Política MT
Botelho não cede às pressões dos policiais penais e nega discutir acordo

Desde de manhã, policiais penais estão concentrados nas entradas do Centro Político Administrativo impedindo a passagem dos servidores esperando que a PEC -05 seja votado.
Porém, de acordo com o presidente Eduardo Botelho, hoje serão votados na parte da manhã alguns vetos e na parte da tarde apenas as mensagens do governo. O motivo da não colocação da pauta não foi especificado pelo parlamentar.
Os agentes, acompanhados de suas famílias, fazem uma espécie de trava, com faixas, cartazes e muito protesto.
Conheça a PEC:
A Proposta de Emenda Constitucional 05, apresentada em fevereiro deste ano, que cria a polícia penal e ainda não foi apreciada, altera os artigos 85, 86, 87, 88, 89 e 90 da Constituição Estadual passando a vigorar com a seguinte redação:
“A Polícia Penal, instituição permanente, organizado e estruturado em carreira de cargo único, de nível superior, essencial à segurança pública, vinculada ao órgão administrador do Sistema Penal do Estado, caberá o policiamento preventivo e ostensivo interno e no perímetro externo aos estabelecimentos penais, patrulhamento, vigilância, custódia, realização de ações de prevenção e manutenção da ordem e da segurança, fiscalizar o cumprimento da execução penal e enfrentamento às infrações penais, combater as ações das organizações criminosas dentro dos estabelecimentos penais e, privativamente, de poder de polícia no âmbito do sistema penal, além de outras atribuições que a Lei estabelecer”.
“A Polícia Penal será dirigida por Policial Penal estável na carreira, de escolha, nomeação e exoneração pelo Governador do Estado”.
“A atividade de Policial Penal é de natureza estritamente policial e de Estado, de caráter civil, essencial à administração da justiça, a cargo da execução e supervisão administrativas e todas as penas e medidas privativas de liberdade, restritivas de direito e cautelares, tanto de pessoas processadas, quanto de condenadas no âmbito da justiça criminal”.
Jornalista: Fabiane Serra


Política MT
“Teremos ainda longos meses até a imunização, devemos manter a prevenção” afirmou Mauro Mendes

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), na noite de ontem (18), depois da primeira vacina contra o vírus da covid-19, disse que é preciso manter os cuidados preventivos durante mais alguns meses até que uma grande parcela da população do estado consiga ser vacinada.
“Nós marcamos oficialmente o início de uma recuperação desta pandemia. Lamentamos que teremos ainda pela frente. […] Teremos ainda um longo caminho até conseguirmos a ampla imunização de toda a população brasileira. Por isso, é extremamente importante que todos continuem a praticar as medidas não-farmacológicas de prevenção, porque, segundo a ciência, essa é a maneira mais segura de evitar a transmissão e a contaminação pelo coronavírus”, disse o Mauro
Mato Grosso recebeu 126 mil doses da Coronavac para realizar a primeira etapa da vacinação. Conforme o governador, ainda não foram revelados detalhes sobre quando serão liberados os novos lotes de vacinas.
“Acredito que essa etapa marca o início da virada. O Ministério ainda não se pronunciou oficialmente quando deverá ser liberado novos lotes, mas existe a expectativa de que até o final deste mês nós teremos uma outra liberação sendo feita, daquela [vacina] que está sendo produzida pelo Instituto Butantan”, explicou.
Mauro ressaltou que é grande a expectativa de recuperar a vida normal, mas ainda é preciso manter os cuidados preventivo, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização frequente. Mato Grosso tem vivido um dos piores momentos da pandemia neste mês de janeiro, com a média de casos semelhante à registrada durante o pico da pandemia.
Da Redação
-
Saúde7 dias atrás
CoronaVac: como eficácia da vacina se compara a outros imunizantes já aplicados no Brasil?
-
Mundo4 dias atrás
Pai de nove filhos descobre que é estéril e pede o divórcio
-
ATÉ ZUNIL5 dias atrás
Servidora Pública é a quinta da mesma família a morrer em decorrência da Covid-19 em MT
-
Mundo5 dias atrás
Ao se sentar em vaso sanitário, jovem é picado no pênis
-
Mato Grosso5 dias atrás
Todos os pacientes com covid internados em UTI de hospital de MT morreram
-
Saúde5 dias atrás
Se minha mãe pegar covid-19, não sei se terei leito para interná-la, diz médico
-
Curiosidade7 dias atrás
Urgente: Mulher acaba de sofrer um mal súbito enquanto trafegava em moto, cai da moto e morre em VG; Veja vídeo e fotos
-
Curiosidade4 dias atrás
Cuiabá registra panelaço” Fora Bolsonaro” nesta sexta – confira vídeos