.

Mato Grosso

LabCom Ribalta encerra atividades com jovens da periferia de Sorriso

Publicados

em

image_pdfimage_print


As oficinas do laboratório de comunicação e cultura (LabCom) Ribalta Sorrisense chegaram na reta final. Na próxima semana, 40 jovens que participaram do projeto “Conjuntos habitacionais na cidade de Sorriso” irão receber o certificado de conclusão durante a aula de encerramento. A cerimônia será realizada no dia 15 de junho (terça-feira), às 19h30, no Auditório Farroupilha do Centro de Eventos Ari José Riedi, em Sorriso.

O projeto é um dos selecionados no edital Conexão Cultura Jovem, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e teve início em fevereiro de 2021, com aulas presenciais e online. Os jovens selecionados participaram de quatro oficinas de capacitação nas áreas de criação, conteúdo, redes sociais e planejamento de projetos socioculturais.

Todos os participantes do projeto são moradores de residenciais dos programas habitacionais do município e durante os 4 meses de atividade, eles receberam uma bolsa de estudo mensal no valor de R$ 400,00. Com o objetivo de qualificar os jovens para o mercado de trabalho, as oficinas oportunizaram o aprendizado nas áreas de produção e edição de vídeos, designer gráfico, comunicação visual, roteiros, técnicas jornalísticas e marketing digital.

Leia Também:  Abertas inscrições para capacitação em gestão pública cultural

Para o estudante Daniel Aparecido Ferreira Junior, de 16 anos, “o curso foi muito bom, de ótima qualidade, com profissionais qualificados. É um curso que serve para o futuro, estou saindo daqui com muito conhecimento”. Quanto à bolsa de estudos, Daniel ressalta os benefícios para os alunos. “Acredito que a bolsa tenha ajudado muito nas rendas familiares pelo momento de pandemia que estamos passando”.

Aluna da oficina de criação, Dhuliana Dantas de Souza, de 23 anos, destaca que o curso mudou a sua visão e que agora, enxerga novas possibilidade. “O curso mudou a minha vida, tive um conhecimento enorme com esse curso, coisas que eu nem imaginava saber, que eu poderia fazer. Estou saindo daqui mudada, como outra visão, outro pensamento, com outras possibilidades”.

Além do coordenador geral do LabCom Ribalta, Lucinir Cioato, somam à equipe a coordenadora pedagógica Monalisa Roese, o designer gráfico Adenilson Alexandre, o gestor de mídias sociais Jacob Robson, o empresário cultural Deivide Stumm, o jornalista e cineasta Salles Fernandes, o diretor de produção cultural Francisco Guimarães, a diretora teatral Bárbara Hoffmann, com produção executiva e assessoria técnica do Camarim Mágico Produções Culturais e o apoio cultural da Prefeitura de Sorriso.

Leia Também:  Policiais especializados em escolta relatam rotina de trabalho em MT
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Sábado (19): Mato Grosso registra 438.719 casos e 11.635 óbitos por Covid-19

Publicados

em

Por

image_pdfimage_print


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (19.06), 438.719 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 11.635 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 875 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 438.719 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 12.750 estão em isolamento domiciliar e 412.610 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 441 internações em UTIs públicas e 376 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 79,17% para UTIs adulto e em 42% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (91.024), Rondonópolis (31.853), Várzea Grande (29.639), Sinop (21.288), Sorriso (15.234), Tangará da Serra (15.064), Lucas do Rio Verde (13.472), Primavera do Leste (11.160), Cáceres (9.488) e Alta Floresta (8.384).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Abertas inscrições para capacitação em gestão pública cultural

O documento ainda aponta que um total de 350.769 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 682 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na sexta-feira (18.06), o Governo Federal confirmou o total de 17.801.462 casos da Covid-19 no Brasil e 498.499 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 17.702.630 casos da Covid-19 no Brasil e 496.004 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta sábado (19.06).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Leia Também:  Capacitação em gestão pública cultural está com inscrições abertas

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VÍDEO INSTITUCIONAL

Beth`s Grill Restaurante

VÍDEO INSTITUCIONAL

VÍDEO INSTITUCIONAL

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA