Municípios

População de Confresa conhece o Pró-Escolas e elogia ações da Seduc

Published

on

A instrutora de capoeira Rosimeire Alves Pereira é moradora de Confresa (1.200 km de Cuiabá) há 17 anos e mãe de três filhos que estudam na rede estadual. Ela é uma das mais de 200 pessoas que assistiram a apresentação da minuta do Programa Pró-Escolas nesta terça-feira (31.01), no município. Atleta, Rosi, como prefere ser chamada, se emocionou com as propostas da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer, pensadas para o esporte nas escolas estaduais.

“Para mim, enquanto mãe, ter meus filhos estudando numa escola com projetos como esses que foram apresentados hoje, significa a preparação das nossas crianças e adolescentes para um mundo melhor, para uma educação melhor e, consequentemente, para um cidadão melhor”, afirmou, ao lado do marido Ailson Carneiro de Souza, que também é professor de capoeira.

Por saber a importância do esporte na formação dos estudantes, Rosi lembra que, hoje, uma das maiores dificuldades de toda comunidade escolar é manter os alunos dentro das salas de aula.

“A partir do momento em que eles percebem que a escola tem mais a oferecer, o gosto pelos estudos também aumenta e o aprendizado fica bem mais fácil”, pontua. ”Por isso, fiquei encantada com o programa e espero que seja um grande sucesso”.

“Esporte e Lazer” é um dos quatro eixos que formam o Pró-Escolas, com ações específicas para a área. Além disso, o planejamento estratégico contemplado pelo programa prevê melhorias nas vertentes Ensino, Estrutura e Inovação, temas amplamente discutidos com a comunidade escolar e a população de Confresa em duas reuniões realizadas à tarde, no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), e à noite, na Câmara dos Vereadores.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá aprova "Domingão Tarifa Zero", com gratuidade no transporte aos domingos

O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, explicou ponto a ponto todo o programa e destacou os esforços que a atual gestão tem feito para transformar a educação pública estadual por meio de projetos inovadores, mudança da ambiência das escolas e valorização dos profissionais da educação. Para ele, ambos os encontros foram extremamente positivos, uma vez que houve grande participação por parte de todos.

“Tivemos duas reuniões cheias. Todos os profissionais da educação foram convidados e houve participação maciça, com debate amplo e de alto nível. Dessa forma, vamos conseguir construir algo muito bom juntos. Também contamos com a presença de representantes dos sete municípios que formam a região do Vale do Araguaia, prefeitos, vereadores, sindicalistas e moradores, que ao final das apresentações fizeram perguntas e esclareceram suas dúvidas. Acreditamos que esse espírito de união é o que nos fará mudar a atual realidade”, disse Marrafon.

É o que pensa o professor de matemática, Júnior César dos Santos, diretor da Escola Estadual Teotônio Carlos da Cunha Neto. Com 15 anos de profissão, ele conta que o que mais chamou a atenção durante a apresentação do Pró-Escolas foi a participação da comunidade e a vontade de elevar os índices da educação em Mato Grosso.

“Primeiro, nos sentimos muito felizes por sermos lembrados pelo secretário e pela Seduc. E, segundo, é um momento de muita alegria receber um projeto tão inovador como esse. Torcemos para que tudo dê certo e faremos de tudo para que isso aconteça”, disse o professor.

O deputado estadual Baiano Filho, que é um dos representantes da região do Araguaia no Legislativo, tem acompanhado as visitas a todos os municípios do Vale e garante que a presença do secretário de Educação nessa localidade é de extrema importância, já que é estando in loco que se conhece, de fato, a realidade da rede, segundo ele.

Leia Também:  Mesmo com suspeita de contas irregulares, Justiça libera eleição no Shopping Popular

“Além disso, conhece o servidor, ouve suas demandas, expõe as problemáticas de trabalho e forma de atuação, o que o governo pretende fazer dentro e fora de sala de aula no exercício de 2017 e, ainda, se prepara para fazer as mudanças estruturais nas escolas”, afirmou.
Interação

Nesta quinta-feira (02.02), o grupo de trabalho da Seduc estará em Barra do Garças para apresentar o Pró-Escolas, às 14h, no Cefapro, e, às 19h, na Câmara dos Vereadores. Todos os moradores estão convidados a participar do debate.

Já na sexta-feira (03.02), será a vez de Primavera do Leste participar das discussões sobre o programa. As apresentações, em todos os municípios, estão marcadas para as 14h nos Cefapros e, às 19h, nas Câmaras de Vereadores.

Pró-Escolas

O Programa Pró-Escolas tem a finalidade de promover ações e investimentos para melhorar a estrutura das escolas estaduais e a qualidade do ensino público de Mato Grosso. Um dos principais intuitos é combater a evasão escolar em Mato Grosso. Após ser apresentado e discutido com toda comunidade escolar e população, será lançado pelo Governo do Estado, nos próximos meses.

Na semana passada, o secretário Marco Marrafon esteve em Juara, Juína e Tangará da Serra, onde o programa foi bem recebido por toda a comunidade. Na última sexta (27.01), a iniciativa foi levada à população de Jaciara, onde foi realizada a quarta edição da Caravana da Transformação. A Seduc Interativa também passou por São Félix do Araguaia no início da semana.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Municípios

Mesmo com suspeita de contas irregulares, Justiça libera eleição no Shopping Popular

Published

on

O desembargador Luiz Octávio Saboia Ribeiro, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), autorizou liminarmente a realização da eleição da nova diretoria do Shopping Popular de Cuiabá, marcada para esta segunda-feira (28).

A decisão reverteu a suspensão imposta pelo juiz Pierro de Faria Mendes, da 5ª Vara Cível de Cuiabá, que atendeu a pedido da associada Benedita Florência da Silva. Ela alegou que a atual gestão, comandada pelo ex-vereador Misael Galvão, não prestou contas dos valores arrecadados ao longo dos anos.

Em recurso apresentado pela Associação dos Camelôs do Shopping Popular, presidida por Misael, foi argumentado que o estatuto prevê a prestação de contas apenas ao fim do mandato, em 6 de maio de 2025 — portanto, após a eleição. A defesa também ressaltou que documentos essenciais para a prestação de contas foram destruídos no incêndio ocorrido em 15 de julho de 2024.

Além disso, a entidade alertou que a suspensão da eleição poderia gerar uma situação de “vacância administrativa” a partir de maio de 2025.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá aprova "Domingão Tarifa Zero", com gratuidade no transporte aos domingos

Ao analisar o caso, o desembargador reconheceu que, apesar da falta de prestação de contas de exercícios anteriores, a suspensão da eleição não guarda relação direta com o mérito da ação principal.

“Embora reconheça a existência de irregularidade na ausência de prestação de contas tempestiva (principalmente referente ao exercício de 2023), não verifico na exordial qualquer pedido de mérito que justifique e/ou possua correlação com o pedido de suspensão das eleições”, afirmou o magistrado.

Ele ainda destacou que a suspensão gerou “um cenário de insegurança e instabilidade” dentro da associação.

“Ao suspender a eleição, sem, contudo, impedir especificamente a participação de candidatos eventualmente envolvidos nas contas pendentes, por exemplo, produziu-se um efeito desproporcional e descompassado com a finalidade do processo de prestação de contas.”

Com isso, o magistrado deferiu o pedido e autorizou o prosseguimento da eleição na data prevista.

“Diante do exposto, defiro a tutela de urgência para suspender os efeitos da decisão agravada, autorizando a continuidade do processo eleitoral da associação agravante na data prevista, resguardando-se, assim, a regularidade e a continuidade administrativa da entidade”, diz trecho do documento.

Jornalista: Mika Sbardelott

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA