Policial

Homem é baleado pelo ex da namorada e se esconde em loja para escapar

Published

on

Um homem de 36 anos foi baleado na manhã deste sábado (12), em Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá), após ser surpreendido por disparos de arma de fogo nas proximidades do antigo quartel do Corpo de Bombeiros. O suspeito do crime seria o ex-companheiro da atual namorada da vítima, segundo relato de uma testemunha à Polícia Militar.

De acordo com o boletim de ocorrência, a guarnição foi acionada por volta das 9h10. Ao chegar ao local, os policiais encontraram a vítima escondida dentro da loja Marista, onde buscou abrigo após ser atingida por um dos tiros.

A vítima relatou que estava acompanhada de outras pessoas em uma residência localizada em uma rua lateral ao antigo quartel. Ao sair para a rua, o grupo foi surpreendido por um homem em uma motocicleta, que teria efetuado diversos disparos em sua direção.

Durante a tentativa de fuga, o homem correu em direção à loja NutriPura, mas foi alvejado. Mesmo ferido, conseguiu chegar até a loja Marista, onde permaneceu até a chegada do socorro. Testemunhas afirmaram ter ouvido ao menos cinco disparos.

Leia Também:  Investigação da Polícia Civil de MT leva a prisão de faccionado envolvido em homicídio de trans em Tapurah

Após o atendimento inicial, ele foi encaminhado ao hospital do município, onde permanece internado para avaliação médica. A vítima possui passagens criminais por tráfico de drogas e furto.

O suspeito fugiu do local e ainda não foi localizado pelas autoridades.

Jornalista: Mika Sbardelott

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Policial

Criação do Plano de Integridade da Polícia Civil de MT segue para etapa final

Published

on

Avançando na criação do Plano de Integridade da Polícia Civil de Mato Grosso, o Comitê de Integridade se reuniu, nesta segunda-feira (28.4), na sede da Diretoria Geral, em Cuiabá, para finalizar a construção das ações que serão propostas como estratégia de “compliance” institucional.

Estão sendo avaliadas, pela equipe do Comitê, as questões relacionadas aos riscos e vulnerabilidades quanto à ética e moral da Polícia Civil para a elaboração do Plano de Integridade, que estabelecerá quais serão os mecanismos adotados quanto as medidas preventivas e corretivas.

A elaboração do plano de integridade tem como objetivo prevenir, detectar, responsabilizar e remediar práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta, bem como a busca pela mudança de cultura.

Como estratégia de “compliance”, o trabalho visa implementar procedimentos de práticas éticas e cumprir os objetivos do Programa Integridade do Estado de Mato Grosso, que tem como meta garantir que a administração pública estadual mantenha seu propósito de entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente.

Após finalização o Plano de Integridade será apresentado à Diretoria Geral da Polícia Civil para apreciação e aprovação da proposta.

Leia Também:  Ex-servidor preso por morte de enteada diz que queria apenas ‘dar um susto’ e tenta culpar o próprio filho

Comitê de Integridade

A Portaria nº 2025.10.317, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 26 de fevereiro de 2025, institui o Comitê de Integridade para atuar na estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade no âmbito da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, em conformidade da Lei nº 10.691/2018 – Programa de Integridade Pública do Governo de Mato Grosso.

O Comitê de Integridade coordenará os trabalhos relacionados ao gerenciamento de riscos para a integridade, realização de orientação e treinamento dos servidores com relação aos temas do Programa de Integridade, além de promover outras ações relacionadas à implementação do programa institucional.

A proposta do Plano de Integridade da Polícia Civil será submetida à aprovação da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Integridade e Compliance

Entre as estratégias já implementadas pelo grupo de trabalho, instituído pela Diretoria Geral da Polícia Civil, foi incluída na grade curricular da Academia de Polícia (Acadepol) a disciplina de Integridade e Compliance, buscando a difusão de procedimentos de práticas éticas para cumprimento dos objetivos do Programa Integridade do Estado de Mato Grosso.

Leia Também:  Polícia Civil prende segundo envolvido em espancamento de boliviano

Com 20 horas/aula, a disciplina foi instituída por meio de publicação no Diário Oficial do Estado do dia 03 de dezembro de 2024 e abordará assuntos como Código de Ética, Visão, Missão e Valores da Polícia Civil de Mato Grosso; a Lei Complementar nº 407 (Estatuto da Polícia Civil de Mato Grosso), além de outras resoluções e leis ligadas às atividades da instituição policial.

Programa

O Programa de Integridade Pública de Mato Grosso foi lançado em julho de 2023, e todos os órgãos e entidades do Executivo já aderiram. Ele tem como principal objetivo fazer com que a administração pública estadual não se desvie de seu propósito, que é entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente. O programa congrega uma série de medidas institucionais que visam à prevenção, detecção, responsabilização e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA