Destaque

Câmara de Cuiabá promoverá sessão especial em homenagem às mulheres

Published

on

A Câmara de Vereadores de Cuiabá realizará na próxima quarta-feira (8) uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no mesmo dia. A sessão acontece no Plenário das Deliberações, às 9 horas.
Requerida pelo vereador e segundo-secretário da Mesa Diretora, Marcelo Bussiki (PSB), a solenidade homenageará líderes femininas de diversos segmentos com a entrega de moções de aplausos.
Serão 43 pessoas homenageadas simbolicamente, a fim de destacar o papel feminino na sociedade por meio das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, além de reforçar a necessidade de reconhecimento e respeito a todas elas.
“No Brasil, a maioria da população é composta por mulheres e elas têm papel fundamental na nossa sociedade, não apenas como cidadãs ativas que muito têm a colaborar, mas como mães, esposas e filhas. Por isso, nossa homenagem é um pequeno reconhecimento das conquistas das mulheres diante do longo caminho que ainda precisam percorrer no reconhecimento de seus direitos”, disse.
Dentre as homenageadas está Eulália da Silva Soares, conhecida como Dona Eulália, que há quase 60 anos é referência em empreendedorismo e cuiabania com o seu tradicional “tchá-cô-bolo”.
A desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas também será homenageada. Ela é considerada é um dos exemplos de mulher que fez história do Poder Judiciário, foi única mulher presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), e foi eleita por duas vezes presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A ex-vereadora Lueci Ramos Lourenço e a ex-vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, também serão agraciadas com a moção de aplausos.  Lueci foi vereadora por cinco mandatos e, por muitos anos, foi a única mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo. Jacy foi vice-prefeita e primeira mulher a assumir a Prefeitura de Cuiabá, em 2005, na ausência do então prefeito Wilson Santos.
Serão homenageadas também Luzia Guimarães, primeira reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, a atual primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, a titular da Delegacia Especializada em Violência Contra Mulher, Jozirlethe Magalhães Criveletto, além de líderes religiosas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Publicado calendário de reuniões das comissões permanentes e especiais, câmaras setoriais temáticas e CPIs

Advertisement

Destaque

STF dá ‘ok’ para maconha pessoal, mas com regras

Published

on

CNJ

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, sem maiores surpresas, manter a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, fixando a quantidade de 40 gramas para garantir que os usuários não sejam confundidos com traficantes. A decisão foi tomada de forma rápida e virtual, sem a necessidade de muita agitação, na última sexta-feira (14), com todos os ministros, como esperado, acompanhando o voto do relator, Gilmar Mendes, que rejeitou os recursos da Defensoria Pública e do Ministério Público de São Paulo, que tentaram esclarecer um julgamento já finalizado em julho do ano passado.

Embora o Supremo tenha dado a “liberdade” para que ninguém seja preso por portar até 40 gramas de maconha, a diversão tem limites. Fumar a droga em público continua sendo um comportamento proibido, sem espaço para festejar. A decisão do STF mantém as penas alternativas para os usuários, como advertência, curso educativo e, claro, a famosa prestação de serviços comunitários — mas nada de prisão, porque quem consome maconha não deve pagar por isso com a prisão, mas com sua consciência. E se alguém for flagrado com seis plantas de maconha? Nenhuma consequência penal, mas… cuidado com o que faz com a balança.

Leia Também:  PF mira grupo suspeito de espalhar fake news contra Mendes em 2022

Jornalista: Alex Garcia

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA