Policial

Policiais penais são alvos de operação por facilitar fuga de criminosos em MT

Published

on

A Polícia Civil deflagrou nesta segunda-feira (14) a Operação Shadow, que investiga um esquema criminoso envolvendo a fuga de dois detentos de alta periculosidade do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande. As investigações apontam o envolvimento direto de policiais penais e outros agentes públicos, que teriam facilitado a saída dos presos sob falsa justificativa de trabalho extramuros.

A operação é conduzida pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e a Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol), com apoio da Core, Derf de Rondonópolis e da Delegacia de Poconé.

Entre os alvos estão dois policiais penais, investigados por facilitação de fuga de pessoa legalmente presa e por integrar organização criminosa. A Corregedoria da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) acompanha o cumprimento dos mandados judiciais e afirmou que adotará todas as medidas cabíveis contra os servidores envolvidos.

A fuga

O caso aconteceu em 14 de julho de 2023, quando os detentos G.R.S., conhecido como “Vovozona”, e T.A.F.O., saíram da unidade penitenciária supostamente para prestar serviços externos, mas não retornaram.

Leia Também:  Policiais civis agem rápido e salvam criança que engasgou em delegacia

“Vovozona” é apontado como uma das lideranças do crime organizado na região sul de Mato Grosso. Já T.A.F.O. foi condenado por homicídio em Chapada dos Guimarães e havia tentado escapar da prisão dias antes da fuga.

As investigações revelaram que os criminosos contaram com apoio logístico interno e externo, incluindo uso de uma caminhonete F-250 do Sistema Penitenciário, conduzida por um dos policiais penais investigados, além da autorização irregular dada pelo então diretor da unidade.

Esquema articulado

De acordo com o delegado titular da Draco, Rodrigo Azem Buchdid, foi identificado um grupo criminoso responsável por articular toda a logística da fuga, incluindo veículos, imóveis e apoio de servidores públicos. “A operação tem o objetivo de desarticular esse grupo muito bem estruturado, que montou um plano estratégico com ajuda interna para garantir o êxito da fuga”, afirmou o delegado.

Operação Shadow

O nome da operação, “Shadow” (sombra, em inglês), faz referência aos vestígios deixados pelos fugitivos, que foram fundamentais para identificar os envolvidos. A ação integra o programa Tolerância Zero contra facções criminosas, do Governo de Mato Grosso, e a Operação Inter Partes, além de contar com o apoio da Rede Nacional de Unidades Especializadas no Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Leia Também:  Foragido por estupro e homicídio é preso após ser localizado pela Polícia Civil em Roraima

Jornalista: Mika Sbardelott

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

PM liberta motorista de aplicativo sequestrado e prende homem em flagrante em Cuiabá

Published

on

Policiais militares do 3º Batalhão prenderam um homem, de 21 anos, por roubo e sequestro e cárcere privado, na manhã desta sexta-feira (18.4), em Cuiabá. O suspeito foi detido em flagrante após manter um idoso de 75 anos trancado dentro de um porta-malas.

As equipes policiais seguiam em diligências de uma ocorrência de roubo de um carro e receberam denúncias de que um veículo, com as mesmas características informadas, possivelmente estaria na região do bairro Jardim Umuarama.

Os militares se deslocaram e encontraram marcas de pneus de carro próximo de uma ponte.

Ao se aproximarem, flagraram um veículo HB20 atolado em meio a uma região de mata.

Rapidamente, o suspeito foi abordado, momento em que os policiais ouviram gritos vindos do porta-malas do carro, onde foi localizado o idoso amarrado.

Ao ser libertado, a vítima disse aos policiais que é um motorista de aplicativo e que foi rendido e ameaçado de morte pelo criminoso. O idoso relatou ainda ter sido agredido diversas vezes, até ser colocado dentro do porta-malas.

Leia Também:  Policiais civis agem rápido e salvam criança que engasgou em delegacia

Diante da situação, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Central de Flagrantes de Cuiabá para registro da ocorrência. A vítima foi socorrida e encaminhada até uma Unidade de Pronto Atendimento onde recebeu os cuidados médicos necessários.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA