Mato Grosso

Incêndio no Parque Estadual Encontro das Águas está parcialmente controlado

Publicados

em

image_pdfimage_print


Após 20 dias de atuação, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), junto com as demais forças integradas na Operação Guardiões do Pantanal II, conseguiram conter, parcialmente, o incêndio que estava queimando a vegetação seca dentro do Parque Estadual Encontro das Águas (PEEA), na região de Porto Jofre, no Pantanal mato-grossense. A força-tarefa teve início em 04 de setembro, quando foram detectados focos de fogo dentro da unidade de conservação ambiental. 

Segundo relatório do CBMMT, as duas aeronaves Air Tractor 802, contratadas pela Secretaria Adjunta de Defesa e Proteção Civil, com recursos do Governo de Mato Grosso lançaram um total de 68.820 litros d’água, nos pontos com fogo ativo dentro e fora do PEEA. Em solo, as equipes combateram o fogo com outros recursos; abafadores, sopradores e mochilas costais no trabalho de 24 horas por dia.

A operação de combate ainda permanece ativa. Uma equipe com 36 pessoas, entre civis e militares continuam presentes na região. A medida preventiva é necessária porque devido ao intenso calor, alta temperatura que ultrapassa os 40°, além do forte vento predominante, existe possibilidade de reaparecimento de focos de fogo. No campo, pequenas brasas ficam ativas em troncos e galhos; é nesses locais que ficam concentradas as equipes com atenção redobrada no monitoramento.

Leia Também:  Desenvolve MT mantém espaço de assessoria sobre crédito na Feira do Empreendedor 2021

O monitoramento via satélite do Comando Regional I do CBMMT mostra que o fogo consumiu uma área de 5.725 hectares dentro do PEEA. Fora da unidade, o incêndio queimou 3.775 há de vegetação, sendo o total de área 9.500 ha.

A Operação Guardiões do Pantanal ll teve reforço de aeronaves do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), tratores que foram enviados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), brigadistas do SOS Pantanal e a empresa Águas Cuiabá, que disponibilizou um caminhão-pipa, além dos pantaneiros que também estão envolvidos no combate ao fogo.

Redução 93.38% de queimadas dentro PEEA em 2021

Segundo os dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ), durante o período de estiagem em 2020, o fogo queimou uma área de 86.550 hectares de vegetação dentro do PEEA. Neste primeiro incêndio de 2021, reta final do período de estiagem no Pantanal, apenas 5.725 ha foram consumidos pelo fogo, uma queda de 93,38%. Essa redução é resultado da rápida atuação das guarnições do CBMMT que conseguiram controlar o incêndio, evitando uma maior destruição da biodiversidade.

Leia Também:  Treze policiais iniciam curso do Bope para uso de cães em operações em MT

O Parque Estadual Encontro das Águas está delimitado em uma área de 108 mil hectares, um ponto explorado pelos turistas para a observação de onça-pintada.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense retoma atividades

Publicados

em

Por

image_pdfimage_print


O Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense retoma as atividades em novembro. Após dois anos de paralisação, em razão da pandemia da Covid-19, a nona edição será realizada de 05 a 15 de novembro, em Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta. As apresentações serão gratuitas.

O festival foi contemplado no edital Circuito Mostras e Festivais, realizado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O evento terá uma Mostra Virtual com transmissão de espetáculos ao vivo e gravados de companhias de teatro internacionais, como o Grupo Yuyachkani (Peru), um dos grupos mais importantes do mundo, com mais de 50 anos de atuação; Debora Correa (Argentina); Teatro O Bando (Portugal); e dos grupos nacionais In Próprio Coletivo, Ivan Cabral (Cia de Teatro os Satyros), Cia Pessoal de Teatro, Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, Cia Solta e Teatro do Concreto.

Na Mostra Presencial serão apresentados oito espetáculos em Alta Floresta, com duas sessões cada. Os municípios de Carlinda e Paranaíta receberão duas apresentações (uma para público adulto e outra para infanto-juvenil). Os espetáculos presenciais serão de companhias de teatro de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo.

Leia Também:  Desenvolve MT mantém espaço de assessoria sobre acesso a crédito e renegociações de dívidas na Feira do Empreendedor 2021

Além dos espetáculos serão realizadas cinco tertúlias teatrais. O coordenador do festival, Ronaldo Adriano, explica que será um espaço de encontros, compartilhamentos e trocas entre os grupos. “Será um momento de diálogo sobre o fazer teatral com os artistas, produtos e público que se interessa em participar, oportunizando múltiplos aprendizados e reencontros”. Das cinco tertúlias, duas serão virtuais e três presenciais.

Serviço

9° Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense

Quando: de 05 a 15 de novembro de 2021

Onde: Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta

Informações: Instagram @teatroexperimentalaf | Facebook @teatroexperimentaldealtafloresta

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VÍDEO INSTITUCIONAL

Beth`s Grill Restaurante

VÍDEO INSTITUCIONAL

VÍDEO INSTITUCIONAL

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA