica à Câmara dos Deputados. No período da tarde, conheceram o Senado Federal e alguns dos principais pontos turísticos da capital federal, como o Memorial JK, a Praça dos Três Poderes e a Catedral Metropolitana de Brasília.

Encerrando as atividades do dia, os estudantes participam, no período noturno, de um jantar de confraternização, antes do retorno a Cuiabá.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre buscas contra integrantes de facção investigados por homicídios em Peixoto de Azevedo

A ação integra o eixo de Formação Cidadã do projeto e tem caráter pedagógico e institucional. A experiência proporciona aos jovens conhecimento, vivência prática e inspiração para o exercício ativo da cidadania, contribuindo para o fortalecimento das instituições democráticas.

Projeto Parlamento Jovem

O Projeto Parlamento Jovem foi criado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso com o objetivo de oportunizar aos estudantes do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio das redes pública e privada a vivência do processo democrático.

A iniciativa envolve uma série de atividades formativas e práticas, incluindo visitas aos poderes do Estado, oficinas sobre o processo legislativo, elaboração de projetos de lei, composição de colégio de líderes e realização de sessões ordinárias simuladas.

A 9ª Legislatura do programa (biênio 2025/2027) foi empossada em abril deste ano e conta com representantes de escolas dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Seduc realiza Aulão de Véspera para estudantes da rede estadual que prestarão o Enem 2025

Published

on

A Secretaria de Estado de Mato Grosso (Seduc-MT), realizou nesta sexta-feira (7.11), o primeiro de dois aulões de véspera para estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Durante a aula, eles puderam revisar os conteúdos, participar de palestras e atividades culturais.

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes a revisão de conteúdos essenciais por meio de aulas dinâmicas, os aulões contam com a participação de professores convidados. Nesta primeira aula, foram abordados conteúdos de Linguagens e Ciências Humanas.

De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, durante toda a preparação dos estudantes, foram mais de 800 horas de aulas gravadas, com encontros presenciais aos sábados.

“Estamos oferecendo as últimas aulas presenciais para mais de 600 estudantes. Para os estudantes que não podem acompanhar as aulas de forma presencial, também estamos transmitindo, por meio do canal do YouTube da Seduc”.

O secretário também afirmou que mais de 37 mil estudantes da rede estadual que estão concluindo o Ensino Médio ou EJA estão aptos para as provas nos dias 9 e 16 de novembro. Desse total, mais de 27 mil alunos se prepararam por meio do Pré-Enem Digit@l MT, da Seduc.

Leia Também:  Polícia Civil apreende grande quantidade de droga embalada para venda em Tapurah

“Desde maio, a preparação dos alunos incluiu simulados e atividades, além das avaliações do sistema estruturado. Os professores puderam elaborar questões e materiais didáticos direcionados ao Enem”, completou.

A estudante Alanis Luigi, do 3º ano da Escola Estadual Adalgisa de Barros, em Várzea Grande, afirmou que os aulões auxiliam na preparação dos estudantes, especialmente para aqueles que possuem pouco tempo disponível, seja por questões de trabalho ou outras responsabilidades.

Sua colega, Sofia Figueiredo, também do 3º ano, concordou. Segundo ela, “o aulão serve como uma revisão que permite esclarecer dúvidas e reforçar o conhecimento adquirido durante todo o ano”.

A estudante ainda contou que participou do Enem no último ano. “Percebi que demorei bastante para responder às questões. Acabou não dando tempo de terminar as questões e precisei escrever a redação com pressa”, disse ela.

O próximo aulão acontece dia 14 de novembro, no Senai Várzea Grande, presencialmente, das 12h às 18h, no Senai Várzea Grande e vai abordar a segunda parte da prova, com assuntos relacionados a Física, Química, Biologia e Matemática. A aula também será transmitida ao vivo pelo canal da Seduc-MT no YouTube.

Leia Também:  Polícia Militar conduz três faccionados e apreende arma de fogo utilizada em homicídio em Cáceres

O Pré-Enem, Digit@l MT faz parte das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA