Politica 1 (um)

Câmara de VG arquiva pedido de CPI para investigar suposto esquema na prefeitura

Published

on

Por 18 votos contrários e um favorável, os vereadores arquivaram em sessão dessa quarta-feira (15.03), denúncia que solicitava abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar suposto recebimento de propina por parte de agentes de tributos de Várzea Grande.

A denúncia foi protocolada em fevereiro deste ano, pelo inspetor de tributos municipal, Freide da Costa Figueiredo, requisitando CPI para apurar suposto esquema fraudulento que teria desviado cerca de R$ 70 milhões da Secretaria de Fazenda do município.

Conforme apurado, servidores municipais procuravam empresários de médio e grande porte e oferecia redução de impostos mediante o pagamento de propina.

Os fatos já são alvos de investigação da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) que no mês de fevereiro estiveram na Prefeitura Municipal intimando servidores públicos para depor sobre suposto esquema. Além disso, o Ministério Público Estadual (MPE), também investiga o caso.

Os vereadores da base da prefeita Lucimar Campos, entre eles o líder, vereador Pedro Paulo Tolares – popular Pedrinho (DEM)-, disseram que a instalação da CPI não seria necessária devido que a denúncia já é apurada por órgãos fiscalizadores, como MPE e DEFAZ/MT.

Leia Também:  Dr. João destaca união de forças e rapidez para atender cidades atingidas por enchentes em MT

Já o vereador Fábio Tardin – popular Fabinho (DEM) -, que é do partido de Lucimar, foi o único que votou favorável a abertura da CPI, argumentou que os vereadores deveriam investigar o suposto esquema. “É papel de nós vereadores fiscalizar. E por isso defendo investigarmos os fatos”, disse o democrata.

Erro dos vereadores – Apesar do arquivamento da denúncia, os vereadores não deveriam ter lido e nem apreciado o pedido de instauração de CPI proposta pelo fiscal de tributo.

Conforme prevê o artigo 86º do Regimento Interno, as Comissões Parlamentares de Inquérito somente podem ser constituídas mediante requerimento subscrito por, no mínimo 1/3 dos membros da Câmara, ou seja, os vereadores deveriam ter assinado um pedido de instauração da CPI e não um cidadão comum.

Investigação da Defaz – As investigações da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) iniciaram quando a Prefeitura Municipal realizou a migração do sistema web para o gerenciamento dos tributos municipais (ISS, IPTU, ITBI e outras taxas). Na época saiu à empresa Nota Control e assumiu a empresa Staff Sistema.

Leia Também:  ALMT aprova Projeto de Lei que endurece o rigor nos presídios de segurança máxima

Assim que assumiu, a empresa Staff Sistema realizou um backup no sistema tributário do município, detectando que haviam irregularidades. Servidores estariam recebendo propina para dar “baixa” em tributos.

A prefeita Lucimar Campos (DEM), encaminhou ao Ministério Público Estadual (MPE) e Delegacia Fazendária a denúncia do suposto esquema de propina.

A assessoria da Polícia Civil disse que as investigações estão sob sigilo e não serão repassadas informações sobre o caso.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Politica 1 (um)

Botelho diz que domingo (6) promete ser uma data histórica em sua vida

Mauro Mendes também disse que este domingo, dia das eleições, sinaliza as mudanças positivas que a gestão de Botelho trará à capital e todo o município.

Published

on

Postulante à Prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho (União Brasil) informou que não vê a hora de depositar seu voto na Escola Djalma Ferreira de Souza, onde chegará às 9h em ponto, juntamente com o governador Mauro Mendes (União). O educandário fica situado na Avenida Djalma Ferreira de Souza, no Morada do Ouro.

“Vamos estar lá às 9h, já combinamos. Não deixa de ser um momento único, precioso, e certamente será mais uma data a ser guardada com especial carinho na minha história de vida, a exemplo de votações anteriores, onde foi reconduzido ao cargo parlamentar”.

Também se pronunciando, o governador Mauro Mendes reiterou que domingo sinaliza as mudanças positivas que a gestão de Botelho trará para a capital e todo o município.

Governador Mauro Mendes reafirmou que administração de Botelho contará com apoio do Governo do Estado

“Posso assegurar que Botelho não estará sozinho nesta jornada, pois contará com apoio pontual do governo estadual e da própria Assembleia Legislativa de Mato Grosso, órgão em que deixou legado dinâmico de trabalho pelo Estado e seus habitantes”.

Leia Também:  Dr. João convoca SES para questionar demora em início dos transplantes renais em Mato Grosso

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA