Política MT

Emanuel empossa secretários, pede diálogo com povo e defende políticos

Published

on

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (PMDB) deu posse, nesta segunda (2), aos 18 secretários que farão parte de sua gestão durante os próximos três anos. No discurso para os secretários, o peemedebista defendeu o respeito à classe política, já que a maior parte dos nomes dos secretários é do núcleo político, e prometeu ainda que cumprirá todos os seus compromissos de campanha.
Emanuel argumentou que a escolha da Praça Alencastro como local da posse foi simbólica para representar seu compromisso com o povo cuiabano. O evento foi aberto ao público e realizado por volta das 9h30. Todos os 18 secretários assinaram a posse e posaram para fotos ao lado do comandante do Executivo da Capital.
Em seu discurso, o prefeito adotou discurso apaziguador para defender a classe política. O peemedebista citou o histórico de sua família no setor – caso do pai, Emanuel Pinheiro da Silva Primo, que foi deputado federal – e apontou que defenderá esse legado.
“Vamos mostrar que o político pode fazer, vamos mostrar que o político tem gerência, que o político tem gestão, que o político tem sensibilidade, que o político tem compromisso com o povo. Eu assumo com orgulho a classe política porque o líder de vocês (secretários), o prefeito da Capital, é um político com muito orgulho e com muito amor”, discursou.
O peemedebista reiterou que a gestão de seu secretariado será baseada na meritocracia e que todos deverão responder com resultados. Emanuel disse que já no próximo sábado (6) deverá assinar junto aos secretários o documento.
O prefeito chamou sua gestão de Cuiabá dos 300 anos. Para alcançar os objetivos estipulados para a data especial, ele pediu para que os responsáveis pelas pastas também sejam abertos ao diálogo com os cuiabanos.
“Ouçam a população. A posse de cada um de vocês na Praça Alencastro, que é uma praça do povo, é para demonstrar que a gestão Emanuel Pinheiro é uma gestão popular, que é próximo do povo. Não se encastelem, sejam abertos para a população, ouçam a população. Sejam sensíveis e sejam abertos à sociedade”, pediu.
Estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades políticas como o senador Wellington Fagundes (PR), deputado federal Valtenir Pereira (PMDB), deputado estadual Sebastião Rezende (PSC) e o vereador Dilemário Alencar (Pros). A presença dos políticos, segundo Emanuel, serviu para mostrar que o comando da Capital terá aliados em todas as outras esferas.
Perfil dos secretários
Os primeiros nomes divulgados pelo prefeito foram o do jornalista José Roberto Amador, o Bebeto, na Comunicação, e o engenheiro civil Juarez Samaniego, no Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Bebeto ficou à frente da Comunicação do TCE na gestão do conselheiro Waldir Teis. Juarez foi presidente do Crea-MT.
Dias depois o empresário Rafael Oliveira Cotrim Dias foi anunciado na pasta de Gestão. Enquanto que Carlos Roberto da Costa, o Nezinho, que era prefeito de Nossa Senhora do Livramento, comandará a secretaria de Governo.
A pasta de Fazenda será conduzida pelo economista Antônio Roberto Possas de Carvalho, o Beto, que atualmente integra a equipe de transição. O vereador Vinicyus Correa Hugueney (PP), de 26 anos, anunciado na secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, já atuou na pasta em 2015, como adjunto.
A professora Mabel Strobel Moreira da Silva, escolhida para a pasta de Educação, é filiada ao PSC. Entre seus títulos, a docente é mestre em Filosofia da Educação e doutoranda em Gestão Pública.
O defensor público-geral Djalma Sabo Mendes, escolhido para a pasta de Habitação e Regularização Fundiária, foi uma escolha pessoal do peemedebista. Djalma chegou a atuar no Governo Silval Barbosa (PMDB) como secretário da extinta pasta extraordinária de Apoio às Ações da Agecopa e PAC.
O advogado Nestor Fidélis, que comandará a procuradoria do município, atuou como assessor jurídico de Emanuel durante a campanha. Nestor também foi coordenador jurídico por 10 anos da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
O também advogado Marcus Antônio de Souza Brito foi uma das escolhas pessoais de Emanuel. Ele vai integrar a equipe de governo na função de controlador geral do município, uma pasta que, segundo o peemedebista, vai trabalhar o combate à corrupção.
A servidora pública Elizeth Lúcia de Araújo comandará a pasta de Saúde. Ela tem formação em Assistência Social com especialização em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde e em Atenção Psicossocial.
O secretário de Mauro Mendes, José Roberto Stopa se manteve à frente da pasta de Serviços Urbanos. Segundo o prefeito, seu desempenho destacado na gestão anterior e sua liderança política (Stopa é presidente regional do PV) fizeram com ele se mantivesse no cargo.
Na secretaria de Planejamento o escolhido foi Jesus Lange Adrien Neto, conhecido como Zito Adrien. Ele atuou como vereador durante quatro legislaturas, foi secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Mato Grosso, presidente da Metamat, entre outros cargos.
A pasta de ordem pública será comandada por Leovaldo Emanoel Sales, coronel da reserva da Polícia Militar. Ele foi um dos criadores do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e já foi secretário adjunto de Segurança Pública de Mato Grosso. Ele é filiado ao PSC, sigla que apoiou Emanuel.
O secretário escolhido para a Mobilidade Urbana foi Antenor Figueiredo. Ele já foi secretário de Trânsito e Transporte Urbano do ex-prefeito Mauro Mendes (PSB), mas deixou a secretaria depois de uma reforma administrativa.
Singlair Musis vai comandar a pasta de Assistência Social. Ela é vice-presidente estadual do PMDB Mulher e já atuou como coordenadora de creches na Prefeitura de Cuiabá. O engenheiro Vanderlúcio Rodrigues da Silva foi escolhido para a pasta de Obras. Ele tem experiência na área no setor público e privado.
Para a Cultura, Esporte e Turismo o escolhido foi o vereador suplente Renato Anselmo (PRP). Ele é graduado em Administração de Empresas e é graduando em Direito. Por último, o advogado Marcus Antônio de Souza será o controlador geral do município. O nome foi uma das escolhas pessoais de Emanuel.
x secretariado emanuel pinheiro.jpg

