Política MT

Deputado Thiago Silva promove nova edição do Gabinete Itinerante em Rondonópolis

Published

on

Mais uma edição do Gabinete Itinerante do deputado estadual Thiago Silva (MDB) foi realizada no último fim de semana (12) em Rondonópolis. Desta vez, o mutirão de serviços do mandato participativo atendeu a população dos bairros Mathias Neves e Antônio Geraldini, nos altos da Avenida Rio Branco. O evento contou com presença da população e lideranças comunitárias de várias comunidades. Este é um trabalho parlamentar de prestação de contas que o deputado tem realizado desde o início do seu mandato.

“Foi uma festividade muito linda, com diversos serviços oferecidos para a sociedade. O cidadão compareceu em massa e foi uma oportunidade e tanto para esta conversa próxima com o deputado. Este trabalho, de levar o gabinete ao povo para atender a população, é muito importante. Fica aqui o agradecimento em nome de toda a população desta região que foi contemplada com este lindo Gabinete Itinerante aqui na nossa região”, destaca Ozeias Reis, liderança comunitária da região do bairro Vila Rica.

Leia Também:  Pressionada, Flávia troca comando do DAE e pede "paciência" para população que sofre sem água

Crianças, adultos e idosos puderam aproveitar as atrações e os serviços oferecidos, gratuitamente, no campo de futebol da Praça Osvaldo de Barros. De esporte a estética, passando por orientação jurídica e encaminhamento de demandas nas áreas de serviços públicos, saúde, educação e infraestrutura, a programação foi diversificada. Houve ainda competições esportivas com medalhas e premiação, sorteio de brindes.

Na parte da manhã foram realizadas inscrições para oficinas e apresentações dos projetos “Flor do Cerrado” e “Esporte na Comunidade”, que possuem mais de 20 polos espalhados por Rondonópolis, abrangendo diversas modalidades esportivas. Outro projeto, o “Tocando em Frente, que oferece aulas gratuitas de violão, está com vagas abertas em vários polos, incluindo o Mathias Neves.

O Gabinete Itinerante continuará percorrendo , durante todo o ano, os bairros da cidade e municípios da região, ouvindo as necessidades da população. Parte fundamental da iniciativa, o projeto também inclui prestação de contas sobre os projetos de lei e ações do parlamentar, além de receber sugestões e demandas para serem encaminhadas e defendidas na Assembleia Legislativa e governo do estado.

Leia Também:  Dr Eugênio se reune na ANTT para discutir licitação da FICO

“Esta é uma ação que aproxima a Assembleia Legislativa da comunidade, do povo nos bairros e nas cidades. É o momento de fazermos uma grande reunião para debatermos juntos que cidade e que Mato Grosso queremos para o presente e para o futuro”, afirma o deputado Thiago Silva. “Isso é mandato participativo”, completa.

Participaram desta edição do Gabinete Itinerante, lideranças comunitárias das regiões da Vila Rica, Mathias Neves, Antônio Geraldini, Dom Osório, Padre Lothar, Parque Universitário, João Moraes, Carlos Bezerra, Rosa Bororo, Cidade Natal, Jose Sobrinho, Vila Olinda, Neuma de Morais e Pedra 90.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Comissões de Relações Internacionais e de Fiscalização orienta sobre novas regras para apresentação de emendas parlamentares

Published

on

A Comissão de Relações Internacionais e a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia Legislativa, trouxeram uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), para realizar um treinamento online sobre as novas regras para apresentação e indicação de emendas parlamentares ao Orçamento do Estado de Mato Grosso. O curso direcionado para assessores dos 24 gabinetes parlamentares, foi ministrado nesta segunda-feira (28) na Sala das Comissões “Deputado Oscar Soares”, na da Casa de Leis.

O presidente da Comissão de Fiscalização, deputado Carlos Avallone (PSDB), lembrou que o objetivo é aumentar a transparência e garantir o uso eficiente dos recursos públicos, bem como adequar as normas ao plano de trabalho acertado entre Legislativo, Executivo e Judiciário, acompanhando as orientações feitas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, conforme Resolução 1/2025 do Congresso, para adequar o rito de apresentação e indicação de emendas parlamentares.

“A Sefaz criou um sistema novo de cadastramento de emendas, acompanhando as orientações do ministro Flavio Dino e veio mostrar como isso tem que ser feito, para os assessores de gabinete”, afirmou Avallone acrescentar que o trabalho vai melhorar a qualidade da apresentação e prestação de conta das emendas.

Leia Também:  Wilson Santos visita Rosário Oeste e reforça compromisso com pescadores

“E neste caso nós estamos tratando do cadastramento das associações, prefeituras, cooperativas, entidades religiosas com fins sociais e outras entidades que recebem recursos públicos e que precisam dar transparência aos seus resultados e aplicações destes recursos”, completou o deputado.

O representante da Coordenadoria de Celebração e Acompanhamento de Convênios de Descentralização (CCAC) da Sefaz, Jasson Gabriel de Moraes Neto, explicou que o treinamento de hoje foi relacionado à parte técnica, onde foi mostrado aos assessores e deputados, como anexar documentos, certidões, atos e estatutos, dentro do Sistema de Regularidade Fiscal e Institucional (Sifi-MT).

“Nós tentamos sempre acompanhar o que é novo e moderno dentro do mundo digital e uma das opções é que o próprio assessor parlamentar consiga inserir as informações tanto de regularidade fiscal quanto institucional, para que celebrem seus objetos, planos de trabalho e objetivos gerais”, disse o coordenador da CCAC.

Para àqueles que não tiveram a oportunidade participar, ou quiserem complementar informações quando surgirem dúvida durante a execução da emenda, Jasson disse que é possível buscas mais informações no suporte do SIGCON, por meio do WhatsApp (65) 99989-8429.

Leia Também:  Dr Eugênio se reune na ANTT para discutir licitação da FICO

A consultora legislativa da ALMT, Janaina Polla, destacou a importância dos sistemas Sigcon e SIFI-MT, que é o suporte onde o deputado faz a indicação da dotação orçamentária e as entidades vêm sua qualificação, sua habilitação. para oferecer a parceria que foi proposta.

“É muito importante que as assessorias tenham o domínio desses sistemas, sabendo quais documentações são exigidas, porque é no gabinete do deputado que muitas vezes as entidades vêm pedir apoio, auxílio financeiro. E nós sabemos que não adianta o parlamentar fazer a destinação do recurso se a entidade não estiver com a habilitação plena”, explicou. Janaina afirmou que o novo sistema da Sefaz atende todos os requisitos propostos nas atuais regras de emendas parlamentares.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA