Politica 1 (um)

Deputados votam PEC que destrava vaga no TCE

Published

on

Os deputados estaduais de Mato Grosso devem votar nesta quarta-feira (08) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 001/2015 que destrava o processo de indicação para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), oriunda da renúncia do conselheiro Humberto Bosaipo.

A PEC busca revogar a Emenda Constitucional n.º 61/2011, que modificou os critérios de escolha e a ordem de preenchimento das vagas de conselheiros do TCE. Passou-se a exigir que os auditores e membros do Tribunal Público de Contas cumpram o requisito temporal adicional e tenham a comprovação de 10 anos de efetiva atividade na carreira respectiva dentro do quadro do tribunal.De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, a proposta será colocada na pauta e é importante a participação de todos os deputados. “Vamos colocar a PEC em votação nesta quarta, às 9 horas. Gostaria de todos presentes”, disse ele, no encerramento da sessão na noite desta terça-feira (7).

Já a Assembleia Legislativa estava autorizada a indicar sucessivamente os conselheiros, independentemente da origem da vaga, se do Executivo ou do Legislativo, até que seja garantida a proporcionalidade constitucional.

Leia Também:  Deputado cobra ação emergencial da Defesa Civil para enfrentar as enchentes em várias regiões de MT

Com a publicação da Emenda, a Associação Nacional dos Auditores dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) por entender como lesiva a necessidade de comprovação de uma década de trabalho. Como não houve a decisão do mérito da ação, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a indicação do novo conselheiro que deveria ocupar a vaga de Bosaipo, que pediu renúncia em 2014.

Agora, com a votação da PEC, a expectativa é de que a Assembleia Legislativa faça a indicação do novo conselheiro. Nos bastidores, o deputado José Domingos Fraga (PSD) já demonstrou interesse em ser indicado, assim como o deputado Guilherme Maluf (PSDB).

Hoje o pleno do TCE é composto por sete conselheiros, sendo quatro indicações da Assembleia Legislativa e três do Governo do Estado.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Politica 1 (um)

Botelho diz que domingo (6) promete ser uma data histórica em sua vida

Mauro Mendes também disse que este domingo, dia das eleições, sinaliza as mudanças positivas que a gestão de Botelho trará à capital e todo o município.

Published

on

Postulante à Prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho (União Brasil) informou que não vê a hora de depositar seu voto na Escola Djalma Ferreira de Souza, onde chegará às 9h em ponto, juntamente com o governador Mauro Mendes (União). O educandário fica situado na Avenida Djalma Ferreira de Souza, no Morada do Ouro.

“Vamos estar lá às 9h, já combinamos. Não deixa de ser um momento único, precioso, e certamente será mais uma data a ser guardada com especial carinho na minha história de vida, a exemplo de votações anteriores, onde foi reconduzido ao cargo parlamentar”.

Também se pronunciando, o governador Mauro Mendes reiterou que domingo sinaliza as mudanças positivas que a gestão de Botelho trará para a capital e todo o município.

Governador Mauro Mendes reafirmou que administração de Botelho contará com apoio do Governo do Estado

“Posso assegurar que Botelho não estará sozinho nesta jornada, pois contará com apoio pontual do governo estadual e da própria Assembleia Legislativa de Mato Grosso, órgão em que deixou legado dinâmico de trabalho pelo Estado e seus habitantes”.

Leia Também:  Lei reforça transparência em vistorias de obras públicas para prevenir desastres

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA