Policial

Polícia Civil realiza operação para reintegração de posse de área rural em Alto Araguaia

Published

on

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Alto Araguaia, concluiu nesta sexta-feira (11.4) uma operação que garantiu a reintegração definitiva de posse de uma propriedade rural localizada na região do Córrego do Sapo, próximo à rodovia MT-100. A ação, iniciada na última terça-feira (8), teve como objetivo assegurar o cumprimento de uma ordem judicial e evitar o retorno de invasores à área.

A propriedade, com mais de 1.300 hectares, já havia sido alvo de reintegração em novembro de 2024. No entanto, o proprietário voltou a procurar a Polícia Civil, após constatar que ainda havia barracos e construções precárias no local, impedindo a plena retomada da área.

Segundo as informações, ao tentar realizar a limpeza da fazenda com o uso de uma escavadeira contratada, funcionários foram ameaçados por antigos invasores, que chegaram a intimidar a equipe com promessas de incendiar o maquinário.

Diante da situação, equipes da Polícia Civil foram mobilizadas para garantir a segurança e o cumprimento da decisão judicial. Durante os dias de atuação, os policiais acompanharam de perto os trabalhos de desobstrução, evitando confrontos e assegurando a retirada completa das estruturas remanescentes.

Leia Também:  Polícia Civil prende em flagrante jovem que vendia drogas pelo WhatsApp

O delegado de Alto Araguaia, Marcos Paulo, ressaltou que operação foi concluída com êxito, sem registros de incidentes, e com a área completamente desocupada. “A Polícia Civil reforça que continuará atuando para garantir o cumprimento da lei e a manutenção da ordem na região”, disse o delegado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Policial

Criação do Plano de Integridade da Polícia Civil de MT segue para etapa final

Published

on

Avançando na criação do Plano de Integridade da Polícia Civil de Mato Grosso, o Comitê de Integridade se reuniu, nesta segunda-feira (28.4), na sede da Diretoria Geral, em Cuiabá, para finalizar a construção das ações que serão propostas como estratégia de “compliance” institucional.

Estão sendo avaliadas, pela equipe do Comitê, as questões relacionadas aos riscos e vulnerabilidades quanto à ética e moral da Polícia Civil para a elaboração do Plano de Integridade, que estabelecerá quais serão os mecanismos adotados quanto as medidas preventivas e corretivas.

A elaboração do plano de integridade tem como objetivo prevenir, detectar, responsabilizar e remediar práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta, bem como a busca pela mudança de cultura.

Como estratégia de “compliance”, o trabalho visa implementar procedimentos de práticas éticas e cumprir os objetivos do Programa Integridade do Estado de Mato Grosso, que tem como meta garantir que a administração pública estadual mantenha seu propósito de entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente.

Após finalização o Plano de Integridade será apresentado à Diretoria Geral da Polícia Civil para apreciação e aprovação da proposta.

Leia Também:  Perícia aponta que Heloysa foi estuprada

Comitê de Integridade

A Portaria nº 2025.10.317, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 26 de fevereiro de 2025, institui o Comitê de Integridade para atuar na estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade no âmbito da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, em conformidade da Lei nº 10.691/2018 – Programa de Integridade Pública do Governo de Mato Grosso.

O Comitê de Integridade coordenará os trabalhos relacionados ao gerenciamento de riscos para a integridade, realização de orientação e treinamento dos servidores com relação aos temas do Programa de Integridade, além de promover outras ações relacionadas à implementação do programa institucional.

A proposta do Plano de Integridade da Polícia Civil será submetida à aprovação da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Integridade e Compliance

Entre as estratégias já implementadas pelo grupo de trabalho, instituído pela Diretoria Geral da Polícia Civil, foi incluída na grade curricular da Academia de Polícia (Acadepol) a disciplina de Integridade e Compliance, buscando a difusão de procedimentos de práticas éticas para cumprimento dos objetivos do Programa Integridade do Estado de Mato Grosso.

Leia Também:  Caminhão usado para transporte ilegal de madeira é entregue para atuar nas ações da SEMA

Com 20 horas/aula, a disciplina foi instituída por meio de publicação no Diário Oficial do Estado do dia 03 de dezembro de 2024 e abordará assuntos como Código de Ética, Visão, Missão e Valores da Polícia Civil de Mato Grosso; a Lei Complementar nº 407 (Estatuto da Polícia Civil de Mato Grosso), além de outras resoluções e leis ligadas às atividades da instituição policial.

Programa

O Programa de Integridade Pública de Mato Grosso foi lançado em julho de 2023, e todos os órgãos e entidades do Executivo já aderiram. Ele tem como principal objetivo fazer com que a administração pública estadual não se desvie de seu propósito, que é entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente. O programa congrega uma série de medidas institucionais que visam à prevenção, detecção, responsabilização e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA