Policial

Polícia Civil desarticula esquema de corrupção por meio de venda ilegal de lotes em Alto Boa Vista

Published

on

A Polícia Civil deflagrou na tarde desta terça-feira (15.4), a Operação Spurious – fase Lote Falso, para apurar um esquema de corrupção que envolve a venda de lotes irregulares e de forma ilegal por servidores públicos ligados à Prefeitura Municipal de Alto Boa Vista. Na operação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, sendo um deles contra um servidor da administração municipal e contra um engenheiro que presta serviços para a Prefeitura.

As investigações conduzidas pela Delegacia de Alto Boa Vista apuram os crimes de fraude fundiária, fraude tributária, peculato, além de indícios de corrupção ativa e passiva. A investigação teve início após a delegacia receber um número crescente de denúncias de vítimas que relataram perdas significativas, culminando em um prejuízo expressivo.

Até o momento cerca de 100 vítimas foram lesadas pelos investigados, na aquisição de terrenos, pagamentos de tributos em contas pessoais dos investigados, manipulação de dados junto ao sistema fiscal e tributário e na escrituração de imóveis. Estima-se que os suspeitos arrecadaram de forma fraudulenta o montante de mais de R$ 10 milhões, podendo ter atingido cifras ainda maiores.

Leia Também:  Polícia Militar localiza cadáver enterrado em quintal de residência e prende três pessoas em Água Boa

Investigações

Diante das evidências, a Polícia Civil mobilizou uma equipe para as investigações, adotando uma abordagem metódica para desmantelar a organização criminosa.

A fase inicial envolveu a coleta de denúncias de vítimas, que contribuíram com informações cruciais para a construção do caso. Com os elementos levantados, os investigadores analisaram documentos relacionados à venda de lotes, identificando irregularidades e conexões entre os suspeitos e servidores públicos.

Posteriormente, foi realizado o monitoramento financeiro dos investigados, por meio de uma investigação detalhada sobre o patrimônio dos suspeitos, revelando um enriquecimento ilícito que ultrapassa R$ 5 milhões, fruto de atividades fraudulentas.

A operação contou com a colaboração de diferentes esferas do Governo do Estado, evidenciando a necessidade de um esforço conjunto para combater a corrupção.

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Ivan Albuquerque, o esquema não apenas prejudicou financeiramente as vítimas, mas também abalou a confiança da população nas instituições públicas.

“A operação representa um passo importante na restauração da confiança pública, demonstrando que ações ilícitas não serão toleradas. A Polícia Civil se comprometeu a trabalhar incansavelmente para garantir um sistema seguro e livre da corrupção, visando proteger os direitos dos cidadãos e a integridade dos recursos públicos”, disse o delegado.

Leia Também:  Servidor é exonerado após ataques de cunho sexual contra a deputada Janaina Riva

Operação Spurious

A fase “Lote Falso” enfatiza o modo de ação dos investigados que obtinham vantagens ilícitas por meio da venda de lotes irregulares e meio ilegal. .

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Policial

Polícia Civil prende homem que tentou roubar e sequestrar adolescente em Primavera do Leste

Published

on

A Polícia Civil prendeu, na noite desta sexta-feira (07.11), um homem, de 25 anos, suspeito de tentar roubar e sequestrar uma adolescente, de 12 anos, nas proximidades da escola onde ela estuda, no bairro Jardim Riva, em Primavera do Leste.

A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Primavera do Leste, em ação conjunta com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Núcleo de Inteligência.

O crime ocorreu na última quinta-feira (06.11), por volta das 11h10, quando a adolescente voltava da escola para casa a pé e foi abordada por um homem de motocicleta.

O suspeito, a princípio, exigiu o celular da vítima, simulando estar armado, depois, em tom ameaçador, ordenou que ela subisse na garupa da motocicleta. Assustada, ela obedeceu, mas pouco depois se jogou da motocicleta e correu em direção à sua casa.

O suspeito ainda seguiu a adolescente, que começou a gritar e uma vizinha interveio, a ajudando.

Assim que acionada, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Primavera do Leste deu início às investigações do caso. A equipe localizou a motocicleta utilizada no crime e identificou a proprietária do veículo, uma mulher de 19 anos, esposa do suspeito.

Leia Também:  Homem é preso suspeito de envolvimento no sequestro e morte de professora

Diante disso, nesta sexta-feira (07.11), o investigado foi localizado e preso em frente à sua residência. No local também foram apreendidas as roupas e o capacete branco que ele usava na tentativa de roubo e sequestro.

O suspeito foi conduzido à Delegacia e está à disposição da Justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA