Antes mesmo de ser diplomado, o prefeito eleito de Primavera do Leste, Sérgio Machnic (PL), já enfrenta uma grave crise política dentro de seu grupo de apoio. O produtor rural e aliado de Jair Bolsonaro foi duramente criticado pelo ex-deputado estadual Zeca Viana, um dos principais articuladores de sua campanha e marido da vice-prefeita eleita, Iva Viana. A insatisfação de Zeca foi motivada por uma decisão unilateral de Sérgio, que gerou repercussões negativas entre seus apoiadores.
A controvérsia gira em torno de um acordo judicial firmado por Sérgio com seus adversários políticos, o atual prefeito Léo Bortolini e o vice Ademir Goés, que concorreu ao Executivo e perdeu. A coligação de Ademir havia entrado com um pedido de impugnação do registro de candidatura de Sérgio, mas o prefeito eleito optou por um entendimento para encerrar o processo na Justiça.
A decisão não foi bem recebida por Zeca Viana, irmão do ex-prefeito Getúlio Viana, que não poupou críticas ao aliado. Em um áudio que circula amplamente nos grupos de WhatsApp, Zeca questiona a postura de Sérgio e chega a sugerir a renúncia da esposa ao cargo de vice-prefeita.
“Olha como está o início da administração do Sérgio, já fazendo acordo com os bandidos. Eu não tô acreditando em mais nada. Vou pedir a renúncia da Iva de vice e deixar ele tocar junto com esse povo mesmo. O que a gente fez pra tentar mudar um pouco a situação e ele tomar uma decisão dessa com os advogados. É um chute na cara de todos os eleitores dele que quiseram ter um propósito de mudança pra Primavera”, disse Zeca no áudio.
A repercussão do caso expõe uma divisão dentro do grupo político que sustentou a eleição de Sérgio e Iva. A situação pode enfraquecer a base de apoio do futuro prefeito antes mesmo do início de sua gestão. Procurado, Sérgio Machnic ainda não se manifestou oficialmente sobre as críticas.
Personalidades com reconhecida atuação e que contribuíram para o desenvolvimento e projeção de Mato Grosso foram homenageadas em sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na noite desta quinta-feira (12). O evento realizado no Plenário das deliberações Renê Barbour agraciou profissionais de comunicação, engenheiros florestais, advogados, entre outros. Foram entregues 2 comendas, 6 títulos de cidadania e 197 moções de aplausos.
O autor das homenagens, deputado Diego Guimarães (Republicanos), destacou que prestar uma homenagem é uma forma de valorizar a forma como cada um impacta a sociedade por meio do seu trabalho. “A honra de homenagear os profissionais que estão aqui hoje é minha. São personalidades do estado de Mato Grosso, que certamente são merecedoras de destaque por contribuírem com a história e crescimento do estado”, destacou o deputado .
O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Ulisses Rabaneda, recebeu a comenda Dante de Oliveira. Ele foi reconhecido por sua atuação na advocacia do estado e por sua indicação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para ocupar uma das duas vagas de representatividade da OAB de todo Brasil.
“O Conselho Nacional de Justiça exerce um papel fundamental na administração do Poder Judiciário de todo o país. E agora indicado ao Conselho Nacional de Justiça e aprovado pelo Senado Federal procuraremos fazer um trabalho de fortalecimento do Poder Judiciário. Assumo com o compromisso de desempenhar ações para que seja possível dar uma maior acessibilidade à população ao Poder Judiciário, dar maior transparência e também atuar nos processos disciplinares sempre com muita independência e imparcialidade, distribuindo justiça através daquele Conselho”, afirmou Rabaneda.
Outro homenageado da noite foi o presidente da Sociedade Mato-Grossense de Engenheiros Florestais (SOMEF), Sandro Andreani. Representando a categoria, ele foi agraciado com Moção de Aplauso pelas comemorações de 50 anos da formação da primeira turma pela Universidade Federal de Mato Grosso e pelos 60 anos da Engenharia Florestal no Brasil.
“Os engenheiros florestais são profissionais capacitados para atuar com foco no desenvolvimento sustentável da sociedade, garantia da exploração sustentável dos recursos florestais para a produção de bens e serviços. Um dos destaques é o manejo florestal e Mato Grosso, é uma das regiões que mais realiza esse trabalho em todo mundo”, destacou Andreani com orgulho. “Nós estamos aqui para que esses engenheiros florestais sejam homenageados como eles devem ser”, concluiu.
Os profissionais da imprensa de Mato Grosso também foram homenageados com moção de aplauso. “O que seria de um parlamentar, o que seria dos acontecimentos do dia a dia da sociedade, o que seria dos acontecimentos políticos, se não tivesse o repórter, se não tivesse o comunicador, se não tivesse os veículos de imprensa falada, escrita, televisionada e pelas redes sociais, onde também se faz jornalismo”, afirmou o deputado Diego Guimarães. “Então, eles são também merecedores de homenagem por ser um importante instrumento de comunicação, de fusão, garantia da democracia e também da estabilidade, da prestação de serviços públicos”, defendeu o parlamentar.
Ao receber a honraria, a comunicadora pública Franchesca Bogo destacou a importância dos profissionais de imprensa que atuam nas entidades públicas. “O coração da gente fica quentinho com esse tipo de homenagem que engloba os profissionais que trabalham com a comunicação pública. Porque somos nós que garantimos direitos constitucionais do cidadão, o direito à informação, o direito ao conhecimento. E muitas vezes nós não somos lembrados, a gente acaba ficando nas adjacências da comunicação, do jornalismo, a quem dos profissionais de rádios comerciais, de TVs abertas”, afirmou a jornalista.
“Nós produzimos muito conteúdo que são utilizados por muitos outros meios de comunicação. Então, esse reconhecimento é fundamental para que nós sejamos valorizados, para que haja um olhar diferente e que haja investimento na área, para que esse trabalho de transparência continue”, concluiu Francesca.
Diego Guimarães encerrou a sessão falando que as homenagens, além de valorizar o trabalho realizado, também representam um incentivo para transformações sociais. “Essa homenagem é uma forma de valorizar a trajetória que cada um fez até agora, mas também uma forma de incentivar para que os seus talentos façam diferenças sociais. Que sejamos capazes de contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária, inclusiva e com sentimento humano de pertencimento. Todos podemos fazer a diferença”, afirmou o deputado ao final da sessão.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.OkLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.OkLeia nossa política de privacidade