Leia Também:  Wilson Santos alerta gestores públicos sobre lei de proteção de dados

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Política MT

ALMT lamenta o falecimento do servidor Paulo de Tarso Carvielli

Published

on

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) lamenta o falecimento de Paulo de Tarso Carvielli, servidor da instituição. Ele era jornalista, radialista e produtor na Rádio Assembleia, onde atuou por mais de dez anos.

Paulo chegou a Mato Grosso na década de 1990 para trabalhar em campanhas políticas. Na ALMT, compôs a equipe responsável pela fundação da emissora de rádio do Parlamento, como destaca Jaime Neto, superintendente da TV Assembleia.

“Junto comigo e os colegas aprovados no concurso de 2013, demos início aos trabalhos da Rádio Assembleia. O Paulo foi uma das pessoas que ajudou a pensar e a estruturar a nossa programação”, disse Jaime.

De acordo com o radialista Cleber Dias, o conhecimento musical de Paulo de Tarso era um dos diferenciais que ele gostava de explorar nos projetos com os quais colaborava. “Ele foi produtor musical em São Paulo, tinha muito conhecimento na área. Quando o entretenimento passou a ganhar mais espaço na programação da Rádio Assembleia, Paulo se juntou a mim nessa missão e formulamos programas como Balaio Brasil e Quintal do Samba”, explicou Cleber.

Leia Também:  "Voz do povo": Dilemário reage a críticas e defende Moção de Repúdio contra deputados que apoiaram mercadinhos em presídios

Para o presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), Paulo deixa um legado de compromisso com a comunicação pública e com a missão de levar informação de qualidade à população mato-grossense. “Seu trabalho e sua presença sempre foram marcados pelo respeito, competência e espírito colaborativo, conquistando a admiração de colegas e de todos que com ele conviveram”, disse o parlamentar.

O velório será realizado neste domingo (20), das 10h às 16h, na Capela Jardins, em Cuiabá (sala Roseiras). Na próxima terça-feira (22), a Rádio Assembleia reprisará o quadro “Radialista por um dia” que teve a participação de Paulo de Tarso. A reprise será às 8h.

Neste momento de dor, a ALMT manifesta solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho, desejando que encontrem conforto diante dessa perda irreparável.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA