Política MT

Botelho não cede às pressões dos policiais penais e nega discutir acordo

Publicados

em

Desde de manhã, policiais penais estão concentrados nas entradas do Centro Político Administrativo impedindo a passagem dos servidores esperando que a PEC -05 seja votado.

Porém, de acordo com o presidente Eduardo Botelho, hoje serão votados na parte da manhã alguns vetos e na parte da tarde apenas as mensagens do governo. O motivo da não colocação da pauta não foi especificado pelo parlamentar.

Os agentes, acompanhados de suas famílias, fazem uma espécie de trava, com faixas, cartazes e muito protesto.

 

Conheça a PEC:

A Proposta de Emenda Constitucional 05, apresentada em fevereiro deste ano, que cria a polícia penal e ainda não foi apreciada, altera os artigos 85, 86, 87, 88, 89 e 90 da Constituição Estadual passando a vigorar com a seguinte redação:

“A Polícia Penal, instituição permanente, organizado e estruturado em carreira de cargo único, de nível superior, essencial à segurança pública, vinculada ao órgão administrador do Sistema Penal do Estado, caberá o policiamento preventivo e ostensivo interno e no perímetro externo aos estabelecimentos penais, patrulhamento, vigilância, custódia, realização de ações de prevenção e manutenção da ordem e da segurança, fiscalizar o cumprimento da execução penal e enfrentamento às infrações penais, combater as ações das organizações criminosas dentro dos estabelecimentos penais e, privativamente, de poder de polícia no âmbito do sistema penal, além de outras atribuições que a Lei estabelecer”.

Leia Também:  Veja a lista dos 200 novos comissionados nomeado pelo Prefeito de Várzea Grande

“A Polícia Penal será dirigida por Policial Penal estável na carreira, de escolha, nomeação e exoneração pelo Governador do Estado”.

“A atividade de Policial Penal é de natureza estritamente policial e de Estado, de caráter civil, essencial à administração da justiça, a cargo da execução e supervisão administrativas e todas as penas e medidas privativas de liberdade, restritivas de direito e cautelares, tanto de pessoas processadas, quanto de condenadas no âmbito da justiça criminal”.

 

Jornalista: Fabiane Serra

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política MT

“Teremos ainda longos meses até a imunização, devemos manter a prevenção” afirmou Mauro Mendes

Publicados

em

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), na noite de ontem (18), depois da primeira vacina contra o vírus da covid-19, disse que é preciso manter os cuidados preventivos durante mais alguns meses até que uma grande parcela da população do estado consiga ser vacinada.

“Nós marcamos oficialmente o início de uma recuperação desta pandemia. Lamentamos que teremos ainda pela frente. […] Teremos ainda um longo caminho até conseguirmos a ampla imunização de toda a população brasileira. Por isso, é extremamente importante que todos continuem a praticar as medidas não-farmacológicas de prevenção, porque, segundo a ciência, essa é a maneira mais segura de evitar a transmissão e a contaminação pelo coronavírus”, disse o Mauro

Mato Grosso recebeu 126 mil doses da Coronavac para realizar a primeira etapa da vacinação. Conforme o governador, ainda não foram revelados detalhes sobre quando serão liberados os novos lotes de vacinas.

“Acredito que essa etapa marca o início da virada. O Ministério ainda não se pronunciou oficialmente quando deverá ser liberado novos lotes, mas existe a expectativa de que até o final deste mês nós teremos uma outra liberação sendo feita, daquela [vacina] que está sendo produzida pelo Instituto Butantan”, explicou.

Leia Também:  Veja a listas dos 78 novos servidores comissionados da Prefeitura de Várzea Grande;

Mauro ressaltou que é grande a expectativa de recuperar a vida normal, mas ainda é preciso manter os cuidados preventivo, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização frequente. Mato Grosso tem vivido um dos piores momentos da pandemia neste mês de janeiro, com a média de casos semelhante à registrada durante o pico da pandemia.

Da Redação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VÍDEO INSTITUCIONAL

Beth`s Grill Restaurante

VÍDEO INSTITUCIONAL

VÍDEO INSTITUCIONAL

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA