Policial

“Foi um pedaço de mim que mataram”, diz mãe de homem assassinado por procurador da ALMT em Cuiabá

Published

on

“Não foi só ele que mataram, foi um pedaço de mim também”. A frase emocionada é de Iracema Alves, mãe de Ney Müller Alves Pereira, morto com um tiro na testa na última quarta-feira (9), em Cuiabá. O autor do crime é o procurador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Luiz Eduardo Figueiredo Rocha e Silva, que está preso por homicídio qualificado por motivo fútil e emboscada.

Em entrevista exclusiva à repórter Angélica Gomes, no programa Cadeia Neles, da TV Vila Real, Iracema falou sobre a dor da perda e a longa batalha da família no tratamento de Ney, diagnosticado com transtornos mentais desde a infância.

“O tratamento começou quando ele tinha apenas 4 anos. Já adulto, passou por várias internações. Quando estava em crise, saía pelas ruas e a gente corria atrás para trazê-lo pra casa”, relatou a mãe. Ney já havia sido internado em clínicas em São Paulo, Goiânia e no Hospital Adauto Botelho, em Cuiabá, de onde chegou a fugir no ano passado. “Ficou cinco meses em São Paulo, e foi lá que começou a usar drogas”, contou.

Leia Também:  Polícia Civil prende em flagrante dois jovens por tráfico de drogas

Iracema descreve o filho como amoroso e sempre presente. “Quando medicado, era um menino normal, me ajudava, vivia junto comigo. Ver aquelas imagens foi um choque”. A mãe conta que só acreditou no crime após ver os vídeos. “Um procurador da ALMT… eu não conseguia acreditar que ele tinha matado meu filho. Ele ainda o chama, e depois atira. É cruel”.

A família agora clama por justiça. “Não quero vingança. Quero justiça. Que ele pague pelo que fez e que sintam no coração o que é perder um filho assim”, desabafou Iracema.

O irmão da vítima, David Alves, reforçou o apelo: “Ele não pode virar apenas mais uma estatística. Ney era uma vida, uma pessoa que merecia respeito e cuidado. Não pode ser esquecido assim”.

O crime

O assassinato ocorreu por volta das 21h da quarta-feira (9), na Avenida Edgar Vieira, bairro Boa Esperança, em Cuiabá. Segundo testemunhas, o procurador estava dentro de uma Land Rover quando chamou Ney. Ao se aproximar, a vítima foi alvejada com um disparo na testa. Luiz Eduardo fugiu do local logo após o crime.

Leia Também:  PM prende dois irmãos com armas de fogo e pés de maconha em Alto Paraguai

As investigações ficaram a cargo da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que iniciou diligências ainda no local. No dia seguinte, o procurador se apresentou à polícia e foi preso em flagrante.

Em depoimento, ele disse não saber o que o levou a atirar e alegou que Ney havia danificado seu carro dias antes. Apesar disso, a polícia trata o caso como homicídio qualificado por emboscada e motivo fútil. As investigações continuam.

Jornalista: Mika Sbardelott

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Policial

Polícia Militar lança projeto social para capacitação gratuita de mulheres nas áreas de beleza e gastronomia

Published

on

A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do 9º Batalhão, inaugurou, na noite deste sábado (27.4), o projeto social “Sua Vez – Amor por Ensinar”, com o objetivo de capacitar mulheres com cursos profissionalizantes nas áreas de beleza e gastronomia. O lançamento ocorreu na base da 2ª Companhia Independente, localizada no bairro Parque Cuiabá, na Capital.

O objetivo do projeto social é inserir essas mulheres no mercado de trabalho. O projeto já conta com 150 inscrições. A primeira-dama Virgínia Mendes é madrinha da iniciativa, que também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

“Como madrinha desse projeto, me sinto profundamente honrada em contribuir para que tantas mulheres em situação de vulnerabilidade possam trilhar novos caminhos, com dignidade, capacitação e independência. Porque acreditar em uma mulher é dar força a uma família inteira. É construir futuro”, comemorou a primeira-dama do Estado.

De acordo com o comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro, a unidade militar instalou um espaço exclusivo e climatizado para recepcionar as alunas do projeto, que serão capacitadas em grupo, com cursos de duração de três meses.

O local abriga auditório para aulas teóricas, espaço para desenvolvimento pessoal, clínica-escola de estética, com macas e cadeiras de manicure e pedicure, além de uma cozinha industrial para aulas de gastronomia, com cursos voltados à panificação. Elas sairão com certificados de conclusão.

Leia Também:  Polícias Militar e Civil prendem suspeitos de sequestro e morte de adolescente encontrada em poço em Cuiabá

“A área da beleza e da alimentação são áreas prósperas e de fácil inserção no mercado de trabalho. Essas mulheres conseguem ter sua renda, muitas vezes, trabalhando dentro da própria casa. O objetivo do projeto é fazer com que elas sejam capacitadas e fortalecidas emocionalmente para sair da realidade catastrófica que vivem e ir para um futuro ainda melhor”, afirmou o tenente-coronel Ribeiro.

O secretário adjunto do Escritório Diretivo de Projetos Estratégicos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Klebson Gomes Haagsma, parabenizou a Polícia Militar pela iniciativa e enalteceu a parceria entre as instituições estaduais, destacando o sucesso e a importância dos programas SER Família, criados pela primeira-dama Virgínia Mendes.

“Estamos aqui para representar a primeira-dama Virgínia Mendes e dizer o quanto estamos gratos pela iniciativa de mais um projeto social para atender à nossa população. A ordem é nunca deixar um mato-grossense para trás, e é isso que já fazemos com o programa SER Família, SER Família Mulher e o SER Família Capacita, que já alcançou 26 mil pessoas capacitadas em 50 cursos. Estaremos prestando todo e qualquer tipo de apoio possível em projetos de capacitação e solidariedade aos nossos cidadãos”, destacou Klebson.

Leia Também:  Polícia Militar realiza a segunda maior promoção de praças e oficiais da história da instituição em Mato Grosso

Mariana Lima, de 33 anos, é uma das inscritas no programa e falou que o projeto será uma oportunidade de retornar ao mercado de trabalho. “Eu fiquei muito feliz pela realização do projeto aqui na nossa região. Vou fazer cursos voltados para a área da beleza e pôr os conhecimentos adquiridos logo em prática”, disse.

Já Rafaela de Almeida, de 29 anos, que também está fora do mercado de trabalho, apostou em panificação. “Minha mãe já trabalha na área e vou poder ajudá-la através do projeto. Estou bastante animada e empolgada para fazer uma renda extra e poder ajudar em casa. A Polícia Militar está de parabéns pela iniciativa”, disse.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, reforçou que o projeto social Sua Vez – Amor por Ensinar será uma ótima oportunidade de mudança de vida para as alunas.

“Esse é mais um projeto social criado pela Polícia Militar para servir a nossa população. Nossa instituição está presente em 142 municípios e a intenção é de expandir cada vez mais assistência social. Graças ao Governo do Estado, vivemos uma realidade muito diferente dos últimos anos, com importantes investimentos e a valorização de agentes da Segurança Pública”, discursou coronel Fernando.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA