Mato Grosso

Unemat lança MBA em Formação de Lideranças Femininas e amplia políticas de valorização das servidoras

Published

on

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) reafirma seu compromisso com a valorização das mulheres e o fortalecimento da gestão universitária ao lançar, nesta sexta-feira (10.10), o MBA em Formação de Lideranças Femininas. O evento, realizado na reitoria em Cáceres (MT), contou com a assinatura de quatro resoluções pela reitora Vera Lúcia Maquêa, consolidando o curso como parte do Programa Institucional de Qualificação Funcional da Unemat.

Entre as medidas assinadas, estão a aprovação e institucionalização do MBA e as garantias de manutenção da bolsa formação para servidoras docentes e técnicas afastadas para qualificação durante o período de licença-maternidade.

O curso de pós-graduação lato sensu é voltado a servidoras efetivas de todos os câmpus e da administração central da Unemat, além de colaboradoras da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe). Com início previsto para dezembro, o MBA terá 360 horas-aula, ofertado na modalidade híbrida e utilizará metodologias ativas de aprendizagem, com encontros presenciais em Cuiabá.

O edital de seleção será publicado nos próximos dias, com 50 vagas disponíveis para candidatas com diploma de nível superior, de todos os câmpus e da sede da reitoria.

Leia Também:  Polícia Civil prende cabeleireiro por maus-tratos a animais em Vila Rica

Para a reitora Vera Maquêa, a iniciativa representa mais um passo nas ações institucionais voltadas a “cuidar das pessoas”, dentro da Universidade.

“Embora tenhamos 111 mulheres em cargos de chefia, esse número corresponde a apenas 36,4% das funções de liderança. O MBA é um movimento inicial, e acredito que o próximo passo seja garantir 50% desses cargos para mulheres, assegurando igualdade de direitos e justiça”, destacou a reitora.

O projeto, idealizado e construído por servidoras da Unemat desde 2024, teve a participação de Adriana Beninele da Silva, Adrielle Pâmala Silva, Carolina Tito Camarço, Cátia Regina Porta, Danielle Tavares Teixeira, Edneia Aparecida Souza Andrade Santos, Howenda Nibetad Baganha e Josiane Liberato Vilela, que atuam em cargos de gestão em diferentes câmpus e setores administrativos da Universidade.

De acordo com a coordenadora do curso, Danielle Tavares, o MBA busca empoderar mulheres em competências contextuais, técnicas e comportamentais, estimulando o protagonismo feminino na Unemat.

“Queremos transformar mulheres, que já são capazes, em mulheres confiantes para ocupar posições de liderança na Universidade”, afirma Danielle.

Leia Também:  Polícia Civil prende investigado por enganar mulheres em MT para se prostituírem no Pará

Com o lançamento do MBA em Formação de Lideranças Femininas, a Unemat reforça sua missão de promover equidade de gênero, incentivar a qualificação das servidoras e consolidar políticas institucionais voltadas ao desenvolvimento humano.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Seduc realiza Aulão de Véspera para estudantes da rede estadual que prestarão o Enem 2025

Published

on

A Secretaria de Estado de Mato Grosso (Seduc-MT), realizou nesta sexta-feira (7.11), o primeiro de dois aulões de véspera para estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Durante a aula, eles puderam revisar os conteúdos, participar de palestras e atividades culturais.

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes a revisão de conteúdos essenciais por meio de aulas dinâmicas, os aulões contam com a participação de professores convidados. Nesta primeira aula, foram abordados conteúdos de Linguagens e Ciências Humanas.

De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, durante toda a preparação dos estudantes, foram mais de 800 horas de aulas gravadas, com encontros presenciais aos sábados.

“Estamos oferecendo as últimas aulas presenciais para mais de 600 estudantes. Para os estudantes que não podem acompanhar as aulas de forma presencial, também estamos transmitindo, por meio do canal do YouTube da Seduc”.

O secretário também afirmou que mais de 37 mil estudantes da rede estadual que estão concluindo o Ensino Médio ou EJA estão aptos para as provas nos dias 9 e 16 de novembro. Desse total, mais de 27 mil alunos se prepararam por meio do Pré-Enem Digit@l MT, da Seduc.

Leia Também:  Vigilância Sanitária divulga mais um lote de whisky sob suspeita de contaminação por metanol

“Desde maio, a preparação dos alunos incluiu simulados e atividades, além das avaliações do sistema estruturado. Os professores puderam elaborar questões e materiais didáticos direcionados ao Enem”, completou.

A estudante Alanis Luigi, do 3º ano da Escola Estadual Adalgisa de Barros, em Várzea Grande, afirmou que os aulões auxiliam na preparação dos estudantes, especialmente para aqueles que possuem pouco tempo disponível, seja por questões de trabalho ou outras responsabilidades.

Sua colega, Sofia Figueiredo, também do 3º ano, concordou. Segundo ela, “o aulão serve como uma revisão que permite esclarecer dúvidas e reforçar o conhecimento adquirido durante todo o ano”.

A estudante ainda contou que participou do Enem no último ano. “Percebi que demorei bastante para responder às questões. Acabou não dando tempo de terminar as questões e precisei escrever a redação com pressa”, disse ela.

O próximo aulão acontece dia 14 de novembro, no Senai Várzea Grande, presencialmente, das 12h às 18h, no Senai Várzea Grande e vai abordar a segunda parte da prova, com assuntos relacionados a Física, Química, Biologia e Matemática. A aula também será transmitida ao vivo pelo canal da Seduc-MT no YouTube.

Leia Também:  Servidores ativos de MT devem realizar atualização cadastral obrigatória

O Pré-Enem, Digit@l MT faz parte das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA