Operação Shadow

Vídeo revela fuga de faccionados e almoço de celebração com policiais corruptos; Veja vídeos

Published

on

Um vídeo divulgado pela Polícia Civil escancarou o que até então parecia inacreditável: dois criminosos de altíssima periculosidade deixaram tranquilamente o presídio Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, com ajuda do diretor da unidade e de outro policial penal. O destino dos fugitivos? Uma churrascaria de luxo em Cuiabá, onde o grupo celebrou a fuga como se estivesse em um almoço de negócios.

A fuga, que ocorreu no dia 14 de julho de 2023, foi revelada com mais detalhes nesta semana durante a Operação Shadow, deflagrada pela Polícia Civil na segunda-feira (14). Os policiais penais Adão Elias Junior (diretor do presídio à época) e Léo Márcio da Silva Santos foram presos. Já os detentos, Gilmar Reis da Silva, conhecido como “Vovozona”, e Thiago Augusto Falcão de Oliveira, seguem foragidos.

Churrascaria nobre como cenário de fuga

As investigações conduzidas pela GCCO, Draco e Gepol revelam que, após deixarem o presídio escondidos em uma caminhonete oficial do Sistema Penitenciário, os criminosos encontraram o policial penal em uma oficina e, juntos, seguiram para uma churrascaria sofisticada na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá.

Leia Também:  PC encerra quadrinhos de pirataria; criminosos são presos

No local, almoçaram tranquilamente com duas mulheres ligadas ao grupo criminoso. Uma das comparsas pagou a conta integral do almoço, enquanto os demais selavam, em clima de comemoração, a fuga bem-sucedida.

Depois do banquete, Vovozona deixou o restaurante na companhia das duas mulheres, em uma Mitsubishi Pajero. O outro detento inicialmente saiu com o policial penal, mas logo se juntou ao trio na Pajero — momento que consolidou a fuga cinematográfica.

Roteiro de série: corrupção, carros de luxo e silêncio

Segundo o inquérito, a fuga foi planejada em detalhes. No dia do crime, ocorreu uma movimentação atípica dentro do presídio: o preso Thiago Falcão se encontrou com o então diretor Adão Elias em uma sala sem monitoramento. Lá, possivelmente, foi feita a assinatura ilegal que permitiu a “liberação” dos criminosos.

Mesmo sendo considerado extremamente perigoso e líder de facção criminosa na região sul de Mato Grosso, Vovozona conseguiu sair sem qualquer resistência. Escondeu-se atrás de uma parede, na ala de reeducandos que trabalham fora da unidade, até entrar na F-250 acautelada ao sistema penitenciário.

Durante o trajeto, o grupo abandonou o carro oficial por problemas mecânicos e buscou uma Toyota Hilux do próprio criminoso, estacionada em um prédio de luxo perto do Shopping Goiabeiras.

Leia Também:  Polícia Civil desarticula esquema de corrupção por meio de venda ilegal de lotes em Alto Boa Vista

Atores do Estado participaram e tentaram encobrir

Após o almoço e a concretização da fuga, o policial penal Léo Márcio ainda teve a audácia de continuar sua rotina normalmente. Realizou tarefas externas da unidade e só horas depois avisou o diretor do presídio sobre a suposta fuga — em uma conversa reservada que durou cerca de 40 minutos.

Em seguida, ele e Adão Elias registraram boletins de ocorrência com informações mentirosas, omissões grotescas e nenhuma menção ao encontro na churrascaria. Segundo os investigadores, se a fuga tivesse sido informada corretamente, haveria chance de interceptar o bando.

Quem são os criminosos?

  • Gilmar Reis da Silva, o “Vovozona”, é apontado como chefe de facção criminosa e responde por homicídio e outros crimes graves.

  • Thiago Augusto Falcão de Oliveira é acusado por um homicídio em Chapada dos Guimarães e quatro assassinatos em Planalto da Serra.

Ambos seguem foragidos e são considerados extremamente perigosos.

Vídeos:

Jornalista: Mika Sbardelott

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

PM liberta motorista de aplicativo sequestrado e prende homem em flagrante em Cuiabá

Published

on

Policiais militares do 3º Batalhão prenderam um homem, de 21 anos, por roubo e sequestro e cárcere privado, na manhã desta sexta-feira (18.4), em Cuiabá. O suspeito foi detido em flagrante após manter um idoso de 75 anos trancado dentro de um porta-malas.

As equipes policiais seguiam em diligências de uma ocorrência de roubo de um carro e receberam denúncias de que um veículo, com as mesmas características informadas, possivelmente estaria na região do bairro Jardim Umuarama.

Os militares se deslocaram e encontraram marcas de pneus de carro próximo de uma ponte.

Ao se aproximarem, flagraram um veículo HB20 atolado em meio a uma região de mata.

Rapidamente, o suspeito foi abordado, momento em que os policiais ouviram gritos vindos do porta-malas do carro, onde foi localizado o idoso amarrado.

Ao ser libertado, a vítima disse aos policiais que é um motorista de aplicativo e que foi rendido e ameaçado de morte pelo criminoso. O idoso relatou ainda ter sido agredido diversas vezes, até ser colocado dentro do porta-malas.

Leia Também:  Venezuelano é encontrado morto com vísceras expostas em rua

Diante da situação, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Central de Flagrantes de Cuiabá para registro da ocorrência. A vítima foi socorrida e encaminhada até uma Unidade de Pronto Atendimento onde recebeu os cuidados médicos necessários.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA