Política MT

Colisão fatal em cuiabá deixa uma morta e duas pessoas feridas; Vídeo

Published

on

Um grave acidente na manhã desta quinta-feira (21) resultou na morte de uma pessoa e deixou outras duas feridas no bairro CPA II, em Cuiabá. A colisão, envolvendo dois carros e uma motocicleta, foi registrada por câmeras de segurança instaladas nas proximidades do local.

As imagens mostram o momento em que um veículo Volkswagen Gol branco tenta realizar uma conversão para acessar a Avenida Professora Alice Freire. Durante a manobra, o carro é atingido por um SUV VW Taos, também branco, que trafegava pela via. O impacto ocorreu a poucos metros de um ponto de ônibus, e, na sequência, os veículos atingiram uma motocicleta.

Infelizmente, a condutora da moto não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar socorro às vítimas.

O Gol era conduzido por um motorista de aplicativo, mas até o momento não há informações sobre o estado de saúde ou a identidade dos passageiros que estavam no veículo.

Leia Também:  Lideranças recorrem a deputados pela reestruturação das carreiras de policiais e bombeiros militares em MT

Já o condutor do SUV Taos foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde a ocorrência segue em investigação.

O acidente chama atenção para a necessidade de maior prudência no trânsito, especialmente em áreas movimentadas como o bairro CPA II. As autoridades agora trabalham para esclarecer as circunstâncias e responsabilidades envolvidas no caso.

Veja vídeo:

Jornalista: Luan Schiavon

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Projeto que dá mais transparência à gestão do IPVA é aprovado em segunda votação

Published

on

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação na sessão plenária desta quarta-feira (11), o Projeto de Lei nº 1773/2023, de autoria do primeiro-secretário Dr. João (MDB). A proposta, que agora segue para sanção do governador Mauro Mendes (União), autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios com municípios para compartilhar informações sobre a frota de veículos e a arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), respeitando a repartição de receitas prevista na Constituição Federal.

“Essa lei traz transparência e eficiência à gestão do IPVA, aproximando o governo dos cidadãos e fortalecendo os municípios”, afirmou Dr. João.

O projeto permite que a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) colabore com os 142 municípios de Mato Grosso, utilizando a estrutura local para aprimorar a fiscalização e a arrecadação do imposto. Ao fornecer acesso em tempo real a dados sobre veículos e pagamentos de IPVA, a iniciativa visa aumentar a receita estadual e municipal, além de facilitar que os cidadãos regularizem débitos rapidamente.

“Os municípios terão uma visão clara da arrecadação, sabendo exatamente de qual veículo e contribuinte veio o pagamento. Isso é transparência na prática”, destacou o deputado.

Leia Também:  Eumar Novacki, Ex-Chefe da Casa Civil de MT, Defende Anderson Torres no STF

Inspirado em modelos federais, como o do Imposto Territorial Rural (ITR), regulamentado pela Lei nº 11.250/2005, o projeto segue exemplos de outros estados, como Minas Gerais (Lei nº 24398/2023) e Goiás (Lei nº 20.369/2018), que adotaram parcerias municipais na administração tributária.

A proposta de Dr. João mantém intacta a repartição constitucional, que destina 50% da arrecadação do IPVA aos municípios onde os veículos estão registrados. “Não estamos mudando a divisão dos recursos, mas tornando o processo mais eficiente e transparente, beneficiando estado e cidades”, explicou.

A legislação delega funções administrativas, como arrecadação e fiscalização, aos municípios que aderirem aos convênios, sem transferir a competência exclusiva do estado para instituir o IPVA, conforme artigo 155, inciso III, da Constituição.

A Sefaz definirá os requisitos para os acordos, garantindo flexibilidade e conformidade com o Código Tributário Nacional (CTN). “É uma parceria voluntária. Os municípios participam conforme sua capacidade, e o estado pode revogar os convênios se necessário, protegendo o interesse público”, pontuou Dr. João.

Dr. João destacou o potencial da lei para modernizar a gestão fiscal em Mato Grosso. “Ao descentralizar a fiscalização do IPVA, levamos o governo para mais perto da população, aumentamos a receita para serviços locais e garantimos que os contribuintes sejam informados rapidamente sobre suas obrigações”, afirmou.

Leia Também:  Audiência expõe como falhas na energia elétrica limitam o avanço de Sapezal e região

Após sancionado, o projeto entrará em vigor na data de sua publicação.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA