Mato Grosso

Novos membros tomam posse para representar a sociedade mato-grossense no Conselho Estadual de Desporto

Published

on

Os novos membros do Conselho Estadual de Desporto de Mato Grosso (Consed) tomaram posse nesta terça-feira (15.4), em cerimônia realizada na Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Com mandato referente ao biênio 2025-2026, 15 conselheiros representam a sociedade mato-grossense no órgão colegiado que possui caráter consultivo e normativo em relação às questões desportivas em Mato Grosso.

Membro nato do Conselho, o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, destacou a importância da contribuição de cada um dos conselheiros, enquanto representantes de comunidades e segmentos esportivos.

“Cada um com a sua experiência, com a vontade de ajudar e fazer o melhor, com certeza cumpriremos nosso objetivo, que é pensar junto e avaliar o que é melhor para a população e para o esporte mato-grossense se desenvolver ainda mais”.

Entre as competências do Consed estão a cooperação na formulação da Política Estadual do Desporto, além da emissão de pareceres e recomendações e o estabelecimento de normas, sob forma de resoluções.

Cabe também ao órgão a fiscalização e o acompanhamento de ações e projetos desportivos, quanto a aplicação dos recursos financeiros estaduais. São suas atribuições, por exemplo, a análise e deliberação sobre projetos desportivos a serem contemplados com recursos do Fundo de Desenvolvimento Desportivo do Estado de Mato Grosso (Funded).

Leia Também:  PM prende quatro faccionados por tráfico de drogas e apreende 10 tabletes de maconha

“Focados sempre no que é melhor para o esporte mato-grossense, tenho certeza de que são representantes que contribuirão com discussões e análises para que investimentos do Governo de Mato Grosso chegue nos quatro cantos do Estado”, enfatizou o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Beto Corrêa, que também é membro nato do Consed.

Ao todo, o Conselho é composto por 15 membros, que incluem representantes indicados pelo Governo do Estado, Conselho Regional de Educação Física, Associação dos Cronistas Esportivos e Associação Mato-grossense dos Municípios.

Ainda fazem parte da gestão representantes eleitos dos segmentos de árbitros, atletas, técnicos, das pessoas com deficiência, bem como dirigentes das instituições de práticas desportivas e de administração desportivas com sede em Mato Grosso.

Confira AQUI a relação completa dos membros nomeados para o biênio 2025-2026. Mais informações e atualização de atividades do Conselho podem ser conferidas no site www.secel.mt.gov.br/conselho-estadual-de-desporto

Presidência e Vice-presidência

Os profissionais de educação física, Antônio Duarte de Figueiredo Neto e Cleverson dos Santos Oliveira, foram eleitos como presidente e vice-presidente do Conselho, respectivamente. A eleição ocorreu durante a 1ª reunião ordinária, realizada na sequência da posse dos novos membros.

Leia Também:  "Valorização dos professores pelo Governo de MT gera resultados na ponta", afirma professora

Antônio Duarte iniciou sua experiência na gestão de políticas públicas esportivas na Prefeitura de Cuiabá, onde atuou como diretor do Departamento de Esportes e Educação Física, chefe da divisão de esporte amador e secretário municipal de Esportes e Lazer. O professor de educação física também já foi secretário adjunto de Esportes e Lazer no Governo de Mato Grosso.

Cleverson dos Santos Oliveira, mais conhecido como Kiko, é representante dos atletas e ex-atletas no Conselho Estadual de Desporto. Kiko atuou no futebol profissional mato-grossense, sendo um dos ídolos do Mixto Esporte Clube. Atualmente, é coordenador de Eventos Esportivos da Secel.

“As reuniões ordinárias do Conselho já recomeçam a partir da próxima semana e terão uma frequência quinzenal. Sempre com transparência, zelo e diálogos, daremos continuidade às análises e definições que contribuem para o bom andamento das políticas públicas esportivas em Mato Grosso”, conclui o atual presidente do Consed.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Projeto Condutores do Amanhã encerra 1ª edição com premiação e plano de expansão para mais escolas estaduais

Published

on

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) encerrou, nesta sexta-feira (7.11), a primeira edição do projeto piloto “Condutores do Amanhã” com uma cerimônia de premiação e assinatura de protocolo de intenções para expansão do programa para mais escolas da rede estadual. O evento, realizado no auditório da Seduc, em Cuiabá, marcou o fim de um ciclo iniciado em julho e que envolveu 700 estudantes de 12 escolas localizadas ao longo da BR-163.

Durante o encerramento, alunos e professores foram reconhecidos pelo desempenho nas atividades educativas e nas ações de conscientização no trânsito. A aluna Dayana Silva Diniz, da Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo, de Jangada, conquistou o primeiro lugar geral e foi premiada com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma viagem educacional a Curitiba.

“Foi uma experiência incrível. Aprendemos sobre trânsito dentro e fora da sala de aula. Eu sempre quis tirar a CNH e agora esse sonho se tornou realidade”, celebrou a estudante.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o programa vai além da formação técnica e busca desenvolver valores como empatia, paciência e responsabilidade. “O projeto desperta o senso de respeito e cuidado com o próximo. Muito mais do que ensinar regras de trânsito, ele forma cidadãos conscientes. É esse tipo de educação que salva vidas”, afirmou.

Leia Também:  Estudante de Mato Grosso representa Pantanal em live do MEC e inspira jovens a agir contra as mudanças climáticas

Alan Porto anunciou, ainda, que o Condutores do Amanhã será ampliado para mais escolas da rede estadual e poderá chegar também ao Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), fortalecendo a educação para o trânsito desde a base.

“Queremos levar esse projeto para todas as escolas de Mato Grosso. Trabalhar o trânsito é falar de responsabilidade, segurança e vida. O governo é parceiro e vai garantir recursos para a ampliação”, falou o secretário.

O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, celebrou os resultados alcançados e ressaltou que a educação é o caminho para reduzir acidentes e salvar vidas nas rodovias.

“Estamos muito felizes com o sucesso do projeto. A segurança viária faz parte do nosso DNA e, junto com a Seduc e a ANTT, conseguimos plantar uma semente que vai transformar o comportamento no trânsito. A meta agora é formar multiplicadores desse conhecimento”, disse.

A coordenadora de Fiscalização de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Margareth Gugelmin Okada, também destacou o papel dos jovens na consolidação do programa e defendeu a expansão para toda a rede estadual.

“Os estudantes são os verdadeiros agentes dessa transformação. Levar o projeto a todas as escolas significa investir em um futuro mais seguro e humano no trânsito”, afirmou.

Leia Também:  PM prende quatro faccionados por tráfico de drogas e apreende 10 tabletes de maconha

Além das alunas premiadas, as escolas vencedoras, Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo (Jangada), Escola Estadual Nilo Póvoas (Nobres) e Escola Estadual São Vicente de Paula (Sinop), receberam kits de podcast para continuarem desenvolvendo projetos educativos. Professores tutores também foram reconhecidos com viagens educacionais e certificados.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA