Municípios
Presidente negocia PEC para zerar impostos sobre combustíveis

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (20) que negocia a apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para permitir a redução a zero da incidência de tributos federais sobre combustíveis. O texto ainda não foi disponibilizado, mas os alvos da redução seriam a contribuição do Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
“Nós temos uma Proposta de Emenda à Constituição, que já está sendo negociada com a Câmara e o Senado, para termos a possibilidade de praticamente zerar os impostos dos combustíveis, o PIS e a Cofins”, afirmou durante sua live semanal nas redes sociais. O presidente está no Suriname, onde faz uma visita oficial.
Segundo Bolsonaro, há um processo de inflação generalizada que não afeta apenas o Brasil. Em 2021, a gasolina acumulou alta de 47,49% e o etanol, de 62,23%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o diesel teve alta de cerca de 47% no mesmo período.
Além dos impostos federais, a comercialização de combustíveis também paga o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é um tributo estadual, e por isso, não seria abrangido por uma eventual aprovação da proposta anunciada por Bolsonaro. Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O governo não deu estimativa sobre quanto custaria zerar os tributos federais sobre os combustíveis.
Em 2018, após a greve de caminhoneiros, o então governo de Michel Temer zerou impostos federais sobre o diesel, mas por meio de decreto e com compensação orçamentária correspondente por meio do aumento de outros impostos. Entre março e abril do ano passado, o governo Bolsonaro suspendeu a cobrança de impostos sobre o diesel, decisão que foi compensada com a elevação da carga tributária em outros setores.


Municípios
Motociclista morre ao bater de frente com carro de funerária

Na noite deste último domingo (08), um motociclista morreu após se chocar um carro de funerária que trafegava na BR-158, em Canabrava do Norte (1.215 km de Cuiabá).
A vítima, Deurivan Dos Santos Nascimento, 38 anos estava com uma pessoa na garupa. Ela ficou ferida, foi socorrida e levada ao Hospital Municipal de Canabrava do Norte.
De acordo com o relato do motorista do veículo, ele seguia sentido Confresa e a moto, Honda CG 150 Fan, pilotada por Deurivan estava no sentido contrário. Porém, em um dado momento, o motociclista invadiu a pista e bateu de frente com o carro funerário.
Deurivan veio a óbito ainda no local. O garupa ficou com ferimentos pelo corpo. O local do acidente foi isolado para que a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que fizesse as análises.
O corpo de Deurivan foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para o exame de necropsia e o acidente vai ser investigado pela Polícia Civil.
Jornalista: Fabiane Serra
-
Cotidiano5 dias atrás
URGENTE; AGORA: Hospital São Benedito está em Chamas; Pacientes são retirados a pressas; VEJA VÍDEOS
-
Curiosidade3 dias atrás
Veja quem são as vítimas que morreram em acidente de ônibus na BR-163 em MT
-
Cotidiano5 dias atrás
Acidente mata dois em estrada, motorista foi partido ao meio; FOTOS
-
Curiosidade2 dias atrás
Quinta-feira Cuiabá terá recorde de frio; confira
-
ATÉ ZUNIL6 dias atrás
Ex-secretário de MT morre de câncer em Cuiabá
-
Cotidiano4 dias atrás
Vídeo íntimo de vereadora vaza na internet, abalada a vereadora fala que pensou em suicídio.
-
Policial5 dias atrás
PF deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro; organização movimentou R$ 350 milhões; FOTOS E VÍDEOS
-
Política MT4 dias atrás
Elizeu Nascimento realiza audiência pública em Tangará da Serra