Mato Grosso

Secel altera datas das etapas regionais Centro Norte e Nordeste dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses

Published

on

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) alterou as datas de realização das etapas regionais Centro-Norte e Nordeste dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses. Sediadas nos municípios de Nova Mutum e Vila Rica, as disputas destas duas regionais agora ocorrerão de 14 a 20 de junho deste ano.

Antes previsto para os dias 20 a 26 de junho, o período de realização dos Jogos foi alterado para não coincidir com o concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), que terá aplicação da prova objetiva no dia 22 de junho, conforme o cronograma oficial do edital.

De acordo com o superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz, a adequação no calendário atende a solicitações para garantir a ampla participação dos envolvidos em ambas as atividades.

“A coincidência de datas poderá impactar diretamente a participação de professores, técnicos e demais profissionais da educação envolvidos tanto no processo seletivo quanto nos Jogos escolares e Estudantis”, explica Marcelo.

Leia Também:  Quatro pessoas são presas em Cuiabá durante operação de fiscalização com foco em motocicletas

Sobre as competições

Os Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses envolvem estudantes de 12 a 17 anos, dos gêneros masculino e feminino, de todas as regiões de Mato Grosso.

Em suas fases regionais, as duas competições ocorrem simultaneamente com disputas nas modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Distribuídas em dez regiões esportivas, as etapas regionais terão início no dia 25 de abril em Campo Verde, e prosseguem até junho em outros nove municípios-sedes, que são: Tangará da Serra, Juína, Comodoro, Jaciara, Araputanga, Nova Mutum, Alta Floresta, Vila Rica e Barra do Garças.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Projeto Condutores do Amanhã encerra 1ª edição com premiação e plano de expansão para mais escolas estaduais

Published

on

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) encerrou, nesta sexta-feira (7.11), a primeira edição do projeto piloto “Condutores do Amanhã” com uma cerimônia de premiação e assinatura de protocolo de intenções para expansão do programa para mais escolas da rede estadual. O evento, realizado no auditório da Seduc, em Cuiabá, marcou o fim de um ciclo iniciado em julho e que envolveu 700 estudantes de 12 escolas localizadas ao longo da BR-163.

Durante o encerramento, alunos e professores foram reconhecidos pelo desempenho nas atividades educativas e nas ações de conscientização no trânsito. A aluna Dayana Silva Diniz, da Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo, de Jangada, conquistou o primeiro lugar geral e foi premiada com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma viagem educacional a Curitiba.

“Foi uma experiência incrível. Aprendemos sobre trânsito dentro e fora da sala de aula. Eu sempre quis tirar a CNH e agora esse sonho se tornou realidade”, celebrou a estudante.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o programa vai além da formação técnica e busca desenvolver valores como empatia, paciência e responsabilidade. “O projeto desperta o senso de respeito e cuidado com o próximo. Muito mais do que ensinar regras de trânsito, ele forma cidadãos conscientes. É esse tipo de educação que salva vidas”, afirmou.

Leia Também:  Quatro pessoas são presas em Cuiabá durante operação de fiscalização com foco em motocicletas

Alan Porto anunciou, ainda, que o Condutores do Amanhã será ampliado para mais escolas da rede estadual e poderá chegar também ao Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), fortalecendo a educação para o trânsito desde a base.

“Queremos levar esse projeto para todas as escolas de Mato Grosso. Trabalhar o trânsito é falar de responsabilidade, segurança e vida. O governo é parceiro e vai garantir recursos para a ampliação”, falou o secretário.

O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, celebrou os resultados alcançados e ressaltou que a educação é o caminho para reduzir acidentes e salvar vidas nas rodovias.

“Estamos muito felizes com o sucesso do projeto. A segurança viária faz parte do nosso DNA e, junto com a Seduc e a ANTT, conseguimos plantar uma semente que vai transformar o comportamento no trânsito. A meta agora é formar multiplicadores desse conhecimento”, disse.

A coordenadora de Fiscalização de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Margareth Gugelmin Okada, também destacou o papel dos jovens na consolidação do programa e defendeu a expansão para toda a rede estadual.

“Os estudantes são os verdadeiros agentes dessa transformação. Levar o projeto a todas as escolas significa investir em um futuro mais seguro e humano no trânsito”, afirmou.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem em flagrante com explosivos, munições e drogas em Pontes e Lacerda

Além das alunas premiadas, as escolas vencedoras, Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo (Jangada), Escola Estadual Nilo Póvoas (Nobres) e Escola Estadual São Vicente de Paula (Sinop), receberam kits de podcast para continuarem desenvolvendo projetos educativos. Professores tutores também foram reconhecidos com viagens educacionais e certificados.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA