Política MT

Botelho comanda reunião que reforça inspeção e controle nas prisões de MT

Published

on

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

Os deputados estaduais se reúnem nesta quarta-feira (8), para realização de sessão ordinária, que vai apreciar o substitutivo integral ao Projeto de Lei 2041/24, que aumenta o rigor na fiscalização dos presídios de Mato Grosso. As restrições fazem parte das ações para o combate ao crime organizado propostas pelo governador Mauro Mendes.

O anúncio foi feito na segunda-feira (6), pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, deputado Eduardo Botelho, após reunião ampliada com o secretário de Justiça, delegado Vitor Hugo; o desembargador Orlando Perri, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF-MT); deputados estaduais (Janaina Riva, Júlio Campos, Beto Dois a Um, Dr. João, Carlos Avallone, Gilberto Cattani) e técnicos da ALMT, do TJ/MT e do Poder Executivo.

Juntos, passaram a manhã debatendo as alterações necessárias ao PL 2041/24, que define o modelo construtivo e o funcionamento dos raios de segurança máxima, dos procedimentos disciplinares, visitas, proibição de celulares e atividades comerciais. O rigor se aplica aos procedimentos de inspeção, revista e a entrada de pessoas, nas unidades penais de Mato Grosso.

Leia Também:  Dr. João convoca SES para questionar demora em início dos transplantes renais em Mato Grosso

De acordo com Botelho, as mudanças foram concentradas para o combate ao crime organizado e que a ALMT não medirá esforços para a aprovação em duas ou três votações, ainda nesta semana.

“Vamos votar na quarta-feira. As comissões de Segurança Pública e de Constituição, Justiça e Redação têm daqui até quarta-feira para analisar. Foram várias questões, como dos mercadinhos dentro dos presídios, visitas íntimas, celulares e chegamos a um consenso. Mas o intuito é realmente acabar com os celulares e comércio dentro dos presídios. Vamos criar maior restrição e melhorar o sistema de fiscalização”, disse Botelho.

Em entrevista, o desembargador Orlando Perri alertou que o crime organizado tem causas profundas, envolvendo questões sociais. “O combate maior eu penso que está na vedação da entrada de celulares no sistema prisional. É claro que essa lei trata de outros aspectos, mas eu creio que ela será uma boa medida no combate ao crime organizado, sem afetar os direitos da dignidade da pessoa humana, daqueles que cumprem penas”, acredita Perri.

Leia Também:  Lei reforça transparência em vistorias de obras públicas para prevenir desastres

ALTERAÇÕES

O contexto original do PL foi mantido, mas com alguns acréscimos, entre eles, a proibição das atividades de comércio-cantinas, devendo o estado suprir a necessidade dos itens de higiene e limpeza e fundos para demais despesas emergências. E a proibição de entrada e uso de telefones celulares; além de acrescentar os seguintes: revista dos servidores, captura de imagem em inspeções e demissão em caso de falta grave.

“Não pode ser permitida a entrada de telefones celulares. Vamos estabelecer na área externa alguns pontos, onde haverá pontos permitidos para servidores, mas isso fora dos raios. Terá fiscalização e somos favoráveis a essa restrição, sem exceção, em razão principalmente do programa Tolerância Zero”, afirmou o secretário de Estado de Justiça (Sejus), delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Emoção e homenagens marcam despedida do presidente da Câmara . Veja vídeo

Published

on

Na manhã deste domingo (19), foi sepultado no Cemitério Municipal de Sorriso o corpo de Gerson Bicego, conhecido como Professor Gerson (PL), presidente da Câmara de Sorriso e ex-vice-prefeito da cidade. A despedida foi marcada por uma grande comoção, reunindo cerca de 10 mil pessoas no velório, que ocorreu no Clube de Eventos Sorriso.

O cortejo fúnebre percorreu locais que simbolizam a trajetória de vida e dedicação de Gerson, incluindo a Câmara Municipal, a Prefeitura, a Escola Vila Bela, o Horto Municipal e o Parque Ecológico. O caixão, coberto com a bandeira do Brasil, foi conduzido até o caminhão do Corpo de Bombeiros pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal.

No cemitério, as homenagens continuaram. A Guarda Fúnebre da Polícia Militar prestou uma salva de tiros, enquanto o Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) sobrevoou o local e lançou pétalas de rosas.

Legado político e pessoal

Gerson Bicego, que morreu aos 54 anos na madrugada de sábado (18), foi vítima de um AVC isquêmico sofrido dois dias antes. Internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital 13 de Maio, o parlamentar não resistiu. Professor de História e vereador em seu segundo mandato, Gerson estava à frente da presidência da Câmara de Sorriso após ser o vereador mais votado nas últimas eleições.

Leia Também:  Troca de lâmpadas no Pedra 90 gera confusão entre líder comunitário e equipe da vereadora; Vídeo

Emocionado, o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes (PL), destacou as qualidades de Gerson como líder e ser humano. “Um exemplo de pai, amigo, esposo e político que deixa um legado para as próximas gerações”, afirmou. O vice-presidente da Câmara, Rodrigo Matterazzi (Republicanos), também lamentou a perda, ressaltando o amor que Gerson recebia da população. “A tristeza é grande, mas a certeza de que ele está no céu aquece nossos corações”, declarou.

Autoridades e homenagens

O velório reuniu prefeitos de cidades vizinhas, como Roberto Dorner (PL), de Sinop, Miguel Vaz (Republicanos), de Lucas do Rio Verde, e Calebe Francio (MDB), de Boa Esperança do Norte. O ex-prefeito Ari Lafin (PSDB) e o vice-prefeito Acacio Ambrosini (Republicanos), que estavam em viagem, enviaram mensagens de condolências.

Em sinal de respeito, a Prefeitura e a Câmara Municipal decretaram luto oficial.

Família e saudades

Gerson deixa a viúva, Edilamar Bicego, professora, e duas filhas, Maria Angélica e Gabrielly Nava Bicego. Seu compromisso com a educação e com a comunidade de Sorriso o tornaram uma figura querida e admirada, cuja memória será preservada por gerações.

Leia Também:  Carlos Fávaro pode deixar Ministério da Agricultura

Veja vídeo:

.

Jornalista: Mika Sbardelott

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading
https://www.youtube.com/watch?v=gOeTkZk5sgE

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA