Policial

Autor de homicídio no Boa Esperança tem prisão em flagrante convertida em preventiva

Published

on

Em audiência de custódia, realizada nesta sexta-feira (11.4), a prisão em flagrante do autor do homicídio que vitimou Ney Muller Alves Pereira, na noite da última quarta-feira (09.4), no Bairro Boa Esperança, em Cuiabá, foi convertida em preventiva.

O autor do crime foi identificado após investigações conduzidas pelo delegado Edison Pick, da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e se apresentou no final da tarde dessa quinta-feira (10.4), na especializada, na presença do seu advogado. Ele apresentou a arma de fogo e o veículo utilizado no momento do crime.

O juiz João Bosco Soares da Silva, que presidiu a audiência de custódia, determinou, ainda, que, devido ao fato de o investigado ser advogado, ele seja encaminhado para a Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis (220 km de Cuiabá), onde há estrutura adequada para recebê-lo.

O crime

Ney Muller Alves Pereira, que vivia em situação de rua, foi assassinado por volta das 21 horas da última quarta-feira (09.4), na Avenida Edgar Vieira, no Bairro Boa Esperança, em Cuiabá.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre prisão contra pai investigado por agredir os filhos

O autor do homicídio se aproximou em uma Land Rover e chamou a vítima. Quando Ney Muller se aproximou, foi atingido por um tiro. Após o disparo, o autor fugiu.

Segundo informações preliminares, o crime teria sido motivado pelo fato de a vítima ter danificado o carro do investigado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Policial

Criação do Plano de Integridade da Polícia Civil de MT segue para etapa final

Published

on

Avançando na criação do Plano de Integridade da Polícia Civil de Mato Grosso, o Comitê de Integridade se reuniu, nesta segunda-feira (28.4), na sede da Diretoria Geral, em Cuiabá, para finalizar a construção das ações que serão propostas como estratégia de “compliance” institucional.

Estão sendo avaliadas, pela equipe do Comitê, as questões relacionadas aos riscos e vulnerabilidades quanto à ética e moral da Polícia Civil para a elaboração do Plano de Integridade, que estabelecerá quais serão os mecanismos adotados quanto as medidas preventivas e corretivas.

A elaboração do plano de integridade tem como objetivo prevenir, detectar, responsabilizar e remediar práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta, bem como a busca pela mudança de cultura.

Como estratégia de “compliance”, o trabalho visa implementar procedimentos de práticas éticas e cumprir os objetivos do Programa Integridade do Estado de Mato Grosso, que tem como meta garantir que a administração pública estadual mantenha seu propósito de entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente.

Após finalização o Plano de Integridade será apresentado à Diretoria Geral da Polícia Civil para apreciação e aprovação da proposta.

Leia Também:  Força Tática prende foragida da Justiça com drogas e arma de brinquedo

Comitê de Integridade

A Portaria nº 2025.10.317, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 26 de fevereiro de 2025, institui o Comitê de Integridade para atuar na estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade no âmbito da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, em conformidade da Lei nº 10.691/2018 – Programa de Integridade Pública do Governo de Mato Grosso.

O Comitê de Integridade coordenará os trabalhos relacionados ao gerenciamento de riscos para a integridade, realização de orientação e treinamento dos servidores com relação aos temas do Programa de Integridade, além de promover outras ações relacionadas à implementação do programa institucional.

A proposta do Plano de Integridade da Polícia Civil será submetida à aprovação da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Integridade e Compliance

Entre as estratégias já implementadas pelo grupo de trabalho, instituído pela Diretoria Geral da Polícia Civil, foi incluída na grade curricular da Academia de Polícia (Acadepol) a disciplina de Integridade e Compliance, buscando a difusão de procedimentos de práticas éticas para cumprimento dos objetivos do Programa Integridade do Estado de Mato Grosso.

Leia Também:  Trio é condenado a mais de 100 anos de prisão por homicídio em rodoviária de Rondonópolis

Com 20 horas/aula, a disciplina foi instituída por meio de publicação no Diário Oficial do Estado do dia 03 de dezembro de 2024 e abordará assuntos como Código de Ética, Visão, Missão e Valores da Polícia Civil de Mato Grosso; a Lei Complementar nº 407 (Estatuto da Polícia Civil de Mato Grosso), além de outras resoluções e leis ligadas às atividades da instituição policial.

Programa

O Programa de Integridade Pública de Mato Grosso foi lançado em julho de 2023, e todos os órgãos e entidades do Executivo já aderiram. Ele tem como principal objetivo fazer com que a administração pública estadual não se desvie de seu propósito, que é entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente. O programa congrega uma série de medidas institucionais que visam à prevenção, detecção, responsabilização e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA