Politica 1 (um)

Emanuel veta auxílio a criança com microcefalia

Published

on

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), vetou o projeto de lei que criava o programa municipal de assistência à criança portadora de microcefalia. A proposta é de autoria do vereador Paulo Araújo e foi colocada em votação na sessão da Câmara de Cuiabá na quinta-feira (2). O veto de Pinheiro foi mantido pelos vereadores.

“Esse é um projeto de iniciativa constante. É um programa ao qual constantemente tem que ser dado apoio. Então, barra no vício de iniciativa e na inconstitucionalidade. Como não está previsto na Lei Orçamentária, precisamos trabalhar isso junto com o prefeito”, disse.De acordo com o líder do prefeito na Câmara, vereador Lilo Pinheiro (PMDB), a assistência não estaria incluída na Lei Orçamentária Anual e por isso seria inconstitucional.

O veto foi muito criticado pelos vereadores, apesar da maioria dos votos favoráveis. Treze votaram a favor da manutenção do veto e seis contra. O vereador Chico 2000 (PR) foi um dos que votaram “sim” ao veto, mas que destacaram a importância de dar auxílio às crianças.

Leia Também:  Comissão de Agropecuária analisa mais de 250 iniciativas em 2024

“Votei pela manutenção do veto, mas acredito que esse assunto precisa, sim, ser tratado pelo Executivo. Precisamos oficializar um ato de apoio a essas famílias, porque senão esse projeto vai para o arquivo e é esquecido”, disse.

Diante da situação, o vereador Dilemário Alencar (PROS) sugeriu que o projeto fosse transformado em uma indicação assinada pelos 25 vereadores para que, junto com o prefeito Emanuel Pinheiro, possam dar uma solução ao caso, dada a importância do assunto.

“Não podemos perder a oportunidade de levar ao Executivo essa ideia de auxilio a essas famílias, principalmente porque a marca do Emanuel Pinheiro nessa gestão é a humanização”, afirmou.

Hoje, apenas as crianças com microcefalia de famílias de baixa renda têm direito de receber do Governo Federal um auxílio assistencial de um salário mínimo. O dinheiro destinado às pessoas com essa deficiência está previsto no Benefício de Prestação Continuada.Aumento de casos – Até o final do ano passado, a capital registrava 47 casos notificados de microcefalia, conforme a Secretaria de Estado de Saúde. A cidade era a terceira com maior número de registros de todo o Estado, perdendo apenas para Cáceres, com 58 casos, e Rondonópolis, com 109 casos.

Leia Também:  Comissão de Infraestrutura encerra 2024 apreciando mais de 150 projetos de leis

Para ter direito, o responsável deve comprovar a malformação da criança e que a renda mensal da família é de menos de um quarto do salário mínimo por pessoa.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Politica 1 (um)

Botelho diz que domingo (6) promete ser uma data histórica em sua vida

Mauro Mendes também disse que este domingo, dia das eleições, sinaliza as mudanças positivas que a gestão de Botelho trará à capital e todo o município.

Published

on

Postulante à Prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho (União Brasil) informou que não vê a hora de depositar seu voto na Escola Djalma Ferreira de Souza, onde chegará às 9h em ponto, juntamente com o governador Mauro Mendes (União). O educandário fica situado na Avenida Djalma Ferreira de Souza, no Morada do Ouro.

“Vamos estar lá às 9h, já combinamos. Não deixa de ser um momento único, precioso, e certamente será mais uma data a ser guardada com especial carinho na minha história de vida, a exemplo de votações anteriores, onde foi reconduzido ao cargo parlamentar”.

Também se pronunciando, o governador Mauro Mendes reiterou que domingo sinaliza as mudanças positivas que a gestão de Botelho trará para a capital e todo o município.

Governador Mauro Mendes reafirmou que administração de Botelho contará com apoio do Governo do Estado

“Posso assegurar que Botelho não estará sozinho nesta jornada, pois contará com apoio pontual do governo estadual e da própria Assembleia Legislativa de Mato Grosso, órgão em que deixou legado dinâmico de trabalho pelo Estado e seus habitantes”.

Leia Também:  Comissão de Agropecuária analisa mais de 250 iniciativas em 2024

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA