Mato Grosso

SES e Prefeitura de Cuiabá promovem exposição de saúde mental em shopping

Published

on

A 1ª Exposição de Saúde Mental Arte que Liberta, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, teve início na noite desta quarta-feira (29.10), na Galeria do Shopping Goiabeiras. Participaram da cerimônia de abertura cerca de cem pessoas.

As artes produzidas pelos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) adulto e infantojuvenil de Cuiabá e por profissionais estarão disponíveis, gratuitamente, para contemplação do público no primeiro andar do shopping até a próxima terça-feira (4.11), das 10h às 22h.

Estão sendo expostas mais de 60 obras, entre telas, pinturas, mandalas e esculturas, feitas por 30 artistas. Os pacientes são crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos, que são atendidos nas unidades Caps I, Caps II e Caps Adolescer (Capsi).


Segundo a psicóloga Valéria Vuolo, da área técnica de saúde mental da Coordenadoria de Organização das Redes de Atenção à Saúde da SES-MT, a exposição é resultado do VIII Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio no Setembro Amarelo, realizado pela SES, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Leia Também:  Referência em ensino de línguas, Escola Honório Rodrigues tem vagas abertas para novos alunos

“A exposição é muito importante para a promoção da saúde mental e para a valorização das ações intersetoriais desenvolvidas no Estado. Com esse evento queremos fomentar o combate a estigmas e preconceitos e mostrar o poder transformador da arte no cuidado em saúde mental e na promoção da liberdade”, explicou a psicóloga.

Nara Milomem, assistente social da SES, destaca que a exposição de arteterapia oferece à sociedade um novo olhar sobre a saúde mental, seus serviços e usuários, ao evidenciar o potencial artístico e transformador da arte no cuidado em saúde mental.

“A iniciativa reforça valores do Serviço Social, como a cidadania e a valorização das singularidades. A mostra também simboliza a ocupação de espaços de convivência e a quebra de estigmas associados à loucura e ao sofrimento psíquico”, afirmou.

O grupo de teatro do Caps Adolescer fez uma apresentação de cenas curtas autorais criadas pelos adolescentes.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros realiza desencarceramento de corpo de vítima que ficou presa às ferragens de carro após acidente

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na manhã deste domingo (09.11) para atender uma ocorrência de acidente de trânsito na BR-163, sentido Matupá, a aproximadamente 16 quilômetros do perímetro urbano de Guarantã do Norte (709 km de Cuiabá).

No local, a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) constatou que havia ocorrido uma colisão entre um automóvel e uma carreta e que o condutor do carro já estava sem sinais vitais, em decorrência das lesões causadas pelo impacto, permanecendo preso às ferragens do veículo.

Os bombeiros realizaram o desencarceramento do corpo, utilizando equipamentos de corte e expansão para acessar o interior do automóvel. Após a remoção, o corpo foi entregue à equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), responsável pelos devidos procedimentos e pela identificação da vítima. O motorista da carreta não teve ferimentos aparentes.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local para controlar o tráfego e registrar o boletim de ocorrência. As causas do acidente ainda serão apuradas pelos órgãos competentes.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros é acionado para resgatar cobra caninana que entrou em residência

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA