A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na noite desta segunda-feira (14), uma sessão especial para entrega de homenagens a personalidades que se destacaram em diversas áreas pelo trabalho prestado ao estado. Ao todo, 37 pessoas receberam o título de cidadão mato-grossense, enquanto outras 63 foram agraciadas com moções de aplausos.
A iniciativa partiu do deputado estadual Valdir Barranco (PT), que destacou o papel fundamental dos homenageados no fortalecimento de Mato Grosso. “Essas homenagens fazem parte da história de pessoas que, independentemente de sua origem, dedicaram-se ao progresso e bem-estar de Mato Grosso. Foram destaques na educação, arte, cultura, agricultura familiar, enfim, esse misto de pessoas que ajudaram a construir a história do estado e de uma capital que tem 306 anos”, afirmou o parlamentar.
Entre os homenageados com o título de cidadão mato-grossense está o médico veterinário Anselmo Loose, natural de Goiânia (GO), que vive no estado desde 1994. Servidor do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e ex-professor universitário em Alta Floresta, ele se emocionou com o reconhecimento. “É uma honra ser convidado para receber esse título e representar nossa atividade na área da educação. Estou bastante satisfeito, lisonjeado pela oportunidade”, disse.
Luciane de Almeida Gomes, pró-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), também foi uma das homenageadas. Nascida em Foz do Iguaçu (PR), ela cresceu em Mato Grosso, onde construiu toda sua trajetória acadêmica e profissional. “É uma honra esse título. Minha identidade profissional e humana está muito vinculada a esse estado. Me sinto muito agraciada pela iniciativa do deputado Barranco”, ressaltou.
Foto: JLSIQUEIRA/ALMT
O professor Walter Gomide do Nascimento Junior, doutor em filosofia e natural de Lavras (MG), vive em Mato Grosso desde 2008. Ele também recebeu o título de cidadão mato-grossense e afirmou que a homenagem é um estímulo para continuar suas pesquisas. “É uma honra, e também um incentivo a seguir contribuindo com o estado”, disse.
A reitora da UFMT, Marluce Aparecida Souza e Silva, também recebeu o título de cidadania mato-grossense. Há 30 anos em Mato Grosso, ela se disse emocionada com o reconhecimento. “Tenho o maior orgulho de me tornar mato-grossense. Criei meus filhos aqui, construí minha carreira profissional. Quero deixar uma grande contribuição para a universidade no fim da minha carreira docente”, declarou.
A professora cuiabana Nádia Cuiabano Kunze, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), recebeu uma moção de aplausos. Ela destacou o orgulho de ver seu trabalho reconhecido. “Estudo a história de Cuiabá e da nossa instituição. Me sinto lisonjeada com essa homenagem, que reconhece meu trabalho e minha dedicação à sociedade mato-grossense”, afirmou.
Entre as entregas de moções de aplausos a cuiabana, Nádia Cuiabano Kunze. “Estou me sentindo muito lisonjeada por ter sido indicada para receber essa moção de aplausos. Sou professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), meus alunos sabem do meu trabalho, estudo a história de Cuiabá, da instituição e hoje estou lá como docente. Para mim, é uma honra estar sendo homenageada, é um reconhecimento, não só como cidadã, mas também pelo meu trabalho, prestado à sociedade mato-grossense”, concluiu Nádia.
As homenagens prestadas pela ALMT reforçam o compromisso de reconhecer trajetórias que, mesmo iniciadas fora dos limites do estado, encontraram em Mato Grosso o solo fértil para florescer e contribuir para o desenvolvimento regional.
Homenageados com título de cidadão mato-grossense:
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), acatou o parecer do Conselho de Justificação (CJ) que considerou o capitão do Corpo de Bombeiros, Daniel Alves de Moura e Silva, conhecido como D’Alves ou D’Louco, inapto para permanecer na corporação militar. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (15).
O processo administrativo é paralelo à ação penal que apura o homicídio qualificado do aluno bombeiro Lucas Veloso Peres, de 27 anos, que morreu afogado durante um treinamento aquático sob o comando de D’Alves, em fevereiro deste ano, na Lagoa Trevisan, em Cuiabá.
Segundo o documento, a decisão foi tomada com base no entendimento de que o capitão procedeu de forma incorreta no desempenho do cargo, teve conduta irregular e praticou ato que afeta a honra e o decoro da classe, conforme previsto nos artigos 2º e 13 da Lei Estadual nº 3.993/1978.
Com o aval do governador, os autos do processo de justificação serão encaminhados ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que deverá abrir prazo para a defesa do capitão e decidir, de forma definitiva, sobre sua permanência ou exclusão dos quadros da corporação.
“Os elementos constantes dos autos demonstram a materialidade e autoria das acusações imputadas ao servidor militar processado”, consta na publicação.
Atualmente, D’Alves encontra-se em licença médica, iniciada em 10 de março, com término previsto para 24 de abril.
A próxima audiência do processo criminal está marcada para o dia 22 de maio, na Vara da Justiça Militar, em Cuiabá. Serão ouvidos dois peritos médicos da Perícia Oficial do Estado, responsáveis pela assinatura do laudo de necropsia que confirmou a morte por afogamento do aluno bombeiro.
O comando-geral do Corpo de Bombeiros foi cientificado da decisão, mas não se manifestou oficialmente até o fechamento desta edição.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.OkLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.OkLeia nossa política de privacidade