Mato Grosso

Governo entrega escrituras definitivas e põe fim à espera de mais de 40 anos de moradores de assentamento

Published

on

O Governo de Mato Grosso entregou, neste sábado (17.5), 84 escrituras aos moradores da Agrovila João Ponce de Arruda em Campo Verde (a 140 km de Cuiabá), pondo fim a uma espera de mais de 40 anos para os moradores.

“É um sonho. Estou na Agrovila desde 1981 e já ajudei muito essa comunidade. Sou grata por estar recebendo hoje este título, é uma realização. Para nós, moradores, é muito gratificante ver a evolução da região. Sinto gratidão por ter vindo nos 80 com o meu pai, que foi um guerreiro”, declarou Maria Malva de Magalhães Carline, moradora da agrovila.

Com as entregas deste sábado, já são 374 beneficiados no município de Campo Verde com o trabalho de regularização fundiária do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), que garante segurança jurídica às famílias.

Desde o início da gestão, o Governo de Mato Grosso já realizou a entrega de mais de 19 mil escrituras urbanas e rurais em todo o Estado, por meio de um investimento de mais de R$ 87 milhões para a regularização fundiária.

Leia Também:  Sefaz abre consulta pública para elaboração do Orçamento de 2026 nesta quinta-feira (12)

“Durante muitos anos, encontrávamos pessoas com títulos que não valiam nada. Hoje, nós entregamos a escritura registrada em cartório sem custar nada para aqueles que sonharam, trabalharam e conquistaram. Já são mais de 20 mil títulos entregues. É, disparado, o maior programa de entrega de escritura na mão do cidadão”, ressaltou o governador Mauro Mendes.

A entrega de títulos em Campo Verde é fruto de parceria com a Prefeitura e a Corregedoria Geral da Justiça, com a regularização das áreas resguardada pela Lei 13.465/2017, mediante o procedimento de Reurb. A normativa permite que a Prefeitura atue em área do estado, além de garantir a entrega em tempo hábil aos moradores do município.

O presidente do Intermat, Francisco Serafim, ressaltou a importância dos títulos entregues.

“Estamos transformando uma esperança em realidade, cumprindo nossa obrigação de levar essa segurança para todos que aqui vivem”, afirmou.

Serafim ainda explicou sobre o procedimento adotado com a Prefeitura de Campo Verde, que tornou o processo de regularização mais rápido.

“Pelo Reurb, nós delegamos para o município e ele executa as tarefas da legislação, tornando muito mais simples para fazer o processo de regularização fundiária. A modalidade é totalmente segura e mais célere”, disse.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros inicia 5º Curso de Perícia em Incêndios Florestais

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Casal transforma churrasco em negócio de sucesso e impulsiona crescimento com crédito da Desenvolve MT

Published

on

A história do Assados do Julhão, em Cuiabá, é exemplo de como o empreendedorismo em casal pode transformar desafios em conquistas. Criado em 2018 por Adriana Café e Júlio Nunes Paula, o negócio nasceu da necessidade financeira e cresceu graças à união e à força conjunta de um casal que encontrou no churrasco uma oportunidade de renda. Com o tempo, eles estruturaram um modelo de negócio sólido e impulsionaram o crescimento da empresa com o crédito da Desenvolve MT.

O início da trajetória foi modesto, com apenas uma máquina de frango assado, instalada em uma calçada do bairro Tijucal. Na época, Júlio havia sido desligado do emprego com carteira assinada e viu no preparo de carnes, uma habilidade que já exercia informalmente, uma chance de empreender. Ele contou com o apoio da esposa Adriana na empreitada.

Os primeiros frangos foram vendidos à sombra de uma tenda. Até 2024, o casal operou de forma itinerante, lidando com as dificuldades comuns de quem empreende ao ar livre, exposição ao sol, estrutura limitada e logística desafiadora. Ainda assim, a clientela cresceu e, com ela, a necessidade de um espaço próprio e mais estruturado. Em outubro do ano passado, os empreendedores conseguiram adquirir um ponto comercial fixo na mesma avenida onde atendiam, o que garantiu a fidelização dos clientes e a ampliação das vendas.

Com o novo espaço e a crescente demanda, surgiram também novos desafios. O consumo elevado de eletricidade, proveniente de seis freezers e equipamentos de cozinha, levou a conta de luz a valores altos. Foi nesse momento que Adriana e Júlio buscaram apoio na Desenvolve MT. Com financiamento para instalação de energia solar, o casal conseguiu reduzir os custos, otimizar o fluxo de caixa e reinvestir em novas melhorias.

Leia Também:  Defesa Civil de MT inicia capacitação para uso do sistema de alerta de riscos e desastres

O atendimento na Desenvolve MT foi um divisor de águas para o negócio. Segundo o casal, o processo foi conduzido com muita orientação técnica, permitindo que eles estruturassem o projeto para a aprovação do crédito. Com o sistema fotovoltaico instalado, a economia foi significativa, contribuindo para a sustentabilidade financeira do empreendimento.

“O crédito da Desenvolve MT fez toda a diferença pra gente. Com ele, conseguimos investir em energia solar, economizar bastante na conta de luz e ainda aplicar esse dinheiro que sobrou em outras áreas do nosso negócio. Foi um passo importante pra estruturação da empresa. E o melhor, as parcelas cabem no bolso, os juros são baixos, e a economia que tivemos já ajuda até no capital de giro. A gente sempre correu atrás, e encontrar esse apoio foi essencial pra continuar crescendo”, avaliou Júlio.

Hoje, o Assados do Julhão comercializa mais de meia tonelada de proteína por final de semana, atendendo exclusivamente aos sábados e domingos. O modelo de negócio inclui pratos completos com frango, costela suína e acompanhamentos de porções variadas. Além de manter a qualidade, o casal busca diferenciais como a diversidade no cardápio e o atendimento personalizado em datas comemorativas.

Leia Também:  Sefaz abre consulta pública para elaboração do Orçamento de 2026 nesta quinta-feira (12)

Com mais de 20 anos de convivência, sendo 11 anos de casamento, Adriana e Júlio representam a união entre vida pessoal e propósito profissional. Ao lado dos filhos e de uma equipe de apoio, eles conduzem um negócio que une sabor e uma gestão eficiente, com base em planejamento e parcerias estratégicas como a realizada com a Desenvolve MT.

Desenvolve Empresarial

A linha de crédito Desenvolve Empresarial é voltada para empresas que desejam investir no crescimento do seu negócio, seja por meio da aquisição de máquinas e equipamentos, reformas, ampliações ou capital de giro associado ao investimento.

Com condições facilitadas e taxas acessíveis, a linha é procurada por empreendedores que buscam modernizar e expandir suas atividades com planejamento e segurança. Com prazos de pagamento de até 120 meses, incluindo até 12 meses de carência, a linha oferece flexibilidade para que o empresário invista com tranquilidade.

Este ano já foram liberados pouco mais de R$ 35 milhões por meio da linha Desenvolve Empresarial, beneficiando empreendedores de diversos setores em todo o estado. Os recursos contribuíram diretamente para a geração de empregos, aumento da produtividade e fortalecimento da economia local.

*Com supervisão de Livia Rabani

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA