Política MT

Comissão de Infraestrutura convoca presidente do MT para falar sobre as obras do Parque Novo Mato Grosso

Published

on

Em reunião ordinária na tarde desta terça-feira (15), a Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), presidida pelo deputado Valmir Moretto (Republicanos), votou 17 projetos de lei e um projeto de lei complementar. As 18 proposituras foram aprovadas e agora seguem para apreciação em Plenário. A comissão também aprovou requerimento para realização de reunião extraordinária para o comparecimento do presidente do MT PAR (Mato Grosso Participações e Projetos), Wener Kesley dos Santos, que deverá vir à ALMT para falar sobre o andamento das obras do Parque Novo Mato Grosso, que será o maior espaço multieventos da América Latina. A reunião ficou marcada para às 11 horas da próxima terça-feira (22).

O presidente da comissão, disse que o objetivo é saber como está o andamento da obra como um todo, valores gastos até o momento, prazo para entrega, entre outras informações de interesse geral. “É um grande empreendimento, inclusive queremos parabenizar o governador Mauro Mendes (União Brasil), por tamanho investimento”, reconheceu Moretto ao informar que após o comparecimento do presidente do MT PAR à ALMT, a Comissão irá se organizar para fazer uma visita às obras do parque.

Leia Também:  Lei de Lúdio que permite aos servidores públicos terem MEI é publicada

“Queremos mostrar ao mundo o investimento que Mato Grosso está fazendo. Esse parque vai trazer enorme desenvolvimento para a Baixada Cuiabana e achamos importante ajudar na divulgação do projeto”, afirmou o presidente da Comissão.

Entre as proposições aprovadas está o Projeto de Lei 2049/2024, de autoria do deputado Paulo Araújo (PP), que assegura a gratuidade de passagem no transporte coletivo intermunicipal em Mato Grosso, para mãe, pai ou responsável legal de bebê prematuro, internado em unidade neonatal da rede pública estadual. Já o Projeto de lei nº 1923/2024, de autoria do deputado Elizeu Nascimento (PL), prevê a criação da Política Estadual de Reordenamento e Padronização da Fiação Urbana no Estado de Mato Grosso, tem objetivo de promover melhoria estética, a segurança e a eficiência da infraestrutura urbana, por meio da reorganização e uniformização das redes aéreas de telecomunicações e energia elétrica nas cidades.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Comissões de Relações Internacionais e de Fiscalização orienta sobre novas regras para apresentação de emendas parlamentares

Published

on

A Comissão de Relações Internacionais e a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia Legislativa, trouxeram uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), para realizar um treinamento online sobre as novas regras para apresentação e indicação de emendas parlamentares ao Orçamento do Estado de Mato Grosso. O curso direcionado para assessores dos 24 gabinetes parlamentares, foi ministrado nesta segunda-feira (28) na Sala das Comissões “Deputado Oscar Soares”, na da Casa de Leis.

O presidente da Comissão de Fiscalização, deputado Carlos Avallone (PSDB), lembrou que o objetivo é aumentar a transparência e garantir o uso eficiente dos recursos públicos, bem como adequar as normas ao plano de trabalho acertado entre Legislativo, Executivo e Judiciário, acompanhando as orientações feitas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, conforme Resolução 1/2025 do Congresso, para adequar o rito de apresentação e indicação de emendas parlamentares.

“A Sefaz criou um sistema novo de cadastramento de emendas, acompanhando as orientações do ministro Flavio Dino e veio mostrar como isso tem que ser feito, para os assessores de gabinete”, afirmou Avallone acrescentar que o trabalho vai melhorar a qualidade da apresentação e prestação de conta das emendas.

Leia Também:  Audiência pública em Barra do Bugres debaterá obras da MT-246

“E neste caso nós estamos tratando do cadastramento das associações, prefeituras, cooperativas, entidades religiosas com fins sociais e outras entidades que recebem recursos públicos e que precisam dar transparência aos seus resultados e aplicações destes recursos”, completou o deputado.

O representante da Coordenadoria de Celebração e Acompanhamento de Convênios de Descentralização (CCAC) da Sefaz, Jasson Gabriel de Moraes Neto, explicou que o treinamento de hoje foi relacionado à parte técnica, onde foi mostrado aos assessores e deputados, como anexar documentos, certidões, atos e estatutos, dentro do Sistema de Regularidade Fiscal e Institucional (Sifi-MT).

“Nós tentamos sempre acompanhar o que é novo e moderno dentro do mundo digital e uma das opções é que o próprio assessor parlamentar consiga inserir as informações tanto de regularidade fiscal quanto institucional, para que celebrem seus objetos, planos de trabalho e objetivos gerais”, disse o coordenador da CCAC.

Para àqueles que não tiveram a oportunidade participar, ou quiserem complementar informações quando surgirem dúvida durante a execução da emenda, Jasson disse que é possível buscas mais informações no suporte do SIGCON, por meio do WhatsApp (65) 99989-8429.

Leia Também:  Max Russi homenageia desembargadora Maria Aparecida Ribeiro com a Comenda Filinto Müller

A consultora legislativa da ALMT, Janaina Polla, destacou a importância dos sistemas Sigcon e SIFI-MT, que é o suporte onde o deputado faz a indicação da dotação orçamentária e as entidades vêm sua qualificação, sua habilitação. para oferecer a parceria que foi proposta.

“É muito importante que as assessorias tenham o domínio desses sistemas, sabendo quais documentações são exigidas, porque é no gabinete do deputado que muitas vezes as entidades vêm pedir apoio, auxílio financeiro. E nós sabemos que não adianta o parlamentar fazer a destinação do recurso se a entidade não estiver com a habilitação plena”, explicou. Janaina afirmou que o novo sistema da Sefaz atende todos os requisitos propostos nas atuais regras de emendas parlamentares.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA