Política Nacional
Governador do Rio anuncia mega testagem e descarta mais restrições

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Claudio Castro, anunciou que começará, na próxima quinta-feira (3), um processo de testagem em massa da população e disse que não voltará atrás na flexibilização das medidas contra a covid-19. Ele falou com a imprensa no Palácio Guanabara, na tarde desta terça-feira (1), ao lado do prefeito eleito, Eduardo Paes.
“Nós começamos na quinta-feira a testagem, também começa o diagnóstico precoce [com tomografia computadorizada]. Começamos em cinco locais, incluindo Rio, Baixada e São Gonçalo, para que a gente possa fazer essa testagem em massa, isolando essas pessoas, com [exame] PCR”, disse Castro.
Perguntado se o Rio daria um passo atrás nas medidas de isolamento social, como fizeram os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo, por exemplo, o governador descartou tomar medidas neste sentido, alegando que haverá aumento de leitos e maior fiscalização de aglomerações. Segundo ele, é importante que a economia não seja freada.
“Estamos aumentando essa base de leitos. Mais de 40 eventos foram fechados, fiscalizamos duramente esses eventos. Essas medidas nós consideramos necessárias, para que possamos ter um bom Natal. Também com as pessoas empregadas, com a economia funcionando e a gente podendo botar comida dentro de casa”, salientou Castro.
O prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, também refutou a ideia de se fazer lockdown – que consiste em medidas restritas de circulação em vias públicas e o fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais – assim que ele assumir, no dia 1º de janeiro.
“Eu defendo que a gente implemente medidas que possam ser cumpridas pela população. Não me parece, diante das circunstâncias de hoje, que o lockdown seja a medida mais adequada. Primeiro temos que fazer cumprir as restrições que estão colocadas e as pessoas não estão cumprindo”, disse Paes.
Recomendação da UFRJ
O avanço da pandemia de coronavírus no Rio de Janeiro levou pesquisadores do Grupo de Trabalho Multidisciplinar para o Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a recomendarem medidas urgentes para conter o número de de casos, óbitos e internações verificado em novembro.
A ampliação do número de leitos e da testagem, o fechamento das praias, a suspensão de eventos e a limitação do horário de funcionamento dos estabelecimentos, com fiscalização rigorosa estão entre as orientações.
Edição: Pedro Ivo de Oliveira


Política Nacional
Ministério faz confusão com voos e atrasa vacinação; 3 estados nem têm previsão de entrega

O Ministério da Saúde havia afirmado que todos os estados receberiam as vacinas entre a madrugada e o início da tarde desta segunda-feira (18). A pasta, porém, alterou de última hora o horário de alguns voos, deixando autoridades aguardando nos aeroportos e, consequentemente, atrasando o início da imunização.
Pela programação mais atualizada, ao menos seis locais que receberiam antes das 16h, agora só vão receber na parte da noite.
“Todo mundo foi esperar no aeroporto, e nada. A previsão era meio-dia, depois mudou para as 16h. Agora já deve ser às 18h. Até que passado, não tem como começar hoje. Impossível. Só devo começar amanhã”, disse o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, à coluna Painel, da Folha de S. Paulo.
“Não explicaram nada. Simplesmente avisaram em cima da hora. Problema de logística. Eu não fui a Guarulhos [para o evento com Pazuello]. Mas se tinha ido, teria voltado e a vacina ainda não teria chegado”, completou.
Segundo a nova tabela, três estados não possuem nem previsão de horário de chegada das vacinas: Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraná. Já o Rio de Janeiro, que fica a menos de uma hora de São Paulo (onde estão as vacinas) só receberá a carga madrugada de terça (19).
Por IG Nacional
-
Saúde7 dias atrás
CoronaVac: como eficácia da vacina se compara a outros imunizantes já aplicados no Brasil?
-
Mundo4 dias atrás
Pai de nove filhos descobre que é estéril e pede o divórcio
-
ATÉ ZUNIL5 dias atrás
Servidora Pública é a quinta da mesma família a morrer em decorrência da Covid-19 em MT
-
Mato Grosso5 dias atrás
Todos os pacientes com covid internados em UTI de hospital de MT morreram
-
Mundo5 dias atrás
Ao se sentar em vaso sanitário, jovem é picado no pênis
-
Curiosidade7 dias atrás
Urgente: Mulher acaba de sofrer um mal súbito enquanto trafegava em moto, cai da moto e morre em VG; Veja vídeo e fotos
-
Saúde5 dias atrás
Se minha mãe pegar covid-19, não sei se terei leito para interná-la, diz médico
-
Curiosidade4 dias atrás
Cuiabá registra panelaço” Fora Bolsonaro” nesta sexta – confira vídeos