Mato Grosso

Programa Todos pelo Araguaia fará restauração de 420 hectares até outubro de 2026

Published

on

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e o Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente firmaram um protocolo de investimentos para a restauração de 420 hectares pelo Programa Todos pelo Araguaia, com recursos na ordem de R$ 16 milhões, até outubro de 2026. a A assinatura ocorreu nesta quarta-feira (4.6).

O investimento é parte do Projeto Regulariza Rural, que tem o Serviço Florestal Brasileiro como gestor e é cofinanciado pela República Federal da Alemanha, por meio do Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW).

“A assinatura do plano de investimentos do Projeto Regulariza Rural representa um marco significativo para a agenda ambiental de Mato Grosso. Essa iniciativa viabilizará a restauração de 420 hectares de áreas degradadas no âmbito do Programa Todos Pelo Araguaia, contribuindo diretamente para a recuperação de ecossistemas, a proteção dos recursos hídricos e a promoção do desenvolvimento sustentável na região”, destacou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Segundo a secretária, trata-se de uma ação estratégica que alia cooperação internacional, responsabilidade ambiental e fortalecimento das políticas públicas de regularização e restauração ambiental em Mato Grosso.

Leia Também:  "Investimento demonstra prioridade em um setor que é absolutamente estratégico para o Estado", afirma governador

Marcus Vinicius da Silva Alves, diretor de Regularização Ambiental Rural do Serviço Florestal Brasileiro e Gestor do Projeto Regulariza Rural, ressaltou que o objetivo da ação é restaurar áreas degradadas de APP (Área de Preservação Permanente) e Reserva Legal, promovendo adequação ambiental. Buscando, desta forma, viabilizar a recuperação da vegetação nativa e a conservação do solo, da água e o fortalecimento dos serviços ecossistêmicos, contribuindo para a segurança hídrica da região.

“Essa iniciativa abrange 12 municípios localizados na região do Araguaia, onde será realizada a restauração florestal de uma área de 420 hectares, divididas em três lotes de 140 hectares cada, com um custo estimado superior a 15 milhões de reais. Esse é o compromisso que nós firmamos aqui. O Serviço Florestal é parceiro de Mato Grosso e estaremos sempre prontos para contribuir, para colaborar e apoiar o Estado”.

Todos pelo Araguaia

Todos pelo Araguaia é uma iniciativa que estabelece conexão entre o poder público, iniciativa privada, produtores rurais e outras diversas entidades em prol de um objetivo comum que é restaurar a Bacia do Rio Araguaia.

Leia Também:  Sesp mobiliza mais de 950 policiais para Operação Enem 2025 em MT

A ação é executada em 12 municípios mato-grossenses: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro, Torixoréu.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Projeto Condutores do Amanhã encerra 1ª edição com premiação e plano de expansão para mais escolas estaduais

Published

on

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) encerrou, nesta sexta-feira (7.11), a primeira edição do projeto piloto “Condutores do Amanhã” com uma cerimônia de premiação e assinatura de protocolo de intenções para expansão do programa para mais escolas da rede estadual. O evento, realizado no auditório da Seduc, em Cuiabá, marcou o fim de um ciclo iniciado em julho e que envolveu 700 estudantes de 12 escolas localizadas ao longo da BR-163.

Durante o encerramento, alunos e professores foram reconhecidos pelo desempenho nas atividades educativas e nas ações de conscientização no trânsito. A aluna Dayana Silva Diniz, da Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo, de Jangada, conquistou o primeiro lugar geral e foi premiada com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma viagem educacional a Curitiba.

“Foi uma experiência incrível. Aprendemos sobre trânsito dentro e fora da sala de aula. Eu sempre quis tirar a CNH e agora esse sonho se tornou realidade”, celebrou a estudante.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o programa vai além da formação técnica e busca desenvolver valores como empatia, paciência e responsabilidade. “O projeto desperta o senso de respeito e cuidado com o próximo. Muito mais do que ensinar regras de trânsito, ele forma cidadãos conscientes. É esse tipo de educação que salva vidas”, afirmou.

Leia Também:  Polícia Civil prende dois homens por furto de cabos de internet em Poconé

Alan Porto anunciou, ainda, que o Condutores do Amanhã será ampliado para mais escolas da rede estadual e poderá chegar também ao Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), fortalecendo a educação para o trânsito desde a base.

“Queremos levar esse projeto para todas as escolas de Mato Grosso. Trabalhar o trânsito é falar de responsabilidade, segurança e vida. O governo é parceiro e vai garantir recursos para a ampliação”, falou o secretário.

O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, celebrou os resultados alcançados e ressaltou que a educação é o caminho para reduzir acidentes e salvar vidas nas rodovias.

“Estamos muito felizes com o sucesso do projeto. A segurança viária faz parte do nosso DNA e, junto com a Seduc e a ANTT, conseguimos plantar uma semente que vai transformar o comportamento no trânsito. A meta agora é formar multiplicadores desse conhecimento”, disse.

A coordenadora de Fiscalização de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Margareth Gugelmin Okada, também destacou o papel dos jovens na consolidação do programa e defendeu a expansão para toda a rede estadual.

“Os estudantes são os verdadeiros agentes dessa transformação. Levar o projeto a todas as escolas significa investir em um futuro mais seguro e humano no trânsito”, afirmou.

Leia Também:  Governo de MT homenageia pela primeira vez empregados públicos que completaram 25 anos de carreira

Além das alunas premiadas, as escolas vencedoras, Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo (Jangada), Escola Estadual Nilo Póvoas (Nobres) e Escola Estadual São Vicente de Paula (Sinop), receberam kits de podcast para continuarem desenvolvendo projetos educativos. Professores tutores também foram reconhecidos com viagens educacionais e certificados.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA