Municípios

TCE realiza auditoria nas estruturas das escolas em Mato Grosso

Published

on

Cáceres foi a primeira cidade a receber o programa de fiscalização simultânea – “Visita às Escolas” do Tribunal de Contas de Mato Grosso. A metodologia foi desenvolvida pela Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex) e passou por um teste piloto, em Cáceres, na semana passada. Focada na infraestrutura das escolas estaduais e municipais, a equipe de auditores observou a estrutura elétrica, hidráulica, pintura, mobiliário, iluminação, climatização e merenda escolar. Em seis escolas fiscalizadas, foram encontradas rachaduras, telhados comprometidos, falta de água e de torneiras.

Após análise dos problemas, um relatório será produzido com imagens e encaminhado para o presidente do TCE, Antonio Joaquim. Em seguida, os gestores apresentam um Plano de Providências com prazo estimado para as soluções. O secretário adjunto de Desenvolvimento do Controle Externo, Volmar Bucco Junior, esteve em Cáceres e constatou a importância das seis relatorias do Tribunal de Contas de Mato Grosso adotarem o programa. “Estamos seguindo um novo modelo de fiscalizar, onde podemos buscar os fatores que influenciam o baixo rendimento escolar detectado dos indicadores ruins do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb”, disse.

Leia Também:  Dois incêndios em menos de 72h acendem alerta em prédios de alto padrão; Vídeo

A partir dos testes feitos em Cáceres, através dessa metodologia, no Programa “Visita às Escolas”, a fiscalização passa a ser desenvolvida pelas seis relatorias as quais deverão avaliar quais escolas serão fiscalizadas. “Às vezes, as soluções para os problemas não são difícies, mas é preciso fazer uma radiografia da infraestrutura escolar em todo o Estado e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no Estado”, concluiu.

No ano passado, os dados informados pelo Ideb 2015 apontaram que, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, denominado de ensino fundamental 1, Mato Grosso superou a meta estabelecida pelo MEC, que era de 5,0, alcançando a nota 5,7. Enquanto as escolas da rede pública (municipal e estadual) apresentaram média de 5,5, quando a meta projetada era de 4,9. As escolas da rede privada alcançaram a nota 7,1, acima da meta proposta pelo MEC, de 6,6.

O desempenho do ensino fundamental 2, que compreende as turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental, também foi positivo no Estado. A meta para o Ideb 2015 era de 4,3, e o Estado alcançou a nota de 4,6. A rede pública, com nota de 4,5, superou a marca de 4,2, estabelecida pelo MEC, enquanto a rede privada ficou abaixo da meta proposta de 6,3, alcançando nota de 6,2.

Leia Também:  Dois incêndios em menos de 72h acendem alerta em prédios de alto padrão; Vídeo

Quando o recorte é feito apenas nas unidades de ensino da rede estadual, o bom desempenho também aparece. No ensino fundamental 1, as escolas da rede estadual alcançaram nota 5,6, enquanto a marca projetada era de 4,9. Já no ensino fundamental 2, o índice alcançado foi de 4,5, acima da meta proposta de 4,1.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Municípios

Dois incêndios em menos de 72h acendem alerta em prédios de alto padrão; Vídeo

Published

on

Um princípio de incêndio na cobertura do Edifício Jardim D’América, um dos residenciais mais luxuosos de Cuiabá, causou pânico entre os moradores e mobilizou o Corpo de Bombeiros na noite deste sábado (7). O fogo começou no aquecedor da piscina da cobertura, provocando correria e a evacuação imediata dos apartamentos.

O prédio fica na movimentada Avenida Tancredo Neves, no bairro Jardim Petrópolis, ao lado de uma unidade da academia Smartfit e de uma loja do McDonald’s. De acordo com relatos, as chamas foram percebidas por moradores de prédios vizinhos — que filmaram o incêndio e alertaram os bombeiros antes mesmo que muitos dos próprios moradores do edifício percebessem o perigo.

“Eles nem sabiam o que estava acontecendo lá em cima!”, comentou uma moradora em vídeo que circula nas redes sociais. Ela e o marido acionaram os bombeiros e correram até a recepção do prédio para alertar os funcionários. Instantes depois, o alarme foi disparado e os moradores evacuaram o edifício.

As equipes do Corpo de Bombeiros agiram rápido, controlaram as chamas e isolaram a área. Não houve feridos, mas o susto foi grande.

Leia Também:  Dois incêndios em menos de 72h acendem alerta em prédios de alto padrão; Vídeo

Repetição preocupante

Esse é o segundo incêndio em prédio de luxo em Cuiabá em menos de 72 horas.

Na noite da última quinta-feira (5), o Helbor Park Elegance, localizado no bairro Morada do Sul, também registrou um princípio de incêndio — o segundo em apenas 15 dias. O fogo começou nos aparelhos de ar-condicionado do 11º andar e exigiu a evacuação completa das duas torres do condomínio.

Em ambos os casos, não houve vítimas, mas os episódios geram questionamentos sobre a segurança contra incêndios em edifícios de alto padrão da capital. Com valores de imóveis que ultrapassam facilmente o milhão de reais, moradores esperam mais do que apenas estética e localização.

Alerta ligado

A sequência de ocorrências levanta um sinal de alerta para a gestão de riscos e manutenção preventiva desses empreendimentos. Incêndios em áreas técnicas, aquecedores e sistemas de ar-condicionado não são raros — mas, quando somados à falta de resposta rápida interna e à dependência total dos bombeiros, colocam vidas em risco.

Leia Também:  Dois incêndios em menos de 72h acendem alerta em prédios de alto padrão; Vídeo

Até o momento, nem os síndicos dos edifícios nem representantes das construtoras se pronunciaram oficialmente sobre os casos.

Vídeo:

Jornalista: Mika Sbardelott

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA