Municípios

Cerca de 18 mil famílias receberão o Programa Luz para Todos

Published

on

Com investimentos de R$ 284 milhões até dezembro de 2018, cerca de 18 mil famílias do Estado de Mato Grosso, irão receber energia elétrica por meio do programa Luz para Todos, do Governo Federal. Na manhã desta terça-feira (14.03), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, ocorreu a  assinatura do Termo de Compromisso, que contou com a participação do governador Pedro Taques e do Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

Prefeitos do interior de Mato Grosso comemoraram a retomada do programa “Luz para Todos”, do Governo Federal. O projeto vai contemplar 18 mil famílias, principalmente nas zonas rurais e reservas indígenas.

Um dos destaques na cerimônia, que fez uso da fala, antecipando o das autoridades, foi o morador e produtor do Assentamento Modelo, em Poconé(114 km ao Sul de Cuiabá), e beneficiário do Programa Luz para Todos, Matias Neves de Arruda, de 72 anos, que em seu depoimento, agradeceu pelo benefício que a ligação de energia trouxe, lembrando das dificuldades enfrentadas sem a energia em seu início no assentamento, iluminado somente por um lampião e uma lamparina, chegando a perder uma de suas produções de melancia porque a água para regar a plantação tinha que ser tirada do poço de forma braçal, e o mesmo não conseguia fazê-lo.

“… Tem muitas famílias que merecem a Luz para Todos, que não tem ainda. O que nós já passamos, para agora estarmos tudo bem, nós queremos que puxem a luz pra essas famílias também…” , disse o produtor, com toda sua simplicidade.

Leia Também:  Dois incêndios em menos de 72h acendem alerta em prédios de alto padrão; Vídeo

Segundo levantamentos feitos, o déficit de energia elétrica no Estado de Mato Grosso atinge cerca de 31 mil famílias, e com a instalação desses quase 18 mil pontos de redistribuição, ficaria precisando de pouco mais de 13 mil pontos a serem ligados para que obtenha a universalização.

Poconé é um dos municípios a serem contemplados, e o prefeito da cidade, Tatá Amaral(PR), acompanhado do Chefe de Gabinete, Amaral Júnior, e do Secretário de Desenvolvimento Agropecuário Rural e Urbano, Tico de Arlindo, comemorou o anúncio, acreditando que é um avanço, principalmente por dar condições de permanência e trabalho, especialmente ao homem do campo.

“… Os moradores que irão receber o Programa Luz para Todos, com certeza, irão estar felizes que nem o Seo Matias hoje está pela energia na sua propriedade, e também por ver na dos seus vizinhos e de seus amigos, tendo essa qualidade de vida que é a energia em sua casa…”, afirmou o prefeito.

O governador Pedro Taques(PSDB) agradeceu ao Ministro de Minas e Energia pela inserção do Estado na retomada do programa, em atendimento dos assentamentos e dos produtores da agricultura familiar, setor que conta atualmente com 105 mil famílias mato-grossenses.

Leia Também:  Dois incêndios em menos de 72h acendem alerta em prédios de alto padrão; Vídeo

“Este é um programa importante para o estado de Mato Grosso. No início do governo Dante de Oliveira, Mato Grosso era importador de energia e, ao fim do governo, passou a ser exportador. No entanto, existe um déficit para a universalização das ligações e o programa vai no ajudar a alcançar a universalização da energia elétrica”, disse.

O ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho disse que Mato Grosso é o segundo Estado que retoma o programa, por determinação do presidente Michel Temer.

“…Alguns estados, como este, são grandes produtores de energia. Mas parte da população acaba não tendo acesso à energia. O programa volta com força total…”, afirmou. O Governo Federal já investiu R$ 23 bilhões no programa, desde 2003. A demanda de Mato Grosso é de mais de 32 mil ligações.

Segundo o Diretor-presidente do Grupo Energisa em Mato Grosso, Riberto José Barbanera, que detém a concessão da distribuição de energia em Mato Grosso, até dezembro de 2018, serão instalados cerca de 150 mil postes para que a energia chegue àqueles que precisam.

O Presidente da Eletrobrás, Wilson Ferreira Júnior, disse que o Brasil precisa de iniciativas como o Luz para Todos, e que é preciso um esforço para levar energia aos que ainda não têm.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Municípios

Dois incêndios em menos de 72h acendem alerta em prédios de alto padrão; Vídeo

Published

on

Um princípio de incêndio na cobertura do Edifício Jardim D’América, um dos residenciais mais luxuosos de Cuiabá, causou pânico entre os moradores e mobilizou o Corpo de Bombeiros na noite deste sábado (7). O fogo começou no aquecedor da piscina da cobertura, provocando correria e a evacuação imediata dos apartamentos.

O prédio fica na movimentada Avenida Tancredo Neves, no bairro Jardim Petrópolis, ao lado de uma unidade da academia Smartfit e de uma loja do McDonald’s. De acordo com relatos, as chamas foram percebidas por moradores de prédios vizinhos — que filmaram o incêndio e alertaram os bombeiros antes mesmo que muitos dos próprios moradores do edifício percebessem o perigo.

“Eles nem sabiam o que estava acontecendo lá em cima!”, comentou uma moradora em vídeo que circula nas redes sociais. Ela e o marido acionaram os bombeiros e correram até a recepção do prédio para alertar os funcionários. Instantes depois, o alarme foi disparado e os moradores evacuaram o edifício.

As equipes do Corpo de Bombeiros agiram rápido, controlaram as chamas e isolaram a área. Não houve feridos, mas o susto foi grande.

Leia Também:  Dois incêndios em menos de 72h acendem alerta em prédios de alto padrão; Vídeo

Repetição preocupante

Esse é o segundo incêndio em prédio de luxo em Cuiabá em menos de 72 horas.

Na noite da última quinta-feira (5), o Helbor Park Elegance, localizado no bairro Morada do Sul, também registrou um princípio de incêndio — o segundo em apenas 15 dias. O fogo começou nos aparelhos de ar-condicionado do 11º andar e exigiu a evacuação completa das duas torres do condomínio.

Em ambos os casos, não houve vítimas, mas os episódios geram questionamentos sobre a segurança contra incêndios em edifícios de alto padrão da capital. Com valores de imóveis que ultrapassam facilmente o milhão de reais, moradores esperam mais do que apenas estética e localização.

Alerta ligado

A sequência de ocorrências levanta um sinal de alerta para a gestão de riscos e manutenção preventiva desses empreendimentos. Incêndios em áreas técnicas, aquecedores e sistemas de ar-condicionado não são raros — mas, quando somados à falta de resposta rápida interna e à dependência total dos bombeiros, colocam vidas em risco.

Leia Também:  Dois incêndios em menos de 72h acendem alerta em prédios de alto padrão; Vídeo

Até o momento, nem os síndicos dos edifícios nem representantes das construtoras se pronunciaram oficialmente sobre os casos.

Vídeo:

Jornalista: Mika Sbardelott

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA