Destaque

Câmara de Cuiabá promoverá sessão especial em homenagem às mulheres

Published

on

A Câmara de Vereadores de Cuiabá realizará na próxima quarta-feira (8) uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no mesmo dia. A sessão acontece no Plenário das Deliberações, às 9 horas.
Requerida pelo vereador e segundo-secretário da Mesa Diretora, Marcelo Bussiki (PSB), a solenidade homenageará líderes femininas de diversos segmentos com a entrega de moções de aplausos.
Serão 43 pessoas homenageadas simbolicamente, a fim de destacar o papel feminino na sociedade por meio das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, além de reforçar a necessidade de reconhecimento e respeito a todas elas.
“No Brasil, a maioria da população é composta por mulheres e elas têm papel fundamental na nossa sociedade, não apenas como cidadãs ativas que muito têm a colaborar, mas como mães, esposas e filhas. Por isso, nossa homenagem é um pequeno reconhecimento das conquistas das mulheres diante do longo caminho que ainda precisam percorrer no reconhecimento de seus direitos”, disse.
Dentre as homenageadas está Eulália da Silva Soares, conhecida como Dona Eulália, que há quase 60 anos é referência em empreendedorismo e cuiabania com o seu tradicional “tchá-cô-bolo”.
A desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas também será homenageada. Ela é considerada é um dos exemplos de mulher que fez história do Poder Judiciário, foi única mulher presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), e foi eleita por duas vezes presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A ex-vereadora Lueci Ramos Lourenço e a ex-vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, também serão agraciadas com a moção de aplausos.  Lueci foi vereadora por cinco mandatos e, por muitos anos, foi a única mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo. Jacy foi vice-prefeita e primeira mulher a assumir a Prefeitura de Cuiabá, em 2005, na ausência do então prefeito Wilson Santos.
Serão homenageadas também Luzia Guimarães, primeira reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, a atual primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, a titular da Delegacia Especializada em Violência Contra Mulher, Jozirlethe Magalhães Criveletto, além de líderes religiosas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  CST da Genética discute regularização fundiária e segurança jurídica no campo

Advertisement

Destaque

Mulher de 21 dá nó fatal com cinto e esfaqueia idoso de 80 anos

Published

on

Reprodução internet

Um encontro entre gerações terminou em tragédia e sangue em Itanhangá (453 km de Cuiabá). O idoso Cecílio Coletti, de 80 anos, foi encontrado sem vida, esfaqueado e com um cinto apertando o pescoço — uma cena que chocou até os mais experientes. O crime ocorreu dentro da própria casa da vítima, na última terça-feira (15), e teve como autora uma jovem de 21 anos que trabalhava em um bar vizinho.

Segundo a polícia, o caso começou com uma simples discussão entre os dois, mas terminou de forma brutal. A jovem, que poderia ter dado apenas um tempo, preferiu dar golpes fatais. Confessou o crime sem rodeios, talvez imaginando que sinceridade reduz pena.

Enquanto a perícia tentava desenrolar os detalhes do assassinato, os vizinhos tentavam entender como uma conversa virou confronto e um cinto virou corda da morte. O caso segue sob investigação.

Jornalista: Alex Garcia

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Lei da ALMT garante selo de inclusão para empresas que contratam pessoas autistas ou seus familiares
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA