Política MT

Deputada crítica aumento de energia elétrica aprovado pela Aneel

Published

on

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) comentou na manhã desta terça-feira (1º) durante sessão na Assembleia Legislativa (AL-MT), que o reajuste na tarifa de energia anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é uma falta de respeito com a população brasileira.

De acordo com a Aneel o reajuste passa a valer a partir desta terça-feira, e foi decidido que será cobrada a bandeira vermelha patamar 2, cujo valor é o maior no sistema de bandeiras da agência, e isso irá representar no bolso do consumidor o valor de R$ 6,24 a cada 100 kwh consumidos.

Janaina se mostrou indignada com o valor definido pela Aneel que justificou a bandeira vermelha alegando que a oferta de energia está comprometida em razão dos baixos níveis dos reservatórios.

“Há uma indignação com a decisão da Aneel de aumentar as tarifas de cobrança da energia elétrica no nosso país. Seis reais e vinte e quatro centavos a mais para cada cem quilowatts consumidos. Isso é uma falta de respeito com a população brasileira sem tamanho, falta de respeito principalmente pelo momento que nós vivemos, onde a grande maioria da população está dentro de casa”, disse a deputada no plenário.

Leia Também:  Assembleia aprova nova lei do Fethab em redação final

A deputada citou também que esse aumento é um abuso, principalmente pela energia de má qualidade que é oferecida em Mato Grosso. A parlamentar que citou morar em um bairro nobre da capital e mesmo assim ao menos duas vezes por mês ainda fica sem energia elétrica, taxando o aumento de abusivo.

Janaina propôs aos colegas parlamentares para que a ALMT comece a discutir a redução dos impostos, afirmando que Mato Grosso é o Estado que mais cobra impostos dos cidadãos.

“Nós não temos ofertados aos cidadãos qualidade de atendimento dos serviços públicos. Temos que começar a discutir aqui, por exemplo, como o Estado de São Paulo, a redução dos valores dos pedágios, estou preocupada. Acabou de se instalar na minha região que está terminando o asfalto da MT-220 e já vem uma concessão de três pedágios no valor de R$ 8,90 por eixo e temos bitrem com 9 eixos passando por ali” detalhou Riva.

Para completar, a deputada disse que se nada for feito ou discutido, o Estado estará inviabilizando a qualidade de vida do cidadão mato-grossense.

Leia Também:  Profissionais de Administração são homenageados em sessão especial

 

Da Redação 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Presidente Botelho participa de reunião que busca ações de segurança para os motoristas por aplicativo

Published

on

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), e o presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da ALMT, deputado Elizeu Nascimento (PL), se reuniram nesta quinta-feira (18), com secretário-adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), coronel Fernando Tinoco, e a presidente do Sindicato dos Motoristas por Aplicativo de Cuiabá, Solange Menacho, para buscarem medidas de segurança emergencial aos motoristas por aplicativo de Cuiabá.

Na reunião, foram discutidas algumas ações que poderão ajudar na segurança dos motoristas. “Estamos estudando várias possibilidades, entre elas, o botão do pânico, reativar o antigo programa Sentinela, da Polícia Militar de Mato Grosso (PM/MT) ”, explicou o deputado Botelho.

“Vamos também montar uma comissão com representantes da ALMT, Sesp, dos motoristas por aplicativos, enfim, toda a rede envolvida para achar uma solução com medidas de segurança a esses profissionais. Não podemos aceitar mais que vidas sejam ceifadas por motivos fúteis como ocorreu com os três motoristas de aplicativo, brutalmente assassinados por três jovens, dois deles menores de idade, 15 e 17 anos”, enfatizou Botelho ao citar que vai cobrar dos deputados federais e senadores que debatam esse assunto no Congresso Nacional para a mudança de leis mais rígidas para conter a violência desenfreada.

Leia Também:  CPI das Invasões recebe policiais que atuaram em prisão de invasor suspeito de tráfico de drogas

O secretário-adjunto de Integração Operacional Sesp, coronel Fernando Tinoco, disse que vai se reunir com representantes dos motoristas de aplicativo e os setores de segurança pública, a Assembleia Legislativa, para propor soluções rápidas. 

“Existem algumas soluções, tais como a questão do botão do pânico, mas temos que verificar algumas questões, tais como legalidade, custeio, possibilidade de atendimento. Receberemos as demandas dos motoristas de aplicativo, além de capacitá-los, por meio de palestra alguns quesitos de segurança que é importante no auxílio aos motoristas de aplicativo no seu dia a dia”, explicou o coronel.

Motorista de aplicativo há quase 8 anos, a presidente do Sindicato dos Motoristas por Aplicativo de Cuiabá, Solange Menacho, já sofreu assalto durante o trabalho. Ela representou a categoria e pediu medidas de segurança urgente para os quase 10 mil profissionais registrados em Cuiabá . 

“Conversamos sobre a possibilidade do retorno ao projeto Sentinela da PMMT, da instalação do botão do pânico e da contratação dos profissionais da segurança pública que foram aprovados em concurso públicos e ainda não foram chamados. Embora o secretário-adjunto Pedimos uma intervenção, estamos apavorados”, conclamou Solange.

Leia Também:  Juntamente com CEF e Ministério das Cidades, Prefeitura de VG realiza novo sorteio

Segundo Solange, três estados já oferecem aos motoristas por aplicativo o botão do pânico. Após aplicação desse dispositivo, os casos de violência diminuíram cerca de 40%. “Nos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo já existem um projeto de lei em que o governo do estado instalou dentro dos carros dos motoristas, o botão do pânico, um mecanismo a mais para a segurança desses profissionais”, sugeriu Solange.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA