A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, afirmou que a entrega de uma nova viatura para apoiar as ações da Defesa Civil Municipal vai garantir mais segurança para os moradores da região oeste do Estado.
Ela foi uma dos 60 prefeitos a receberem, do Governo de Mato Grosso, as chaves dos veículos nessa sexta-feira (11.4), em solenidade na Arena Pantanal, em Cuiabá. As viaturas somam o investimento de R$ 6,7 milhões, fruto de parceria entre o Governo do Estado e o senador Jayme Campos.
“Isso representa muito para nós. A viatura é um equipamento muito importante para a nossa Defesa Civil e que vai ajudar a nossa equipe a fazer um trabalho de qualidade lá na ponta, levando segurança e melhorias para a nossa população”, afirmou.
A prefeita lembrou que Cáceres sofreu com enchentes e alagamentos no período de chuvas em 2024, e enfrentou crise hídrica no período de estiagem severa, e que o apoio do Governo do Estado, por meio da Defesa Civil e Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc), foi importante para atender às necessidades da população.
“Cáceres tem sido muito olhada pelo Governo do Estado e eu fico muito feliz pela atenção da primeira-dama Virginia Mendes e dos secretários, que destinaram cestas de alimentos, filtros de água e cobertores. A presença e o apoio do Governo junto à nossa Defesa Civil sempre foi muito importante para nós”, acrescentou.
O secretário adjunto de Defesa Civil do Estado, coronel BM César Brum, avaliou que a entrega das viaturas vai fortalecer a rede de Proteção e Defesa Civil.
“Toda ação voltada a equipar a Defesa Civil e os órgãos que atendem a eventuais desastres é de suma importância, porque estamos dando meios para que a população mais exposta possa ser atendida. O Estado não consegue fazer tudo sozinho, então, essa é uma ação que está levando uma importante ferramenta para os municípios”, afirmou.
O prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, também recebeu as chaves de uma viatura para a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Segundo ele, o veículo vai gerar não apenas economia para a Prefeitura, mas desempenhar um papel fundamental nas ações de proteção e resposta a desastres.
Prefeito Adilson Gonçalves
“Essa viatura representa uma economia para a Prefeitura, porque hoje a Defesa Civil atua com veículo locado. Além disso, vai nos ajudar nas ações de mapeamento de áreas de risco e no suporte para as ações da assistência social”, afirmou.
Em Tangará da Serra, a nova viatura vai aumentar a capacidade operacional da Defesa Civil Municipal.
“É um veículo muito importante, que vai dar condições melhores para que a nossa equipe possa atuar na área da Defesa Civil. Lá em Tangará temos tido problemas como falta de água, queimadas, entre outros. Por isso, esse veículo é fundamental para darmos um suporte melhor e estarmos mais preparados para resolução e busca de alternativas para os eventuais problemas”, afirmou o prefeito Vander Masson.
As viaturas foram distribuídas para os municípios: Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Paraguai, Arenápolis, Aripuanã, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Cáceres, Carlinda, Chapada dos Guimarães, Claudia, Colíder, Colniza, Comodoro, Confresa, Diamantino, Dom Aquino, Glória D’Oeste, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Jaciara, Jauru, Juara, Juscimeira, Juína, Juruena, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Olímpia, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Rio Branco, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah, Terra Nova do Norte, União do Sul, Vera e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Em uma noite marcada pela emoção, espiritualidade e conexão entre gerações, o Auto da Paixão de Cristo, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, encantou centenas de pessoas com um espetáculo a céu aberto nesta quinta-feira (17.4), retratando os últimos momentos da vida de Jesus. A ação vem se consolidando como um dos mais importantes eventos de fé e cultura do calendário mato-grossense.
Para muitos, a apresentação não foi apenas uma encenação teatral, mas uma oportunidade de reflexão profunda e vivência espiritual coletiva.
Residente em Mato Grosso há 36 anos, a aposentada Rozecrei Rosa, que mora em Cuiabá há seis anos, afirmou que foi a primeira vez que assistiu um espetáculo grandioso como este, ficando encantada com a experiência.
Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT
“Eu estou aqui com a minha família e é a primeira vez que temos a oportunidade de ver um espetáculo como este. Minha mãe e irmão vieram do Paraná e estão aqui comigo. Está sendo mais surpreendente do que eu pensava. Não tinha noção de como seria, mas estou adorando. Nunca vi algo tão grandioso como esse espetáculo aqui em Cuiabá. Que o Governo de Mato Grosso continue pensando na cultura como um todo, porque precisamos muito disso. Para a minha mãe, que tem 76 anos, e meu irmão, que é especial, encontramos uma estrutura com boa acessibilidade, cadeiras confortáveis, tudo de muito bom acesso. Estamos aproveitando bastante”, destacou Rozecrei.
Outro espectador que se emocionou com a apresentação foi Joaquim Ribeiro Rocha, de 66 anos, morador do bairro Cidade Verde. Evangélico, ele ressaltou a importância de momentos como este para o fortalecimento da fé.
Foto: Darlene Marques | Setasc-MT
“A gente precisa refletir sobre o que aconteceu com Jesus, sobre a vida e a morte d’Ele. Não vivemos só para esta terra. Jesus está prometendo uma vida eterna e precisamos ter essa visão espiritual. Está tudo muito bonito. Convido todo mundo que ainda não veio: venham assistir, é um momento nobre e muito especial”, convidou.
O evento faz parte do Programa SER Família Fé e Vida, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso voltada ao fortalecimento dos valores familiares, espirituais e culturais, com atenção especial à inclusão de idosos, pessoas com deficiência e famílias em situação de vulnerabilidade.
A secretária da Setasc, coronel PM Grasi Paes, destacou a importância da ação como um espaço de união e fortalecimento da espiritualidade:
“A fé move as pessoas, e o SER Família Fé e Vida vem justamente com essa proposta: promover momentos de encontro, acolhimento e espiritualidade. O Auto da Paixão de Cristo é uma manifestação cultural que toca a alma, resgata valores e fortalece os laços familiares. Estamos felizes em proporcionar essa experiência a tantas famílias mato-grossenses”, afirmou a secretária.
O espetáculo segue em exibição até domingo (20) e a entrada é gratuita. A organização reforça que o evento é totalmente acessível, com estrutura adaptada para pessoas com mobilidade reduzida e espaço amplo para acolher o público com conforto e segurança.
Mutirão da Cidadania integra programação do Auto da Paixão de Cristo
Além do espetáculo que emociona o público, o evento também conta com o Mutirão da Cidadania, que segue até domingo (20), das 14h às 18h, oferecendo atendimentos gratuitos à população. Entre os serviços disponíveis estão a emissão de segunda via de documentos, fotos 3×4, orientações jurídicas e sociais, atendimento psicológico e ações voltadas à promoção de direitos, fortalecimento dos vínculos familiares e informações sobre os benefícios do Programa SER Família.
A união entre cultura, fé e cidadania reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o cuidado integral às famílias, promovendo não só o acesso à arte, mas também a serviços essenciais que impactam diretamente na qualidade de vida da população.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.OkLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.OkLeia nossa política de privacidade