Mato Grosso

Governo de MT apresenta potencial agrícola a delegação chinesa em reunião sobre Ferrovia Bioceânica

Published

on

A secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia de Mato Grosso, Linacis Vogel Lisboa, representou o Estado na reunião entre o governo brasileiro e uma delegação técnica da República Popular da China, realizada para discutir parcerias bilaterais na área de transportes.

O encontro realizado de forma híbrida na manhã desta terça-feira (15.4), em Brasília (DF), teve como principal pauta a Ferrovia Bioceânica, projeto estratégico que visa criar um corredor de transporte ligando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. A previsão é que a ferrovia tenha início no Porto Sul, em Ilhéus (BA), e siga até o Porto de Chancay, no Peru, passando por Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, além do território peruano.

Durante a reunião, o governo chinês recebeu informações sobre as principais rotas de escoamento de mercadorias no Brasil, com destaque para a localização dos polos de produção e os custos logísticos envolvidos. Linacis apresentou os dados de Mato Grosso, ressaltando que o estado é o maior produtor de grãos e carne bovina do país e preserva 60% do seu território.

Leia Também:  Governo investe R$ 79 milhões e inaugura maior ponte entre Cuiabá e Várzea Grande

Ela destacou que, nos últimos 30 anos, graças à atuação conjunta entre o setor público e privado, a agricultura mato-grossense cresceu 1.612%. A safra 2024/2025 deve atingir um recorde de 101 milhões de toneladas, com projeções de chegar a 140 milhões até 2030.

Os representantes chineses também foram informados de que Mato Grosso é responsável por 31,6% da produção de grãos do país, possui um rebanho de 32,8 milhões de cabeças de gado e concentra 73% da produção nacional de etanol de milho, com 21 usinas em operação, sendo 11 de milho.

“Todos os estados que podem ser atravessados pela Ferrovia Bioceânica apresentaram seus potenciais de produção, necessidades e demandas. Acredito que os chineses buscam identificar o potencial de mercado que justifique o investimento. Mostramos que Mato Grosso cresce em ritmo capaz de atender a demanda global por alimentos. A logística é um desafio, mas o Governo do Estado tem feito sua parte com a ferrovia estadual e a pavimentação de 6 mil km de rodovias”, afirmou Linacis.

Leia Também:  Setor de hospedagem cresce 11% em MT e atrai novos empreendedores

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Politec procura por familiares de vítimas já sepultadas

Published

on

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) procura por familiares de dois homens identificados e que já foram sepultados, em cemitérios públicos, para que sejam concluídos os trâmites legais de liberação dos corpos.

Eles foram identificados pela análise das impressões digitais, através do projeto “Lembre de Mim”, desenvolvido pela Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica, que revisa os casos antigos de vítimas não identificadas, aplicando tecnologias atuais e análise papiloscópica.

As pesquisas são realizadas com auxílio do sistema biométrico Abis, do banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral, e da Polícia Federal, além da colaboração do Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Polícia Civil e dos institutos de identificação de outros Estados.

Caso a família tenha interesse em transferir o corpo para outro cemitério ou jazigo, ou registrar a declaração de óbito, deve procurar a DMML pelo telefone (65) 98108-0036.

São procurados os familiares de:

Francisco Firmino Sobrinho nasceu em 09/09/1969 no município de Itaporanga (PB). É filho de Expedido Firmino e Maria Pereira Firmino. Ele morreu no dia 12/1/2012 no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá após ter sido socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Leia Também:  Escola de Governo está com inscrições abertas para capacitação em políticas públicas

Fernando Antonio Padilha nasceu em 02/2/1982 no município de Flórida Paulista (SP). É filho de José Padilha e Terezinha dos Anjos Padilha. Morreu no dia 06/5/2014 após ser socorrido pelo SAMU no dia 17/4/2014.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA