Mundo

Jubileu de Safira de Elizabeth 2ª: 65 anos de um reinado que não deveria ter sido

Published

on

A rainha Elizabeth 2ª comemora mais um recorde nesta segunda-feira: 23.742 dias de reinado. O Jubileu de Safira marca os 65 anos no trono; nunca um monarca britânico tinha celebrado este jubileu.

Filha do segundo filho do rei George 5º, nada indicava que Elizabeth se tornaria rainha.

O nascimento de Elizabeth mereceu um registro básico nos jornais, bem diferente do destaque dado atualmente aos bebês da família real.

Em 1926, não se pensava em publicar um caderno especial de 16 páginas para festejar a chegada do novo bebê real.

Naquela época, o nascimento da princesa Elizabeth seria equivalente, em importância, ao da princesa Beatrice, em 1988, filha do príncipe Andrew, irmão mais novo de Charles.

E Beatrice só foi chamar a atenção da imprensa mundial, em 2011, aos 22 anos, por causa do chapéu que usou no casamento de William e Kate.

Elizabeth nasceu na casa da família em Mayfair, Westminster. A rua não foi fechada pela imprensa e o nascimento não mereceu incontáveis dias de cobertura.

A casa, que pertencia à família de sua mãe, foi destruída por um bombardeio na Segunda Guerra Mundial; no local, hoje, funciona um restaurante indiano.

Esperava-se que o tio de Elizabeth fosse o rei e, seus filhos, os herdeiros do trono.

Chance ‘remota’ de ser rainha

Mas Edward 8º abdicou para se casar com a americana Wallis Simpson, deixando para o irmão mais novo o dever de assumir o trono. Parte da história do rei George 6º pode ser vista no premiado filme O Discurso do Rei, com Colin Firth e Geoffrey Rush, ganhador de quatro Oscars em 2010.

A jovem Elizabeth Alexandra Mary se tornava assim a primeira na linha sucessória, à frente da irmã caçula, Margaret.

Um único jornal foi otimista ao noticiar o nascimento da princesinha, há 91 anos.

“A contingência é remota, há uma probabilidade humanamente remota, mas a sua simples existência dá uma aura à pequena”, escreveu o Yorkshire Evening Post.

Era uma chance remota, que acabou virando realidade com a morte George 6º, aos 56 anos, de ataque cardíaco.

Em 2015, Elizabeth festejou o reinado mais longo da história britânica e, no anos passado, completou 90 anos.

Agora, para marcar o início do Jubileu de Safira, foi divulgada uma foto da rainha usando joias de safira que ganhou de presente de casamento do pai, em 1947.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Mundo

Fumaça branca no Vaticano: cardeal Robert Prevost é eleito papa e adotará o nome Leão 14

A Igreja Católica tem um novo líder. A tão aguardada fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira (8), anunciando a eleição do cardeal Robert Francis Prevost como novo papa. A escolha foi feita no segundo dia de conclave, após quatro rodadas de votação. Prevost será conhecido como Papa Leão 14.

Published

on

O cardeal norte-americano foi eleito com pelo menos 89 votos, número necessário para atingir os dois terços dos 133 cardeais votantes. Ele sucede o papa Francisco na liderança da Igreja Católica, que conta com mais de 1,3 bilhão de fiéis ao redor do mundo.

Primeiro papa dos Estados Unidos

Aos 69 anos, Prevost é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos e o primeiro oriundo de um país de maioria protestante. Nascido em Chicago, construiu sua trajetória missionária e eclesiástica majoritariamente na América Latina, com forte atuação no Peru, onde viveu por uma década.

Discreto e com perfil reformista, Prevost era prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, duas funções estratégicas no Vaticano. É considerado alinhado à linha de abertura e renovação implementada pelo papa Francisco.

Formado em teologia e direito canônico, ele foi ordenado padre em 1982 e iniciou sua missão no Peru dois anos depois. Em 2014, foi nomeado administrador da Diocese de Chiclayo, onde permaneceu até 2023, quando foi nomeado cardeal.

Denúncias marcaram trajetória

Apesar da trajetória sólida na Igreja, Prevost enfrentou uma crise institucional em 2023, quando três mulheres denunciaram que ele teria acobertado abusos cometidos por dois padres peruanos durante sua gestão em Chiclayo. Segundo os relatos, Prevost recebeu as denúncias e as encaminhou à Santa Sé. Um dos religiosos foi afastado preventivamente. O Vaticano ainda não concluiu a apuração do caso.

A diocese negou omissão e sustentou que todas as etapas exigidas pelo direito canônico foram cumpridas.

Como foi o conclave

O conclave teve início na quarta-feira (7), com 133 cardeais reunidos no Vaticano — sete deles brasileiros. As primeiras votações resultaram em fumaça preta, indicando que não havia consenso. Somente na quarta rodada, já na tarde desta quinta-feira (8), houve a decisão final.

Com a escolha de Prevost, a Igreja agora entra em um novo ciclo, marcado por expectativa sobre a continuidade das reformas iniciadas pelo papa Francisco e os rumos políticos e sociais que o novo pontífice deverá adotar nos próximos anos.

Jornalista: Mika Sbardelott

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA