Política MT

Deputado comemora unidades do Corpo de Bombeiros em Canarana e Querência

Published

on

O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) avaliou como marco para a segurança pública no Araguaia, a assinatura pelo governador Mauro Mendes do termo de cooperação para a construção e instalação das unidades do Corpo de Bombeiros dos municípios de Canarana e Querência, na região do Vale do Araguaia.

Mais seis municípios também foram contemplados com investimento total de R$ 29,5 milhões. As obras devem ficar prontas no máximo em até dois anos.

A cerimônia foi realizada na quinta-feira (10), na sede do governo, o Palácio Paiaguás, com a presença de diversos prefeitos, como Gilmar Wentz e Vilson Biguelini, das cidades contempladas.

“Nós há muito tempo atuamos por essa demanda para se ter unidades do Corpo de Bombeiros Militar em Canarana e Querência. Muito obrigado governador Mauro Mendes (União), vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e comandante coronel Flávio Glêdson por entenderem a importância de fazer esse importante sonho tornar realidade para o Araguaia e toda sua população”, disse o deputado Dr. Eugênio.

Leia Também:  Comissão de Trabalho da ALMT analisa 35 projetos em reunião ordinária

Ele lembra que as autoridades entenderam que a região cresce, se desenvolve e é necessário apoio da segurança pública para suportar esse crescimento. As tratativas do deputado Dr. Eugênio para a instalação da unidade em Canarana, por exemplo, começaram ainda na gestão do ex-prefeito Fábio Faria.

“Parabéns Canarana e Querência por terem unidades desta importante instituição, que é o Corpo de Bombeiros, uma das mais sérias do Brasil, fazendo com que o atendimento para aqueles que necessitarem seja feito de forma segura e muito mais rápido”, afirmou.

Outras unidades – Além do Vale do Araguaia, serão implantadas as unidades nos municípios de Sapezal, Juara, Mirassol D´Oeste, Aripuanã, Diamantino e Tapurah. Com a construção das novas unidades, Mato Grosso passará a ter 31 bases operacionais da corporação.

No caso da região do Vale do Araguaia, Barra do Garças e Nova Xavantina dispõe de companhia independente de Bombeiro Militar, além de núcleos da corporação em Alto Araguaia e Confresa.

O Corpo de Bombeiros em Mato Grosso dispõe de 7 comandos regionais em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Barra do Garças e Alta Floresta. E também unidades nos municípios, como companhias e batalhões. Dr Eugênio está licenciado do mandato.

Leia Também:  Max Russi mobiliza deputados em busca de soluções para a Santa Casa de Cuiabá

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Governador endossa exoneração de capitão investigado por morte de aluno bombeiro

Published

on

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), acatou o parecer do Conselho de Justificação (CJ) que considerou o capitão do Corpo de Bombeiros, Daniel Alves de Moura e Silva, conhecido como D’Alves ou D’Louco, inapto para permanecer na corporação militar. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (15).

O processo administrativo é paralelo à ação penal que apura o homicídio qualificado do aluno bombeiro Lucas Veloso Peres, de 27 anos, que morreu afogado durante um treinamento aquático sob o comando de D’Alves, em fevereiro deste ano, na Lagoa Trevisan, em Cuiabá.

Segundo o documento, a decisão foi tomada com base no entendimento de que o capitão procedeu de forma incorreta no desempenho do cargo, teve conduta irregular e praticou ato que afeta a honra e o decoro da classe, conforme previsto nos artigos 2º e 13 da Lei Estadual nº 3.993/1978.

Com o aval do governador, os autos do processo de justificação serão encaminhados ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que deverá abrir prazo para a defesa do capitão e decidir, de forma definitiva, sobre sua permanência ou exclusão dos quadros da corporação.

“Os elementos constantes dos autos demonstram a materialidade e autoria das acusações imputadas ao servidor militar processado”, consta na publicação.

Atualmente, D’Alves encontra-se em licença médica, iniciada em 10 de março, com término previsto para 24 de abril.

Leia Também:  Max Russi mobiliza deputados em busca de soluções para a Santa Casa de Cuiabá

A próxima audiência do processo criminal está marcada para o dia 22 de maio, na Vara da Justiça Militar, em Cuiabá. Serão ouvidos dois peritos médicos da Perícia Oficial do Estado, responsáveis pela assinatura do laudo de necropsia que confirmou a morte por afogamento do aluno bombeiro.

O comando-geral do Corpo de Bombeiros foi cientificado da decisão, mas não se manifestou oficialmente até o fechamento desta edição.

Jornalista: Mika Sbardelott

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA