A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) identificou, por meio de exames e impressões digitais, três dos 11 corpos encontrados enterrados em um cemitério clandestino nessa sexta-feira (10), no município de Lucas do Rio Verde, localizado a 333 km de Cuiabá.
Os corpos identificados pertencem a:
- Rafael Pereira de Souza, 35 anos, natural de Rondonópolis;
- Andris Mattey, 19 anos, de origem venezuelana;
- Wilner Alex de Oliveira Silva, 30 anos, residente em Lucas do Rio Verde.
Os corpos estavam em estado avançado de decomposição, o que dificultou os trabalhos de identificação. No local, foram encontradas dez covas contendo cinco ossadas e seis corpos em diferentes estágios de decomposição. Parte das vítimas já estava em processo de esqueletização, enquanto uma apresentava sinais de putrefação recente, indicando um homicídio ocorrido há pouco tempo.
Processo de Identificação
Os restos mortais serão enviados para unidades de Medicina Legal, tanto do interior quanto da capital, para a realização de exames antropológicos, necropsias e identificação técnica. O Instituto Médico Legal (IML) fará uma triagem para determinar o grau de decomposição e o método mais adequado para a identificação, que pode incluir papiloscopia, odontologia legal ou exames de DNA.
Orientações aos Familiares
A Politec orienta os familiares de pessoas desaparecidas em Lucas do Rio Verde e região a comparecerem às unidades de Medicina Legal para coleta de material genético. O material será utilizado no confronto com as amostras biológicas das vítimas encontradas.
Caso a pessoa desaparecida tenha passado por tratamento dentário, é recomendável que os familiares obtenham o prontuário odontológico para auxiliar na identificação.
Como Funciona a Coleta de Material Genético
- O grau de parentesco deve ser de ascendência direta (pais, mães, filhos ou mais de um irmão).
- A coleta é simples e indolor, realizada com um cotonete na parte interna das bochechas.
- Os materiais biológicos coletados são processados e inseridos no Banco Nacional de Perfis Genéticos no laboratório forense da capital.
Caso seja identificado um parentesco com algum dos dados no banco genético, a unidade de Medicina Legal de Lucas do Rio Verde entrará em contato com os familiares para os procedimentos legais de liberação dos corpos.
A investigação sobre o cemitério clandestino segue em andamento e novas informações devem ser divulgadas pelas autoridades competentes nos próximos dias.
Jornalista: Mika Sbardelott
Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular