Municípios

Mutirão no sistema prisional começa hoje em Água Boa

Published

on

Começa nesta segunda-feira (06), na Penitenciária Estadual Major Zuzi, em Água Boa (730 km a leste de Cuiabá), o mutirão que tem como objetivo fazer um levantamento criterioso do sistema prisional de Mato Grosso.

Já está definido que depois de Água Boa, a força-tarefa passará por Cuiabá, Primavera do Leste, Sinop, Rondonópolis, Juína, Cáceres, Diamantino, Alta Floresta, Tangará da Serra e São Félix do Araguaia.A ideia, aprovada pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalizaçao do Sistema Carcerário (GMF), da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, é saber quantos presos sentenciados e provisórios estão em cada unidade prisional, qual a situaçao do processo penal de cada um deles, e se há possibilidade de progressão de regime, como forma de reduzir a superlotação. A força-tarefa quer ainda identificar as facções dos presos, através dos serviços de inteligência.

De acordo com a corregedora geral de Justiça, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, o trabalho será realizado nos 11 polos de Mato Grosso, durante 90 dias. Para isso, foi instalado o Regime de Exceçao nas Varas Criminais do Estado sob coordenaçao geral da juíza auxiliar da CGJ, Ana Cristina Silva Mendes. “O Poder Judiciário está atento a situação do sistema prisional em todo o país e por isso vamos trabalhar preventivamente.

Leia Também:  Influenciador é imobilizado e levado para a delegacia em MT; Veja vídeos

A inspeção nas unidades prisionais para averiguação da situação de cada detento permitirá um retrato fiel do sistema prisional de modo a identificar com precisao o número de presos definitivos, provisórios com condenação (aguardando recurso) e provisórios sem condenação”, defende a corregedora.

De acordo com a CGJ, uma equipe de 30 magistrados e servidores estará envolvida na açao em Água Boa para verificar os processos de condenados, definitivos ou não, nas varas criminais e nas varas de execução penal, quanto a expedição de guias de recolhimento para execuçao e quanto a unificaçao ou a soma de penas; provocar o reexame de todos os inquéritos e processos de presos provisórios, para subsidiar decisão quanto a manutenção ou nao da prisão.

Titular da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Airton Siqueira Junior e o adjunto de Administração Penitenciária, Fernando Lopes, acompanharão as atividades do mutirão. “Expusemos o que realmente é o sistema prisional, buscando em conjunto realizar açoes que mitiguem a situação atual. Integração é fundamental para que o sistema prisional avance em todos os aspectos”, frisa o secretário.

Leia Também:  Influenciador é imobilizado e levado para a delegacia em MT; Veja vídeos

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Municípios

Influenciador é imobilizado e levado para a delegacia em MT; Veja vídeos

Published

on

O influenciador César Rincon foi preso na noite desta quinta-feira (17) em meio a uma verdadeira cena de filme na cidade de Colíder (623 km ao norte de Cuiabá). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram momentos de tensão entre o influenciador, seus amigos e a Polícia Militar. Até o momento, o motivo da prisão ainda não foi divulgado oficialmente.

Rincon teria ido até a cidade para participar do sorteio de uma rifa, acompanhado por um comboio de caminhonetes. Mas o que era pra ser só mais um evento com seguidores acabou se transformando em confusão generalizada e prisão transmitida em tempo real para milhares de internautas.

Em uma das gravações, policiais militares fazem um bloqueio impedindo que o comboio entrasse na cidade. Moradores, curiosos, começaram a se aglomerar. “Gentilmente mandaram nós irmos para casa”, ironizou um dos amigos do influenciador, em tom de deboche nas redes.

Outro vídeo mostra o momento exato em que César Rincon é abordado pelos policiais. Alterado, ele questiona os PMs, bate no peito e exige explicações. Um dos policiais, com arma em punho, manda todos ao redor se afastarem. Poucos segundos depois, Rincon é imobilizado e levado preso diante de dezenas de pessoas.

Leia Também:  Influenciador é imobilizado e levado para a delegacia em MT; Veja vídeos

A situação gerou um verdadeiro alvoroço na cidade. No último vídeo divulgado, uma multidão de moradores já estava em frente à delegacia, onde o influenciador foi levado. Gritos, buzinas e celulares gravando de todos os ângulos.

Essa não é a primeira vez que César Rincon se envolve em polêmicas. Em 2023, ele foi preso em Confresa (MT) após protagonizar uma cena absurda: surfava em um colchão inflável puxado por uma caminhonete em alta velocidade. Na ocasião, um dos amigos ficou ferido, com um corte grave na cabeça.

Veja vídeos:

Jornalista: Mika Sbardelott

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA