Diminuir o descarte de vacina na rede pública de saúde. Esse é o grande objetivo do projeto “Imunize-me”, que venceu o HackaMT-edição Pantanal, maratona tecnológica que reuniu, em Cáceres, 10 equipes para propor soluções para problemas do poder público.
A equipe vencedora elaborou o projeto no último final de semana, durante a realização do HackaMT. O evento foi realizado de forma colaborativa pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e diversos parceiros.
O time vencedor desenvolveu, por três dias, um sistema de controle de vacinas que visa reduzir o desperdício de imunológicos. Intitulado “Imunize-me”, o projeto tem o objetivo de diminuir o descarte de doses de vacina tanto por vencimento quanto para as multidoses.
Funcionando a partir do controle sobre o agendamento disponibilizado para os pacientes, as unidades de saúde conseguiriam mensurar o tamanho do público atendido em determinado dia, semana ou mês. Dessa forma, poderiam ser separadas doses excedentes que seriam levadas a outras locais.
Através da rede de comunicação proposta, as unidades próximas seriam alertadas caso já houvesse um frasco aberto em outra unidade e, se possível, seria feito o redirecionamento do paciente até o local.
A equipe vencedora foi formada por Geovana Carolina Mendes Costa, Gustavo Gonzaga, Weslley Jean Ferreira Pereira, Larissa Marques e Leo Walker. O time ficará responsável pela continuidade do desenvolvimento do projeto. Para isso, eles receberão cinco Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico (BDT-3), com um período vigente de até 12 meses, um investimento do Governo do Estado de R$ 91,2 mil através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
Segundo Geovana, uma das ganhadoras, o evento foi recompensador. “Foi muito especial. Eu cresci mentalmente, ganhei experiência e fiz muitos amigos. Os mentores do evento foram todos excepcionais e a nossa equipe se dedicou muito. Agora vamos para cima terminar o projeto”, afirmou.
A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Seciteci, Cláudia Rosa, avalia que o HackaMT, além de ter mobilizado e potencializado as ações do ecossistema local de inovação, apresentou uma solução de fato inovadora para a área de saúde de Cáceres.
“Agora a Seciteci vai implementar uma trilha de capacitação para a equipe vencedora desenvolver esta solução a ser entregue à Prefeitura”, completou a superintendente.
O HackaMT – edição Pantanal – é uma iniciativa da Seciteci em parceria com a Fapemat, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Prefeitura Municipal de Cáceres, Almáz Inovação, Parque Tecnológico Mato Grosso, entre outros atores do ecossistema de inovação estadual.
O tema proposto para esta edição da maratona foi sugerido a partir da discussão com a Prefeitura Municipal de Cáceres. Programadores, designers e empreendedores participaram do evento que teve 100 inscritos.
A coordenadora do HackaMT, Mari Borges, afirma que a escolha do tema foi uma oportunidade valiosa de mobilizar a inteligência coletiva em torno de um dos maiores desafios sociais do município.
Esta foi a segunda edição em Cáceres. O HackaMT também já foi realizado em outras regiões do Estado, como Água Boa, Querência e Nova Mutum. Outras edições ainda acontecerão em 2025.
Em uma noite marcada pela emoção, espiritualidade e conexão entre gerações, o Auto da Paixão de Cristo, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, encantou centenas de pessoas com um espetáculo a céu aberto nesta quinta-feira (17.4), retratando os últimos momentos da vida de Jesus. A ação vem se consolidando como um dos mais importantes eventos de fé e cultura do calendário mato-grossense.
Para muitos, a apresentação não foi apenas uma encenação teatral, mas uma oportunidade de reflexão profunda e vivência espiritual coletiva.
Residente em Mato Grosso há 36 anos, a aposentada Rozecrei Rosa, que mora em Cuiabá há seis anos, afirmou que foi a primeira vez que assistiu um espetáculo grandioso como este, ficando encantada com a experiência.
Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT
“Eu estou aqui com a minha família e é a primeira vez que temos a oportunidade de ver um espetáculo como este. Minha mãe e irmão vieram do Paraná e estão aqui comigo. Está sendo mais surpreendente do que eu pensava. Não tinha noção de como seria, mas estou adorando. Nunca vi algo tão grandioso como esse espetáculo aqui em Cuiabá. Que o Governo de Mato Grosso continue pensando na cultura como um todo, porque precisamos muito disso. Para a minha mãe, que tem 76 anos, e meu irmão, que é especial, encontramos uma estrutura com boa acessibilidade, cadeiras confortáveis, tudo de muito bom acesso. Estamos aproveitando bastante”, destacou Rozecrei.
Outro espectador que se emocionou com a apresentação foi Joaquim Ribeiro Rocha, de 66 anos, morador do bairro Cidade Verde. Evangélico, ele ressaltou a importância de momentos como este para o fortalecimento da fé.
Foto: Darlene Marques | Setasc-MT
“A gente precisa refletir sobre o que aconteceu com Jesus, sobre a vida e a morte d’Ele. Não vivemos só para esta terra. Jesus está prometendo uma vida eterna e precisamos ter essa visão espiritual. Está tudo muito bonito. Convido todo mundo que ainda não veio: venham assistir, é um momento nobre e muito especial”, convidou.
O evento faz parte do Programa SER Família Fé e Vida, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso voltada ao fortalecimento dos valores familiares, espirituais e culturais, com atenção especial à inclusão de idosos, pessoas com deficiência e famílias em situação de vulnerabilidade.
A secretária da Setasc, coronel PM Grasi Paes, destacou a importância da ação como um espaço de união e fortalecimento da espiritualidade:
“A fé move as pessoas, e o SER Família Fé e Vida vem justamente com essa proposta: promover momentos de encontro, acolhimento e espiritualidade. O Auto da Paixão de Cristo é uma manifestação cultural que toca a alma, resgata valores e fortalece os laços familiares. Estamos felizes em proporcionar essa experiência a tantas famílias mato-grossenses”, afirmou a secretária.
O espetáculo segue em exibição até domingo (20) e a entrada é gratuita. A organização reforça que o evento é totalmente acessível, com estrutura adaptada para pessoas com mobilidade reduzida e espaço amplo para acolher o público com conforto e segurança.
Mutirão da Cidadania integra programação do Auto da Paixão de Cristo
Além do espetáculo que emociona o público, o evento também conta com o Mutirão da Cidadania, que segue até domingo (20), das 14h às 18h, oferecendo atendimentos gratuitos à população. Entre os serviços disponíveis estão a emissão de segunda via de documentos, fotos 3×4, orientações jurídicas e sociais, atendimento psicológico e ações voltadas à promoção de direitos, fortalecimento dos vínculos familiares e informações sobre os benefícios do Programa SER Família.
A união entre cultura, fé e cidadania reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o cuidado integral às famílias, promovendo não só o acesso à arte, mas também a serviços essenciais que impactam diretamente na qualidade de vida da população.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.OkLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.OkLeia nossa política de privacidade