Mato Grosso

MT Hemocentro divulga calendário de ações para o mês de dezembro

Published

on

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, divulga o calendário de ações para o mês de dezembro. Além das campanhas para coletas internas, também estão programas ações do “MT Hemocentro Itinerante” com coletas em Cuiabá, Campo Verde e Brasnorte. O objetivo é reforçar os estoques e atender à crescente demanda de final de ano.

“A coleta itinerante e as parcerias firmadas com o banco de sangue buscam reforçar o estoque e fidelizar novos doadores. Estamos sempre trabalhando para garantir que as pessoas possam doar sangue e aumentar o nosso estoque. Contamos com a participação de todos nas campanhas”, ressaltou a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

Além das ações itinerantes, o MT Hemocentro conta com Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) nos municípios de Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos, estar em bom estado de saúde e ter uma alimentação saudável. O doador deve comparecer à unidade portando um documento oficial com foto. Em caso de menor de 18 anos, é obrigatório apresentar um documento de autorização assinado pelo pai, mãe ou responsável legal. Não é recomendado ir doar em jejum. As doações são seguras e levam cerca de 60 minutos.

Leia Também:  Advogados são flagrados tentando levar maços de cigarros a presos na Penitenciária Central do Estado

De acordo com o Ministério da Saúde, homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de três meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. O sangue coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

Confira as datas e os locais das coletas programadas para dezembro

Coletas internas na sede do MT Hemocentro em Cuiabá:

De 02 a 31 de dezembro: campanha “Os últimos”
04/12: parceria com alunos de medicina da UFMT
14/12: parceria com Motoclube Águias de Cristo

Coletas externas com o MT Hemocentro Itinerante:

– Cuiabá
05/12: bloco do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT
07/12: mutirão Real Parque – Rotary Day na Escola Estadual Salim Felício

– Brasnorte
3 a 5 de dezembro (itinerante)

– Campo Verde
10 a 12 de dezembro (itinerante)

Leia Também:  Operação em área externa de penitenciária apreende quatro drones e evita entrada de 28 celulares

Serviço

A sede MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá. Para realizar o agendamento da doação de sangue, basta acessar este link. O voluntário também pode agendar a doação pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

“Governo paga uma dívida histórica com Vila Bela e isso nos enche de orgulho”, afirma prefeito

Published

on

O prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, André Bringsken, destacou a importância do asfalto autorizado pelo Governo de Mato Grosso na MT-199, que vai ligar a região com a Bolívia.

Durante a comemoração do aniversário de 273 anos da cidade, nesta quarta-feira (19/3), o gestor ressaltou que luta há décadas por essa obra, que tem virado realidade na atual gestão.

“O Mauro é o governador que mais tem olhado para a região Oeste e para Vila Bela da Santíssima Trindade, pagando uma dívida histórica que Mato Grosso tem com Vila Bela. Isso nos enche de orgulho porque como mato-grossense ele tem olhado para Vila Bela com olhar estratégico”, declarou.

A autorização do asfalto foi dada no final do ano passado e a obra já está em fase para a licitação.

O asfalto será construído em dois trechos: um que liga a MT-199 à comunidade de Palmarito, próximo à fronteira com a Bolívia, e outro que a conecta ao Parque Estadual Serra Ricardo Franco, sentido Rondônia. O investimento será de mais de R$ 136 milhões.

Leia Também:  Sede da Desenvolve MT está em novo endereço; confira locais de atendimento

“Essa rota com a Bolívia para o Pacífico vai alavancar nossos produtos, os deixando mais competitivos, porque o nosso principal consumidor é a China. E para isso sair do papel precisava de uma visão de estrategista. Há 40 anos eu peço essa integração e só consegui isso depois que eu virei prefeito e o senhor [Mauro] virou governador”, relatou.

De acordo com o governador Mauro Mendes, além do trecho já autorizado, a meta é asfaltar os quilômetros restantes que vão conectar Mato Grosso diretamente com a Bolívia.

“Essa obra vai trazer um novo impulso na atividade econômica, ajudando muito o crescimento de Vila Bela. E antes do final da gestão, vamos dar ordem de serviço para o segundo trecho, ligando até a fronteira o asfalto da MT-199”, adiantou.

Ainda no evento, o governador fez a transferência simbólica da Capital para Vila Bela, que foi a primeira capital de Mato Grosso, e plantou um baobá, árvore considerada sagrada pelos povos africanos e que representa a ancestralidade e memória de um povo.

Também participaram do evento: os deputados estaduais Valmir Moretto, Thiago Silva, Juca do Guaraná e Fábio Tardin; o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; e demais lideranças locais.

Leia Também:  Polícia Civil prende autor de diversos roubos em farmácias ocorridos nos últimos dias em Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA