Mato Grosso

Perícias de computação forense da Politec passam a ser realizadas em plantões 24 horas

Published

on

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) passou a realizar perícias em dispositivos eletrônicos em regime de plantão 24 horas. Iniciado em janeiro de 2025, o novo plantão contribuiu para o aumento da produtividade de laudos no setor, superando em 50% a média de exames realizados no mesmo período do ano anterior.

Somente no mês de janeiro foram produzidos 237 laudos periciais. Os números já são superiores à média mensal de exames demandados em 2024, que era de 125 laudos.

As perícias de computação forense analisam os dados contidos em dispositivos eletrônicos que são objetos de investigação em diferentes tipos de crimes, ainda que os conteúdos e a sua distribuição possam ter sido ocultados ou dissimulados pelos criminosos.

Os peritos atuam na preservação, extração, análise e formalização de dados de mídias de armazenamento, que correspondem, em sua maior parte, a aparelhos celulares, desktops, notebooks, servidores e dispositivos portáteis de armazenamento (pendrives, HDs externos, etc.), sendo responsáveis por identificar as informações recuperadas dos itens apreendidos.

Leia Também:  Polícia Civil e Vigilância Sanitária fiscalizam mercados e abatedouros em Rosário Oeste

A mudança na dinâmica de trabalho, que antes era realizada durante o expediente tradicional, faz parte da estratégia de enfrentamento aos crimes cibernéticos adotada pelo setor visando garantir o pronto atendimento a demandas urgentes, como extrações de vídeos e imagens de sistemas de segurança, otimizar a utilização das ferramentas periciais e ampliar a capacidade de atendimento.

A extração de dados periciais segue a cadeia de custódia estabelecida, garantindo a integridade da prova material e a imparcialidade das análises.

O Gerente de Perícias de Computação Forense, Max Martins de Freitas, acredita que a implantação do plantão 24 horas irá contribuir ainda mais para a efetividade dos trabalhos.

“Com a nova estrutura, além de manter esse padrão de segurança jurídica, conseguimos agilizar significativamente a entrega dos resultados, proporcionando respostas mais rápidas tanto para a população quanto para os órgãos requisitantes e com todo o sistema de Segurança Pública”, completou o gerente.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Projeto Condutores do Amanhã encerra 1ª edição com premiação e plano de expansão para mais escolas estaduais

Published

on

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) encerrou, nesta sexta-feira (7.11), a primeira edição do projeto piloto “Condutores do Amanhã” com uma cerimônia de premiação e assinatura de protocolo de intenções para expansão do programa para mais escolas da rede estadual. O evento, realizado no auditório da Seduc, em Cuiabá, marcou o fim de um ciclo iniciado em julho e que envolveu 700 estudantes de 12 escolas localizadas ao longo da BR-163.

Durante o encerramento, alunos e professores foram reconhecidos pelo desempenho nas atividades educativas e nas ações de conscientização no trânsito. A aluna Dayana Silva Diniz, da Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo, de Jangada, conquistou o primeiro lugar geral e foi premiada com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma viagem educacional a Curitiba.

“Foi uma experiência incrível. Aprendemos sobre trânsito dentro e fora da sala de aula. Eu sempre quis tirar a CNH e agora esse sonho se tornou realidade”, celebrou a estudante.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o programa vai além da formação técnica e busca desenvolver valores como empatia, paciência e responsabilidade. “O projeto desperta o senso de respeito e cuidado com o próximo. Muito mais do que ensinar regras de trânsito, ele forma cidadãos conscientes. É esse tipo de educação que salva vidas”, afirmou.

Leia Também:  Força Tática prende dois homens por tráfico de drogas, apreende supermaconha e R$ 4,5 mil em dinheiro

Alan Porto anunciou, ainda, que o Condutores do Amanhã será ampliado para mais escolas da rede estadual e poderá chegar também ao Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), fortalecendo a educação para o trânsito desde a base.

“Queremos levar esse projeto para todas as escolas de Mato Grosso. Trabalhar o trânsito é falar de responsabilidade, segurança e vida. O governo é parceiro e vai garantir recursos para a ampliação”, falou o secretário.

O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, celebrou os resultados alcançados e ressaltou que a educação é o caminho para reduzir acidentes e salvar vidas nas rodovias.

“Estamos muito felizes com o sucesso do projeto. A segurança viária faz parte do nosso DNA e, junto com a Seduc e a ANTT, conseguimos plantar uma semente que vai transformar o comportamento no trânsito. A meta agora é formar multiplicadores desse conhecimento”, disse.

A coordenadora de Fiscalização de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Margareth Gugelmin Okada, também destacou o papel dos jovens na consolidação do programa e defendeu a expansão para toda a rede estadual.

“Os estudantes são os verdadeiros agentes dessa transformação. Levar o projeto a todas as escolas significa investir em um futuro mais seguro e humano no trânsito”, afirmou.

Leia Também:  Procons de Mato Grosso fiscalizam escolas particulares com foco em orientação e transparência

Além das alunas premiadas, as escolas vencedoras, Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo (Jangada), Escola Estadual Nilo Póvoas (Nobres) e Escola Estadual São Vicente de Paula (Sinop), receberam kits de podcast para continuarem desenvolvendo projetos educativos. Professores tutores também foram reconhecidos com viagens educacionais e certificados.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA