Policial

Polícia Civil apreende 329 tabletes de maconha durante investigações de furto em loja agropecuária em VG

Published

on

Uma carga de 329 tabletes de maconha e diversos materiais furtados de uma loja de agropecuária em Várzea Grande foram apreendidos pela Polícia Civil, na madrugada desta quinta-feira (15.4), durante ação realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG), para apurar o crime de furto qualificado.

Um homem, flagrado com a grande quantidade de entorpecente e com o veículo utilizado no crime, foi autuado em flagrante pelos crimes de furto qualificado, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Na ação também foi possível identificar, por meio das imagens de câmeras de segurança da loja, o segundo envolvido no furto, que continua procurado pela Polícia.

A droga apreendida está avaliada em mais de R$ 1 milhão e os materiais recuperados da empresa tem valor estimado de mais de R$ 100 mil.

As diligências que levaram à prisão do suspeito e na apreensão dos materiais ilícitos, iniciaram após os policiais da Derf receberem informações sobre um furto qualificado ocorrido em uma loja de produtos agropecuários, localizada no bairro Jardim Glória II, em que foram subtraídas diversas ferramentas, equipamentos e produtos da empresa.

Leia Também:  Força Tática prende foragida da Justiça com drogas e arma de brinquedo

Durante as investigações os policiais conseguiram identificar um dos veículos utilizados na prática criminosa, localizado em uma residência no bairro da Manga, em Várzea Grande. No local, os policiais encontraram um dos envolvidos no furto, que ao perceber a presença da Polícia, tentou fugir, pulando o muro, porém foi detido.

Em buscas no interior da residência, os policiais encontraram os 329 tabletes de maconha, além de algumas ferramentas e produtos furtados da empresa. Após a prisão do suspeito, os policiais seguiram para outra residência, que estaria sendo utilizada pelos suspeitos para armazenar os objetos subtraídos da loja, sendo encontrado no local, a maior parte dos materiais subtraídos da empresa.

Diante dos fatos, todo material ilícito foi apreendido e o suspeito conduzido à Derf de Várzea Grande. Após ser interrogado pelo delegado Sérgio Luís Henrique de Almeida, o homem foi autuado em flagrante por furto qualificado, tráfico de drogas e associação para o tráfico. O delegado representou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, sendo posteriormente o suspeito encaminhado para audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.

Leia Também:  Investigação da Polícia Civil contribui para segurança de advogado ameaçado

O material subtraído da loja foi restituído à vítima. A droga foi encaminhada para a perícia e o procedimento encaminhado para a Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos para continuidade das investigações.

Em relação ao furto na empresa, as investigações seguem em andamento para prender outros envolvidos no crime.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Criação do Plano de Integridade da Polícia Civil de MT segue para etapa final

Published

on

Avançando na criação do Plano de Integridade da Polícia Civil de Mato Grosso, o Comitê de Integridade se reuniu, nesta segunda-feira (28.4), na sede da Diretoria Geral, em Cuiabá, para finalizar a construção das ações que serão propostas como estratégia de “compliance” institucional.

Estão sendo avaliadas, pela equipe do Comitê, as questões relacionadas aos riscos e vulnerabilidades quanto à ética e moral da Polícia Civil para a elaboração do Plano de Integridade, que estabelecerá quais serão os mecanismos adotados quanto as medidas preventivas e corretivas.

A elaboração do plano de integridade tem como objetivo prevenir, detectar, responsabilizar e remediar práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta, bem como a busca pela mudança de cultura.

Como estratégia de “compliance”, o trabalho visa implementar procedimentos de práticas éticas e cumprir os objetivos do Programa Integridade do Estado de Mato Grosso, que tem como meta garantir que a administração pública estadual mantenha seu propósito de entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente.

Após finalização o Plano de Integridade será apresentado à Diretoria Geral da Polícia Civil para apreciação e aprovação da proposta.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem procurado por estupro de vulnerável

Comitê de Integridade

A Portaria nº 2025.10.317, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 26 de fevereiro de 2025, institui o Comitê de Integridade para atuar na estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade no âmbito da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, em conformidade da Lei nº 10.691/2018 – Programa de Integridade Pública do Governo de Mato Grosso.

O Comitê de Integridade coordenará os trabalhos relacionados ao gerenciamento de riscos para a integridade, realização de orientação e treinamento dos servidores com relação aos temas do Programa de Integridade, além de promover outras ações relacionadas à implementação do programa institucional.

A proposta do Plano de Integridade da Polícia Civil será submetida à aprovação da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Integridade e Compliance

Entre as estratégias já implementadas pelo grupo de trabalho, instituído pela Diretoria Geral da Polícia Civil, foi incluída na grade curricular da Academia de Polícia (Acadepol) a disciplina de Integridade e Compliance, buscando a difusão de procedimentos de práticas éticas para cumprimento dos objetivos do Programa Integridade do Estado de Mato Grosso.

Leia Também:  Jovem é sequestrado e executado a tiros

Com 20 horas/aula, a disciplina foi instituída por meio de publicação no Diário Oficial do Estado do dia 03 de dezembro de 2024 e abordará assuntos como Código de Ética, Visão, Missão e Valores da Polícia Civil de Mato Grosso; a Lei Complementar nº 407 (Estatuto da Polícia Civil de Mato Grosso), além de outras resoluções e leis ligadas às atividades da instituição policial.

Programa

O Programa de Integridade Pública de Mato Grosso foi lançado em julho de 2023, e todos os órgãos e entidades do Executivo já aderiram. Ele tem como principal objetivo fazer com que a administração pública estadual não se desvie de seu propósito, que é entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente. O programa congrega uma série de medidas institucionais que visam à prevenção, detecção, responsabilização e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA